A ressignificação do ensino de línguas a partir do uso intensivo das TDIC em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.371Palavras-chave:
Ressignificação; Novas tecnologias; Pandemia; Ensino.Resumo
A pandemia gerada pela Covid-19 mostrou a importância da inserção das Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no âmbito educacional, a formação de professores requer cada vez mais preparo para um efetivo trabalho docente. A Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores de Educação Básica (BNC- Formação) em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a necessidade de empregar pedagogicamente as inovações e as linguagens digitais no ensino. O uso das TDIC pode funcionar como técnica que ajuda a promover a aprendizagem ativa dos estudantes, elas são aliadas no fazer docente, já que os estudantes estão cada vez mais conectados, compartilhando informações, postagens, vídeos, fotos através da rede web. Com a pandemia, o papel do professor tem se ressignificado em ambientes virtualizados. Este estudo acadêmico tem por objetivo discutir processos de ressignificação do modo de ensino por meio das novas tecnologias nas escolas da rede, no Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a metodologia utilizada se respaldou em aportes teóricos e investigação prática na qual doze professores responderam a um questionário semiaberto online. Os resultados a que chegamos nessa pesquisa evidenciam que uma adaptação se fez necessária para os novos formatos de ensino proporcionados pela pandemia, também falta preparo tanto dos professores como dos estudantes para integrar com eficiência as TDIC ao contexto educacional e consequentemente é considerável o impacto da utilização de novas tecnologias no ensino de línguas no cenário atual da educação.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica. 2019. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file Acesso em: 6 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Proposta para Base Nacional Comum da Formação Continuada. 2020. Disponível em: https://formacaoprofessordotcom.files.wordpress.com/2020/05/parecer_fcd_cne_maio_2020.pdf Acesso em: 12 set. 2020.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
CNE (Conselho Nacional de Educação) (2019a). Resolução lei 14.040- 2020 define as Diretrizes Nacionais para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040/2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido. Recuperado de: https://drive.google.com/file/d/1jrZLd8aI5VQLgutfNwTR3ZW3BqFsAzE8/view Acesso em: 29 set 2020.
DANTAS, Tiago. Web 2.0; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/informatica/web-20.htm. Acesso em 20 set 2020.
DICIO: Significado de Ressignificar. 2020. Disponível em: https://www.dicio.com.br/ressignificar/>. Acesso em: 29 set 2020.
DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nick; PEGRUM, Mark Letramentos digitais. Trad. de Marcos. Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2016.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
KUMARAVADIVELU, Bala. 2012. Individual identity, cultural globalization and teaching English as an international language: the case for an epistemic break. In: ALSAGOFF, Lubna; RENANDYA, Willy A.; HU, Guangwei; MCKAY, Lee S. (Ed.). Teaching English as an international language: principles and practices, New York: Routledge: 9-27.
LEFFA, Vilson José. A linguística aplicada e seu compromisso com a sociedade. Trabalho apresentado no VI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Belo Horizonte: UFMG, 7-11 de outubro de 2001. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/ la_sociedade.pdf. Acesso em: 29 ago. 2020.
MENEZES DE SOUZA, L. M. T. O professor de inglês e os letramentos do século XXI: Métodos ou ética? IN: JORDÃO, C. M.; MARTINEZ, J. Z.; HALU, R. C. Formação desformatada: práticas com professores de língua inglesa. Campinas, Pontes editores, p. 279-303, 2011.
NASCIMENTO, Ana Karina de Oliveira; SANTOS, Giulia Pereira; SILVEIRA, Thalia dos Santos Silveira. Letramentos digitais e formação inicial de professores: entre ser discente e tornar-se docente. Revista (Com)Textos Linguísticos, v. 13, n. 26, 2019.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica - V.9, N.1 jan/jun. pp.07- 19, 2011.
SIGNIFICADO de Ethos: O que é ETHOS. 2015. Disponível em: <https://www.significados.com.br/ethos/>. Acesso em: 29 maio 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.