Enseñanza de la lectura en la rutina de clases de alfabetización: la experiencia del Proyecto Alfaletrar (Lagoa Santa/MG)

Autores/as

  • Juliano Guerra Rocha Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Francisca Izabel Pereira Maciel Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.915

Palabras clave:

Alfabetización, Enseñanza de la lectura, Planificación pedagógica, Proyecto Alfaletrar, Rutina

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar los componentes y metas para la enseñanza de la lectura en el día a día de las clases de alfabetización de niños (en específico, del 1º al 3º año de la Educación Primaria), considerando la cuestión de la rutina y la planificación pedagógica. Para ello, tomaremos como objeto de estudio el Proyecto Alfaletrar, realizado por la red municipal de Lagoa Santa, en Minas Gerais. El análisis buscó responder dos cuestiones orientadoras de este estudio: ¿de qué forma se concreta la enseñanza de la lectura en la cotidianeidad de las prácticas alfabetizadoras? ¿Cómo pueden las redes de Enseñanza orientar la promoción de prácticas de alfabetización en las escuelas públicas, para garantizar que todos los niños sean alfabetizados? Lejos de establecer un carácter prescriptivo o salvacionista para pensar la enseñanza de la lectura en Brasil, deseamos ampliar el debate en torno a acciones inspiradoras y concretas para una “alfabetización con método”, según preconizó Magda Soares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliano Guerra Rocha, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Professor Adjunto na Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Concluiu o estágio de pós-doutorado na linha de pesquisa em Educação e Linguagem na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Trabalhou como Professor, Coordenador e Diretor na Educação Básica, nas Redes Municipal e Estadual em Itumbiara/Goiás. Atua na equipe de coordenação do Laboratório de Alfabetização da Faced/UFJF. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf). Integrante da pesquisa interinstitucional Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento (ABEC), no Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da UFMG. Editor Executivo da Revista Educação em Foco (Faced/UFJF), desde 2022.Tem experiência nas áreas de Educação e Linguagem, atuando nos seguintes temas: alfabetização e letramento; ensino de língua portuguesa e literatura; história da alfabetização e do livro; inclusão escolar de pessoas consideradas com deficiência.

Francisca Izabel Pereira Maciel, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduação em Pedagogia /UFMG .Mestrado e Doutorado em Educação/UFMG. Pós doutorado/PUC/SP (2005-2006), UFPB (2010-2011) e na Universidade do Minho (2016-2017). Professora Titular da Faculdade de Educação/UFMG. Integra o corpo docente da Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG e do PROMESTRE. Coordena o grupo de pesquisa: Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Investigadora da Pesquisa: Efeitos da Alfabetização Tardia na Memória e Conectividade Cerebral (UFMG). Diretora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), na Faculdade de Educação da UFMG (2007-2010 e 2018-2020). Coordenou Projeto de Extensão de Alfabetização de jovens e adultos (PROEF1) da UFMG (2006-2024). Membro do Comitê Gestor do Centro de Estudos Africanos da UFMG (2018-2022). Coordenou o GT de Alfabetização/Anped (2001-2003). Coordenou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na UFMG (2015-2016). Atuou como avaliadora do PNLD/PNLA e PNBE/MEC. Participou de missões de cooperação técnica do Brasil com países africanos - Cabo Verde (2005-2006) e São Tomé e Príncipe (2006-2012), na formação de alfabetizadores de jovens e adultos. Coordenou o Projeto de Mobilidade CAPES/AULP na África, em São Tomé e Principe (2012-2017). Atuou como Pesquisadora da UNESCO/MEC/SECADI na área de alfabetização de jovens e adultos (2023-2024). Principais áreas de atuação: alfabetização e letramento; alfabetização, leitura e escrita de crianças, jovens e adultos; história da leitura, da escrita e dos métodos de alfabetização.

Citas

ALMEIDA, Tarciana Pereira da Silva; MORAIS, Artur Gomes de. Um mapeamento de dificuldades na escrita de regularidades morfológico-gramaticais. Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 51, p. 89-111, jan./abr. 2022.

