Educação inclusiva no currículo de formação de professores de biologia dos Institutos Federais de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.919Palavras-chave:
inclusão escolar, Licenciatura em Ciências Biológicas, CurrículoResumo
Este estudo analisou a presença da temática da educação inclusiva nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas oferecidos pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) de Minas Gerais. Utilizando uma abordagem de pesquisa qualitativa e documental, os Projetos Pedagógicos de Cursos foram examinados conforme a análise proposta por Robert Yin. Dos 11 cursos avaliados, 51 disciplinas abordavam a temática, sendo 96,1% obrigatórias e 3,9% optativas. O curso do campus Inconfidentes do IFSULDEMINAS se destacou na integração dessa temática. Além disso, algumas disciplinas também discutiram preconceito e violência nas escolas. Conclui-se a necessidade de expandir a temática para atividades extracurriculares e entender o impacto dessas discussões nas atitudes e práticas dos estudantes de licenciatura, visando uma formação mais inclusiva e preparada para os desafios da educação contemporânea.
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