O tornar-se professora na criação da "queimada de cego" em uma experiência do PIBID Educação Física: caminhando entre medo, ousadia, autonomia e o ser mais
Palavras-chave:
PIBID, Formação docente, Experiência, AutonomiaResumo
Este artigo analisa as experiências formativas de alunas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto de Educação Física da Universidade Federal de Lavras, a partir dos relatos sobre a criação do jogo “queimada de cego”. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo-interpretativo, utilizou a Análise de Conteúdo de Bardin, articulada às concepções de Paulo Freire, Jorge Larrosa Bondía, As narrativas das pibidianas revelam o processo de tornar-se professora como uma travessia entre o medo e a ousadia, marcada pela autonomia, pela criação coletiva e pela amorosidade. O estudo evidencia que o PIBID, ao promover o diálogo entre universidade e escola, constitui um território fértil para a formação docente crítica e sensível, permitindo que o ensino se torne experiência, o erro se transforme em aprendizagem e o afeto em conhecimento. A “queimada de cego”, criada em diálogo com os educandos e educandas, simboliza a potência da escola como produtora de cultura e da docência como prática de esperança.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
DUARTE JR., João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação do sensível. Campinas: Papirus, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 70. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.
PEREIRA, Álex; PRODOCIMO, Elaine. O Ensino de Lutas/Artes Marciais em uma Educação Física da Pergunta. Editora Schreiben. 2024.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.
PRADO, Guilherme do Val Toledo; PROENÇA, Maria de Lourdes; SERODIO, Maria de Lourdes; SILVA FILHO, João dos Santos. Pipocas pedagógicas: a docência como criação. Campinas: Mercado de Letras, 2017.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
VAGO, Tarcísio Mauro. Esporte na escola e esporte da escola. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 17, n. 1, p. 38–47, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Devir Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.
