La profesionalidad docente en la enseñanza superior como tema de investigación y el estado de la investigación

Autores/as

  • Juliana Marcondes de Morais Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Magali Aparecida Silvestre Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.928

Palabras clave:

Profesionalidad docente, Enseñanza superior, Formación del profesorado, Estudio bibliográfico, Desarrollo profesional docente

Resumen

Este artículo fue producido a partir de un estudio bibliográfico realizado paralelamente al estado del arte de una tesis doctoral en curso en el área de Educación: «Programa de perfeccionamiento docente de Unifesp: contribuciones y desafíos de la pasantía docente en el posgrado stricto sensu para el inicio de la constitución del profesionalismo docente» Esta tesis tiene como objetivo investigar el proceso de formación de los estudiantes de posgrado en la pasantía docente de la Universidad Federal de São Paulo, buscando identificar y comprender elementos que figuren como factores iniciales para la constitución del profesionalismo docente de los graduados participantes, a través de las contribuciones y desafíos del Programa de Perfeccionamiento Didáctico (PAD). El estudio bibliográfico analizó ocho (8) artículos publicados en los últimos cinco años y relacionados con el tema del profesionalismo docente en la enseñanza superior, seleccionados mediante filtros de búsqueda en el portal de revistas CAPES. La pregunta que orientó el análisis fue: ¿qué presentan los estudios sobre profesionalismo docente en la enseñanza superior? Su objetivo principal fue investigar lo que las investigaciones sobre profesionalismo docente en la enseñanza superior han producido sobre este tema y sus objetivos específicos fueron: a) realizar un estudio bibliográfico basado en un levantamiento de artículos sobre profesionalismo docente en la enseñanza superior; b) compilar los estudios encontrados y formular el enfoque de la investigación. Los resultados del análisis revelaron que los estudios sobre el profesionalismo docente en la enseñanza superior valoran las experiencias y los relatos de los profesores, buscando comprender, reflexionar y discutir la constitución del profesionalismo y de la identidad docente a partir de las trayectorias profesionales y de los programas de formación continua.

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Biografía del autor/a

Juliana Marcondes de Morais, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Doutoranda em Educação na UNIFESP na linha de pesquisa "Escola pública, formação de professores e práticas pedagógicas", mestra em Ciências pelo Programa Projetos Educacionais de Ciências da USP (2019), especialista em Neuropsicologia e Educação pelo ITECNE (2012), em Revisão de textos (PUC,2022) e pedagoga pela Universidade do Vale do Paraíba (2010). Atuou 12 anos na Educação Básica: docência e orientação pedagógica e, atualmente, trabalha como Técnica em Assuntos Educacionais na UNIFESP, lotada no Núcleo de Apoio ao Estudante no Campus UNIFESP-SJC, cujas atividades envolvem o apoio pedagógico à assistência e permanência estudantil. Também é membro do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da mesma universidade.

Magali Aparecida Silvestre, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Pedagoga, Doutora (2008) e Mestre (1997) em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou Residência Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação, Doutorado Latino-Americano, da UFMG. Professora Associada II da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP responsável pela unidade curricular Planejamento e Avaliação Educacional e Preceptora do Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP. Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e Pesquisadora no campo da Formação de Professores/as do Ensino Fundamental e Ensino Superior, desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: trabalho docente, identidade profissional docente, estágio curricular, residência pedagógica, inserção profissional docente, formação inicial e continuada, didática, práticas pedagógicas, avaliação educacional, estudos de egressos da graduação e pós-graduação. Coordena o Grupo de Pesquisa Observatório de Desenvolvimento Docente e Inovação Pedagógica - GEODDIP e o Observatório Temático de Educação Superior da EFLCH. Exerceu as seguintes funções: Diretora Acadêmica da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH), Campus Guarulhos da UNIFESP (2017-2021); Coordenadora da Coordenadoria de Sistemas de Avaliação e Acompanhamento da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) (2015-2017); Vice-presidente da Comissão Própria de Avaliação CPA (2013-2017); Coordenadora de Área de Gestão de Processos Educacionais do PIBID da UNIFESP (2012-2013); Membro Titular do Conselho de Pós Graduação e Pesquisa da Unifesp (2021-2023); Coordenação do GT8 Formação de Professores da Anped (2016-2017); Vice-coordenação do GT8 Formação de Professores da Anped (2017-2019); Secretária Regional Sudeste da Associação Nacional Pela Formação de Profissionais da Educação - Anfope (2022-2023). Por mais de 15 anos trabalhou em escolas públicas da rede estadual e municipal de São Paulo, como professora dos primeiros anos do ensino fundamental, EJA e coordenadora pedagógica.

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Publicado

2025-01-02

Cómo citar

Marcondes de Morais, J., & Silvestre, M. A. (2025). La profesionalidad docente en la enseñanza superior como tema de investigación y el estado de la investigación. Devir Educação, 9(1), e–928. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.928