Teaching reading in the routine of literacy classes: the experience of the Alfaletrar Project (Lagoa Santa/MG)

Authors

  • Juliano Guerra Rocha Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Francisca Izabel Pereira Maciel Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.915

Keywords:

Literacy, Teaching reading, Pedagogical planning, Alfaletrar Project, Routine

Abstract

This research investigation examined the features and goals for teaching the daily routine of children's literacy classes (particularly, from the first to the third years of primary school), with a specific emphasis on routine and pedagogical planning. To this purpose, the object of study was the Alfaletrar Project, carried out by the Lagoa Santa municipal network in Minas Gerais. The analysis aimed to address two guiding questions: How does teaching reading manifest in everyday literacy practices? How can education networks help to promote literacy practices in public schools, ensuring that all children are literate? Rather than adopting a prescriptive or salvationist approach to thinking on teaching reading in Brazil, our aim was to broaden the discussion around inspiring and tangible measures for “literacy with method”, as Magda Soares proposed.

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Author Biographies

Juliano Guerra Rocha, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Professor Adjunto na Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Concluiu o estágio de pós-doutorado na linha de pesquisa em Educação e Linguagem na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Trabalhou como Professor, Coordenador e Diretor na Educação Básica, nas Redes Municipal e Estadual em Itumbiara/Goiás. Atua na equipe de coordenação do Laboratório de Alfabetização da Faced/UFJF. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf). Integrante da pesquisa interinstitucional Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento (ABEC), no Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da UFMG. Editor Executivo da Revista Educação em Foco (Faced/UFJF), desde 2022.Tem experiência nas áreas de Educação e Linguagem, atuando nos seguintes temas: alfabetização e letramento; ensino de língua portuguesa e literatura; história da alfabetização e do livro; inclusão escolar de pessoas consideradas com deficiência.

Francisca Izabel Pereira Maciel, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduação em Pedagogia /UFMG .Mestrado e Doutorado em Educação/UFMG. Pós doutorado/PUC/SP (2005-2006), UFPB (2010-2011) e na Universidade do Minho (2016-2017). Professora Titular da Faculdade de Educação/UFMG. Integra o corpo docente da Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG e do PROMESTRE. Coordena o grupo de pesquisa: Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Investigadora da Pesquisa: Efeitos da Alfabetização Tardia na Memória e Conectividade Cerebral (UFMG). Diretora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), na Faculdade de Educação da UFMG (2007-2010 e 2018-2020). Coordenou Projeto de Extensão de Alfabetização de jovens e adultos (PROEF1) da UFMG (2006-2024). Membro do Comitê Gestor do Centro de Estudos Africanos da UFMG (2018-2022). Coordenou o GT de Alfabetização/Anped (2001-2003). Coordenou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na UFMG (2015-2016). Atuou como avaliadora do PNLD/PNLA e PNBE/MEC. Participou de missões de cooperação técnica do Brasil com países africanos - Cabo Verde (2005-2006) e São Tomé e Príncipe (2006-2012), na formação de alfabetizadores de jovens e adultos. Coordenou o Projeto de Mobilidade CAPES/AULP na África, em São Tomé e Principe (2012-2017). Atuou como Pesquisadora da UNESCO/MEC/SECADI na área de alfabetização de jovens e adultos (2023-2024). Principais áreas de atuação: alfabetização e letramento; alfabetização, leitura e escrita de crianças, jovens e adultos; história da leitura, da escrita e dos métodos de alfabetização.

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Documentos analisados

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Entrevista

CASSIANO, Janair Cândida. Entrevista concedida a Juliano Guerra Rocha e Francisca Izabel Pereira Maciel, no dia 17 de abril de 2024. Duração: 1h04min. 2024.

Published

2024-11-21

How to Cite

Rocha, J. G., & Maciel, F. I. P. (2024). Teaching reading in the routine of literacy classes: the experience of the Alfaletrar Project (Lagoa Santa/MG). Devir Educação, 8(1), e–915. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.915