Educação inclusiva no ensino de Ciências para alunos autistas: experiências de professores em escolas públicas de Valença do Piauí-PI

Autores

  • Allan Diêgo Rodrigues Figueiredo Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Bruna Kelly Quaresma Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.812

Palavras-chave:

autismo; Ciências; educação inclusiva

Resumo

O presente estudo investiga as práticas de ensino de professores do Ensino Fundamental - Anos Finais no município de Valença do Piauí, em relação à inclusão de alunos autistas, notadamente na disciplina de Ciências. A pesquisa problematizou: como as práticas de ensino dos professores do município de Valença do Piauí têm atendido ao ensino e aprendizagem dos alunos autistas? Para isso, optou-se pela abordagem qualitativa, com a aplicação de uma entrevista semiestruturada aos professores. Os dados coletados foram tratados de acordo com Análise de conteúdo para a interpretação dos resultados. Concluiu-se que há avanços com relação ao ensino e inclusão de alunos autistas no município, porém, ainda existem problemas que dificultam a efetiva implementação da modalidade. O desafio principal é a falta de formação continuada para os docentes que atuam nas salas de aulas comuns, pois, para que a inclusão se torne realmente eficaz, deve partir da formação e qualificação constantes dos educadores.

 

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Biografia do Autor

Allan Diêgo Rodrigues Figueiredo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Educação Contemporânea pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC) da UFPE/CAA (Campus Acadêmico do Agreste). Possui Licenciatura em Pedagogia e especialização em Docência do Ensino Superior. Também é licenciado em Filosofia pela Faculdade São Bento da Bahia (2013), Especialista em Filosofia (2019), Especialista em Hermenêutica Bíblica pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2016), e cursou Bacharelado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2018). É professor substituto de disciplinas pedagógicas na Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus Valença do Piauí. Professor convidado na Especialização em Interculturalidade e Decolonialidade na Educação Escolar Indígena e Quilombola no IFSertão-PE. Desenvolve pesquisas na área de Filosofia Antiga, especificamente, sobre a Filosofia platônica, Educação na Grécia Antiga, Filosofia da Educação e Ética. Dedica-se também aos estudos sobre Educação Popular, Educação em Movimentos Sociais, Educação do Campo, Prática Pedagógica Educador-Educando, Educação intercultural e Formação de Professores. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades - GEPIFHRI/ UFPE/ CNPq. Também é membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação do Campo e Quilombola - GEPECQ/ UFPE/ CNPq

Bruna Kelly Quaresma Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Graduada no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI, Campus Valença do Piauí. 

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Publicado

2024-01-12

Como Citar

Figueiredo, A. D. R., & Cardoso, B. K. Q. . (2024). Educação inclusiva no ensino de Ciências para alunos autistas: experiências de professores em escolas públicas de Valença do Piauí-PI . Devir Educação, 8(1), e–812. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.812

Edição

Seção

Dossiê