Educação profissional e tecnológica e a utilização das tecnologias digitais no processo de ensino: uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Wênia Keila Lima de Sousa Universidade Federal do Ceará - UFC https://orcid.org/0000-0002-9893-7453
  • Francisco Herbert Lima Vasconcelos Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.632

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica;, Tecnologias Digitais;, Formação docente.

Resumo

O presente artigo trata-se de uma revisão sistemática da literatura, cujo objetivo é analisar o estado da arte no tocante à formação docente para a utilização das tecnologias digitais na Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, realizou-se uma análise bibliográfica nas publicações científicas presentes nas bibliotecas digitais google acadêmico, scielo e periódicos das CAPES. Para realização da pesquisa, foram utilizadas as publicações dos anos de 2015 a 2020, no idioma português. De acordo com dados levantados, verificou-se que as pesquisas acadêmicas sobre a inserção das tecnologias digitais na Educação Profissional e Tecnológica ainda é um campo que merece maior discussão. Outro aspecto evidenciado é que o debate sobre a formação docente para a utilização das referidas tecnologias digitais ainda se encontra incipiente. Do total de onze trabalhos selecionados para análise mais criteriosa, apenas três estudos versaram sobre essa temática, ou seja, 27% da produção analisada.

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Biografia do Autor

Wênia Keila Lima de Sousa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Educação a Distância pela Universidade Estadual do Ceará- UECE. Graduada em Letras Licenciatura Plena e suas respectivas Literaturas pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/ UECE. Com afinidade na área Linguística Aplicada.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME) e professor da Secretaria de Educação do Governo do Estadual do Ceará (SEDUC). Foi coordenador adjunto do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR - UFC) e coordenou diversos programas da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) na área de formação continuada de professores do Ministério da Educação (MEC) e atua como professor pesquisador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em cursos de Licenciatura e formação de professor. É consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce, e professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e de Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE  Campus Fortaleza, desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Exerceu também o cargo de Diretor Geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), no município de Sobral.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-04-06

Como Citar

de Sousa, W. K. L. ., & Vasconcelos, F. H. L. . (2023). Educação profissional e tecnológica e a utilização das tecnologias digitais no processo de ensino: uma revisão sistemática da literatura. Devir Educação, 7(1), e–632. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.632

Edição

Seção

Artigos