Quando as escolas fecharam! Lugar da docência a partir dos relatos das professoras aos grupos na universidade
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.459Keywords:
Teacher Education. Covid-19 pandemic. Remote TeachingAbstract
The work presents reflections resulting from the emergency care in times of pandemic in the actions carried out by the Mediar Research group linked to UNIOESTE, on initial and continued teacher education, articulated especially in relation to teaching activities, remote teaching. Anchored in the studies by Cunha, Vygotsky and Guedes-Pinto, we took as a possibility to offer remote extension projects and from them build focus groups. In this text, remote encounters are recognized as actions that contemplate the initial and continuing education of teachers. As results we point out: the role of writing, mediation, reconfiguration of time and space, professorship, protagonism, articulation of initial training with continuing education and meaningful learning, in the choices and speeches of the participants in the developed projects.
Downloads
References
_____.IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PNAD Contínua TIC 2018: Internet chegaa 79,1% dos domicílios do país. Disponível em:<https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/27515-pnad-continua-tic-2018-internet-chega-a-79-1-dos-domicilios-do-pais#:~:text=Acesso%20%C3%A0%20Internet%20%C3%A9%20mais,2017%20(69%2C8%25)> Acesso em: jan./2021.
COLARES, Anselmo Alencar. Empresariamento da Educação. In.: LIMA, A. B. PREVITALI, F. S. LUCENA, C. (Orgs). Em defesa das políticas públicas. Uberlândia, Navegando, 2020.
CUNHA, Maria Isabel da. Aprendizajes significativos en la formación inicial de profesores: un estudio en el área de los Cursos de Licenciatura, Interface _ Comunic, Saúde, Educ, v.5, n.9, p.103-16, 2001.
CUNHA, Maria Isabel da. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Educação, v. 41, n. 1, p. 6-11, 29 maio 2018.
CHATTERTON, Paul; GODDARD, John (2003). The response of HEIs to regional needs. In: RUTTEN, Roel; BOEKEMA, Frans; KUIJPERS, Elsa (edited). Economic Geography of Higher Education: Knowledge, infrastructure, and learning regions. London: Routledge. p. 19-41.
GUEDES-PINTO, Ana Lucia. Pratica de escrita na formação de professores: indícios da apropriação da profissão docente. Campinas -SP. Mercado de Letras. 2015.
LOMBARDI, José Claudinei. COLARES, Anselmo Alencar. Escola pública, projeto civilizatório burguês versus práxis emancipatória. In.: Revista USP. São Paulo, n. 127, p. 11-26. Out./nov./dez.2020.
OLIVEIRA, Dalila. Condições de trabalho docente e a defesa da escola pública: fragilidades evidenciadas pela pandemia. In.: Revista USP. São Paulo, n. 127, p. 27-40. Out./nov./dez.2020.
PARANÁ. Deliberação CEE/CP N º 01/2020. Instituição de regime especial para o desenvolvimento das atividades escolares no âmbito do Sistema Estadual de Ensino do Paraná em decorrência da legislação específica sobre a pandemia causada pelo novo Coronavírus – COVID-19 e outras providências. Conselho Estadual de Educação: Curitiba, 2020.
p______. Deliberação CEE/CP N º 02/2020. Requerimento apresentado ao Conselho Estadual de Educação do Paraná para a revisão da redação do artigo 2.º da Deliberação CEE/CP n.º 01/2020 para permitir que o regime especial instituído por essa norma possa ser exercido pelas instituições de ensino que ofertam a Educação Infantil. Conselho Estadual de Educação: Curitiba, 2020.
p_____. Deliberação CEE/CP N º 05/2020. Normas para o retorno das aulas presenciais no Sistema Estadual de Ensino do Paraná, no ano letivo de 2020. Conselho Estadual de Educação: Curitiba, 2020.
p_____. UNIOESTE. PROEX. Resolução Nº.003/2020. Cascavel, abril, 2020.
UFMG. GESTRADO. Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente. Base de Dados. Docência na Educação Básica em tempo de pandemia. Belo Horizonte, UFMG, 2020.
VYGOTSKY, Lev. Pensamento e Linguagem. 3º ed. São Paulo: Martins Fontes 1991a.
VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. 4º ed. São Paulo: Martins Fontes 1991b.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.