Ensino da leitura na rotina de turmas de alfabetização: a experiência do Projeto Alfaletrar (Lagoa Santa/MG)

Autores

  • Juliano Guerra Rocha Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Francisca Izabel Pereira Maciel Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.915

Palavras-chave:

Alfabetização, Ensino da leitura, Planejamento pedagógico, Projeto Alfaletrar, Rotina

Resumo

Este artigo objetiva analisar os componentes e metas para o ensino da leitura no cotidiano das turmas de alfabetização de crianças (em específico, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental), considerando a questão da rotina e do planejamento pedagógico. Para tanto, tomaremos como objeto de estudo o Projeto Alfaletrar, realizado pela rede municipal de Lagoa Santa, em Minas Gerais. A análise buscou responder a duas questões norteadoras deste estudo: de que forma o ensino da leitura se concretiza no cotidiano das práticas alfabetizadoras? Como as redes de Ensino podem orientar a promoção de práticas de alfabetização nas escolas públicas de modo a garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas? Longe de estabelecer um caráter prescritivo ou salvacionista para pensar o ensino de leitura no Brasil, ensejamos alargar o debate em torno de ações inspiradoras e concretas para uma “alfabetização com método”, conforme preconizou Magda Soares.

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Biografia do Autor

Juliano Guerra Rocha, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Professor Adjunto na Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Concluiu o estágio de pós-doutorado na linha de pesquisa em Educação e Linguagem na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Trabalhou como Professor, Coordenador e Diretor na Educação Básica, nas Redes Municipal e Estadual em Itumbiara/Goiás. Atua na equipe de coordenação do Laboratório de Alfabetização da Faced/UFJF. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf). Integrante da pesquisa interinstitucional Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento (ABEC), no Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da UFMG. Editor Executivo da Revista Educação em Foco (Faced/UFJF), desde 2022.Tem experiência nas áreas de Educação e Linguagem, atuando nos seguintes temas: alfabetização e letramento; ensino de língua portuguesa e literatura; história da alfabetização e do livro; inclusão escolar de pessoas consideradas com deficiência.

Francisca Izabel Pereira Maciel, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduação em Pedagogia /UFMG .Mestrado e Doutorado em Educação/UFMG. Pós doutorado/PUC/SP (2005-2006), UFPB (2010-2011) e na Universidade do Minho (2016-2017). Professora Titular da Faculdade de Educação/UFMG. Integra o corpo docente da Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG e do PROMESTRE. Coordena o grupo de pesquisa: Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Investigadora da Pesquisa: Efeitos da Alfabetização Tardia na Memória e Conectividade Cerebral (UFMG). Diretora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), na Faculdade de Educação da UFMG (2007-2010 e 2018-2020). Coordenou Projeto de Extensão de Alfabetização de jovens e adultos (PROEF1) da UFMG (2006-2024). Membro do Comitê Gestor do Centro de Estudos Africanos da UFMG (2018-2022). Coordenou o GT de Alfabetização/Anped (2001-2003). Coordenou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na UFMG (2015-2016). Atuou como avaliadora do PNLD/PNLA e PNBE/MEC. Participou de missões de cooperação técnica do Brasil com países africanos - Cabo Verde (2005-2006) e São Tomé e Príncipe (2006-2012), na formação de alfabetizadores de jovens e adultos. Coordenou o Projeto de Mobilidade CAPES/AULP na África, em São Tomé e Principe (2012-2017). Atuou como Pesquisadora da UNESCO/MEC/SECADI na área de alfabetização de jovens e adultos (2023-2024). Principais áreas de atuação: alfabetização e letramento; alfabetização, leitura e escrita de crianças, jovens e adultos; história da leitura, da escrita e dos métodos de alfabetização.

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Entrevista

CASSIANO, Janair Cândida. Entrevista concedida a Juliano Guerra Rocha e Francisca Izabel Pereira Maciel, no dia 17 de abril de 2024. Duração: 1h04min. 2024.

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Publicado

2024-11-21

Como Citar

Rocha, J. G., & Maciel, F. I. P. (2024). Ensino da leitura na rotina de turmas de alfabetização: a experiência do Projeto Alfaletrar (Lagoa Santa/MG). Devir Educação, 8(1), e–915. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.915

Edição

Seção

Dossiê