ARAGÃO, Silvia de Souza Azevedo; MORAIS, Artur. Gomes de. Como crianças alfabetizadas com o método fônico resolvem tarefas que avaliam a consciência fonêmica?. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, p. 1-37, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC; SEALF, 2019.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Ministério da Educação e do Desporto: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998.

CAMINI, Patrícia. O caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 28, p. 648-668, set./dez. 2018.

CAMINI, Patrícia. Por uma problematização da classificação das escritas infantis em níveis psicogenéticos. 2015. 155 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2015.

CASSIANO, Janair Cândida. Entrevista. In: CASSIANO, Janair Cândida; ROCHA, Juliano Guerra; GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. Magda Soares em Lagoa Santa/MG e o Projeto Alfaletrar. Linha Mestra, Campinas, v. 17, n. 50, p. 336-358, maio/ago. 2023.

DUARTE, Joaquina Roger Gonçalves. Formação continuada de rede: um estudo de caso da formação de professores no município de Lagoa Santa. 2013. 147 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

MACIEL, Francisca Izabel Pereira; ROCHA, Juliano Guerra. Magda Soares e sua produção intelectual no campo da alfabetização, leitura e escrita no Brasil (1959-1998). Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 56, p. 280-306, 2023.

MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2010.

MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. O “discurso fundador” de Smolka: a alfabetização e a produção do conhecimento como processos discursivos. In: GOULART, Cecília; GONTIJO, Cláudia; FERREIRA, Norma (orgs.). A alfabetização como processo discursivo: 30 anos de A criança na fase inicial da escrita. São Paulo: Cortez, 2017, p. 179-202.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da Alfabetização: São Paulo, 1876 – 1994. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

PEREIRA, Juliana Storino. Alfabetização de crianças da rede municipal de ensino do município de Lagoa Santa: um estudo longitudinal. 2013. 122 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

PINHEIRO, Ângela Maria Vieira; LÚCIO, Patrícia Silva; SILVA, Daniel Márcio Rodrigues. Avaliação cognitiva de leitura: o efeito de regularidade grafema-fonema e fonema-grafema na leitura em voz alta de palavras isoladas no português do Brasil. Psicologia: teoria e prática, São Paulo, 2008, v. 10, n. 2, p. 16-30, 2008.

PRESTES, Zoia Ribeiro. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2012.

SILVA, Magna do Carmo. Novas perspectivas para o processo de alfabetização: reflexões a partir das contribuições recentes de Magda Soares e do Projeto Alfaletrar. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 894-927, set./dez. 2018.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez, 1998.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SOARES, Magda. A reinvenção da alfabetização. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 9, n. 52, p.1-7, 2003.

SOARES, Magda. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004.

SOARES, Magda. Formação de rede: uma alternativa de desenvolvimento profissional de alfabetizadores/as. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p.146-173, dez. 2014.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

SOARES, Magda. Entrevista. In: SILVA, Magna do Carmo; OLIVEIRA, Renata Araújo Jatobá de. Entrevista – Dialogando com Magda Soares sobre alfabetização, práticas pedagógicas e formação de rede. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 928-940, set./dez. 2018.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

Documentos analisados

LAGOA SANTA. Base Curricular Municipal de Lagoa Santa – Alfabetização e Letramento (Séries Iniciais do Ensino Fundamental). Documento digitado. 9 p. Secretaria Municipal de Educação, Núcleo de Alfabetização e Letramento: Lagoa Santa, 2024a.

LAGOA SANTA. Componentes do planejamento semanal – Alfabetização e Letramento. Documento digitado. 11 p. Secretaria Municipal de Educação, Núcleo de Alfabetização e Letramento: Lagoa Santa, 2024b.

Entrevista

CASSIANO, Janair Cândida. Entrevista concedida a Juliano Guerra Rocha e Francisca Izabel Pereira Maciel, no dia 17 de abril de 2024. Duração: 1h04min. 2024.

Publicado

2024-11-21

Cómo citar

Rocha, J. G., & Maciel, F. I. P. (2024). Enseñanza de la lectura en la rutina de clases de alfabetización: la experiencia del Proyecto Alfaletrar (Lagoa Santa/MG). Devir Educação, 8(1), e–915. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.915