Educação inclusiva no currículo de formação de professores de biologia dos Institutos Federais de Minas Gerais

Autores

  • Juliani Flávia de Oliveira Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.919

Palavras-chave:

inclusão escolar, Licenciatura em Ciências Biológicas, Currículo

Resumo

Este estudo analisou a presença da temática da educação inclusiva nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas oferecidos pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) de Minas Gerais. Utilizando uma abordagem de pesquisa qualitativa e documental, os Projetos Pedagógicos de Cursos foram examinados conforme a análise proposta por Robert Yin. Dos 11 cursos avaliados, 51 disciplinas abordavam a temática, sendo 96,1% obrigatórias e 3,9% optativas. O curso do campus Inconfidentes do IFSULDEMINAS se destacou na integração dessa temática. Além disso, algumas disciplinas também discutiram preconceito e violência nas escolas. Conclui-se a necessidade de expandir a temática para atividades extracurriculares e entender o impacto dessas discussões nas atitudes e práticas dos estudantes de licenciatura, visando uma formação mais inclusiva e preparada para os desafios da educação contemporânea.

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Biografia do Autor

Juliani Flávia de Oliveira, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) (2022) e graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UNIFEI (2019). Pedagoga pela FAVENI (2024). Especialista em Educação Inclusiva pelo IFSULDEMINAS (2023). Cursa pós-graduação em Gestão Empresarial pelo SENAC/SP. Atua como Instrutora de Formação Profissional do SENAC-Minas ministrando ações sobre Educação Inclusiva, lecionando nas turmas de Jovem Aprendiz e orientando Projetos Integradores. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Tecnologias, Educação em Ciências e Inclusão da UNIFEI. Possui experiência na área do Ensino de Ciências e Biologia e no campo de pesquisa sobre Educação Inclusiva.

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

Flávia de Oliveira, J. (2024). Educação inclusiva no currículo de formação de professores de biologia dos Institutos Federais de Minas Gerais. Devir Educação, 8(1), e–919. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.919

Edição

Seção

Artigos