Estágio supervisionado: um relato de experiência do Colégio Estadual Armindo Guaraná
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.679Palavras-chave:
Estágio, Prática Pedagógica, Ambiente escolarResumo
O trabalho em questão é um relato de experiência vivenciado durante a realização de uma disciplina de estágio supervisionado de língua portuguesa da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Sabe-se que é durante o estágio que a relação entre teoria e prática se acentua, dessa forma, objetiva-se descrever e exemplificar a realização de atividades e experiências vivenciadas em sala de aula no Colégio Estadual Armindo Guaraná (São Cristóvão/SE), no ano de 2019, em uma turma de sétimo ano.
Downloads
Referências
BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. [recurso eletrônico]: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 9. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. 45 p. – (Série legislação; n. 118).
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
FREIRE, Paulo (1921). A importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
GUEDES, Neide Cavalcante. A importância do Projeto Político Pedagógico no processo de democratização da escola. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–15., 2021 Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4815. Acesso em: 13 jan. 2020.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática?. Cad. Pesq., São Paulo, n. 94. p. 58-73, ago. 1995.
PIMENTA, Selma Garrido, LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 7.ed. – São Paulo: Cortez.
SANTOS, Júlia Gabrieli Schmidt. O projeto político pedagógico como ferramenta da gestão escolar. Universidade Federal de Santa Maria, Três Passos, RS, 2013.
SAUTCHUCK, Inez. Prática de morfossintaxe-como e por que aprender análise (morfo)sintática. 3.ed. – Barueri, SP: Manole, 2018.
SOUZA, Ângelo Ricardo. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p.123-140, dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v25n3/07.pdf. Acesso em: 15 nov. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.