Educação inclusiva no ensino de Ciências para alunos autistas: experiências de professores em escolas públicas de Valença do Piauí-PI
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.812Palavras-chave:
autismo; Ciências; educação inclusivaResumo
O presente estudo investiga as práticas de ensino de professores do Ensino Fundamental - Anos Finais no município de Valença do Piauí, em relação à inclusão de alunos autistas, notadamente na disciplina de Ciências. A pesquisa problematizou: como as práticas de ensino dos professores do município de Valença do Piauí têm atendido ao ensino e aprendizagem dos alunos autistas? Para isso, optou-se pela abordagem qualitativa, com a aplicação de uma entrevista semiestruturada aos professores. Os dados coletados foram tratados de acordo com Análise de conteúdo para a interpretação dos resultados. Concluiu-se que há avanços com relação ao ensino e inclusão de alunos autistas no município, porém, ainda existem problemas que dificultam a efetiva implementação da modalidade. O desafio principal é a falta de formação continuada para os docentes que atuam nas salas de aulas comuns, pois, para que a inclusão se torne realmente eficaz, deve partir da formação e qualificação constantes dos educadores.
Downloads
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5. ed. Rev. (DSM-V-TR). Porto Alegre: Artmed, 2013.
BARDIN, Laurece. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BRASIL, Lei n. 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Brasília: Congresso Nacional, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 17 dez. 2021.
BRASIL, Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB. Ministério da Educação – MEC. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn2.pdf Acesso em: 26 mai. 2023.
CAMARGO, Síglia Pimentel Hoher et al. Desafios no processo de escolarização de crianças com autismo no contexto nclusivo: diretrizes para formação continuada na perspectiva dos professores. Educação Em Revista, 36, E214220. 2020. disponível em: Https://doi.org/10.1590/0102-4698214220. acesso em 30 mai. 2023.
CAMPOS, Viviane Ferreira; PICCINATO, Ricardo. Autismo: do diagnóstico ao tratamento; as melhores orientações sobre o universo autista. Bauru, SP: Alto Astral, 2019.
COSTA, Wagner César Pinheiro et al. O Transtorno de Espectro Autista e a Educação Inclusiva sob a perspectiva de docentes em duas escolas de Belém no estado do Pará. Research, Society and Development, v. 11, n.10, e518111033275, (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-V11i10.33275 1. 2022.
CUNHA, Eugênio. Autismo e inclusão: psicopedagogia práticas educativas na escola e na família. 5. ed. Rio de janeiro: Wak Ed, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 73. ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2020.
FRUCHI, Patrícia Alonso de Oliveira. Quais atividades pedagógicas uma criança autista pode realizar? 2015. Disponível em: <http://www.projetoamplitude.org/com-a-palavra-amplitude/quaisatividades-pedagogicas-uma-crianca-autista-pode-realizar/>. Acesso em: 18 jan 2022.
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Política de Educação Especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação. Jan;18(52):101–19. 2013.
GUIJARRO, Maria Rosa Blanco. Inclusão: um desafio para os sistemas educacionais. Ensaios pedagógicos, construindo escolas inclusivas. Brasília: MEC, SEESP, 2005.
MARTINS, Carlos Benedito; LIMA, de Renata. Transtorno do Espectro Autista. Revista Brasileira de Ciências da Vida. V. 6, n. 2, 2018. Disponível em: <http://jornal.faculdadecienciasdavida.com.br/index.php/RBCV/article/view/605>. Acesso em: 18 jan 2022.
MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 1999.
NICOLA, Jéssica Anesse; PANIZ, Catiane Mazocco. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inovação e Formação, Revista do Núcleo de Educação a Distância - NEaD - Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, 2016.
NUNES, Débora Regina Paula; AZEVEDO, Mariana Queiroz Orrico; SCHMIDT, Carlos. Inclusão educacional de pessoas com autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial, v. 26, n. 47, set./dez. 2013. Disponível em <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/10178/pdf> Acesso em: 18 jan. 2022.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - OCDE. Relatório de 2018. Disponível em: <https://www.oecd.org/education/edu-policy-insights-2018-teacher-challenges.pdf> Acessado em 21/05/2023.
ORRÚ, Silva Ester. Autismo, linguagem e educação: interação social no cotidiano escolar. Rio de janeiro: Wak Ed., 2009.
PEDROSA, Débora Helen Alves; DE OLIVEIRA, Débora Maiara Gonçalves Santiago; DA SILVA, Monique Layane; SEDÍCIAS, Érica Gomes. Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a inclusão escolar. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXVIII, Nº. 000144, 21/11/2018. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/artigo/transtorno-do-espectro-autista-tea-e-inclusao-escolar Acessado em: 01 jun. 2023.
PIMENTEL, Ana Gabriela Lopes; FERNANDES, Fernanda Dreux Miranda. A perspectiva de professores quanto ao trabalho com crianças com autismo. Audiology: Communication Research, 19(2), 171-178. 2014.
PROVENZO, Eugene Francis (2011). Teaching for Diversity and Inclusiveness: A Critical Evaluation of Teaching Co-Laboration. Educational Researcher, 40(2), 79-87.
SCHMIDT, Carlo et. al. Inclusão escolar e autismo: uma análise da percepção docente e práticas pedagógicas. Revista Psicologia: Teoria e Prática, 18(1), 222-235. São Paulo, SP, jan.-abr. 2016.
SILVA, Karina Sousa da; SALES, Elielson Ribeiro de; CONTENTE, Márcia Pantoja. A relação família e escola no processo educacional de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) em aulas de Matemática. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 6, n. 2, p. P. 71–88, 2021. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/16. Acesso em: 28 ago. 2023.
SILVA, Mirelly Karla; BALBINO, Elizete Santos. A importância da formação do professor frente ao Transtorno do Espectro Autista –TEA: estratégias educativas adaptadas. Anais VI Encontro Alagoano de Educação Inclusiva / I Encontro Nordestino de Inclusão na Educação Superior. UFAL. v. 1, n. 1 2015.
SANTOS, Sandra Carvalho dos. O processo de ensino-aprendizagem e a relação professor-aluno: aplicação dos “sete princípios para a boa prática na educação de ensino superior”. Caderno de pesquisas em administração, v. 8, n. 1, p. 69-82, 2001.
VIANA, Camila Rocha. Formação docente na perspectiva inclusiva: um olhar sobre o autismo. 2013. 98 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
WEINZENMANN, Luana Stela et al. Inclusão escolar e autismo: sentimentos e práticas docentes. Psicologia Escolar e Educacional. v. 4. 2020.
ZANON, Regina Basso; BACKES, Bárbara; BOSA, Cleonice Alves. Identificação dos primeiros sintomas do autismo pelos pais. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Jan – Mar, Vol. 30 n. 1, p. 25-33, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.