O conceito de formas de escolarização e sua aplicação: estudo introdutório de uma inovação conceptual

Autores

  • Ingrid Torres Barbosa Universidade do Estado da Bahia (UNEB) https://orcid.org/0000-0001-8400-1155
  • José Roberto Gomes Rodrigues Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Palavras-chave:

História da Educação, Formas de Escolarização, Cultura Escolar, História das Disciplinas Escolares

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar e examinar aspectos relacionados ao surgimento da Escola e dos processos de escolarização na sociedade moderna e contemporânea como fundamentação para a compreensão das Formas de Escolarização, analisando e avaliando sua contribuição para as mudanças conceituais no campo da educação, no campo intelectual, no campo do ensino e no campo científico. Trata-se de uma análise histórica por meio de uma pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo-interpretativo. Como resultado, observa-se a necessidade de ampliação do entendimento dos processos escolares na sociedade moderna e a respectiva e devida conceptualização e aplicação do conceito de Formas de Escolarização, enquanto noção e conceito, que permeia o campo da educação, e que pode contribuir sobremaneira com compreensões inovadoras acerca dessa instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Torres Barbosa, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (UNEB). Pós-graduada em Musicoterapia (CENSUPEG). Licenciada em Música pelo IFSertãoPE. 

José Roberto Gomes Rodrigues, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutor em Educação pela USP. Mestre em Educação pela UFMG. Pós-Doutor em História da Educação - CNPq/UFMG.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. (Seleção, organização - Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani). 9. ed. Petrópoles, RJ: Editora Vozes, 2007.

CHAPOULIE, Jean-Michel; BRIAND, Jean-Pierre. A instituição escolar e a escolarização: uma visão de conjunto. Educação & Sociedade, n. 47, abr/1994. P. 11 - 60

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação. n.2, p.177-229, 1990.

DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Tradução de Stephania Matousek. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

DUSSEL, Inés. A montagem da escolarização: discutindo conceitos e modelos para entender a produção histórica da escola moderna. Revista Linhas, Florianópolis, v. 15, n.28, p. 250-278, jan./jun. 2014.

FARIA FILHO, Luciano Mendes et al. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 139-159, jan./abr. 2004.

FRAGO, Antonio Viñao. Historia de la educación e historia cultural: possibilidades, problemas, cuestiones. Revista brasileira de educação. Campinas, SP, n.0, p. 65-82, 1995.

GOJMERAC, Ivana. Importance Of Music In Education System. Herzegovina University. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/323167985. Acesso em: 10 fev. 2023.

JINZENJI, Mônica Yumi. Cultura Impressa e Educação da Mulher no século XIX. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. n.1 Jan/Jun, 2001.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MENDES, Alessandro Araújo; COSTA, Kátia Regina Lopes. Cidade de menores: cultura escolar ou forma escolar? Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional. v. 8, ed.1, 2015.

NESPOR, Jan. Tangled Up in School: politics, space, bodies, and signs in the educational process. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates. 1997.

POPKEWITZ, Thomas S. Reforma Educacional: uma política sociológica – poder e conhecimento em educação. Tradução de Beatriz Affonso Neves. Editora Artes Médicas, 1997.

RODRIGUES, José Roberto Gomes. Formas de Escolarização Secundária e Sócio-gênese de Instituição Escolar: o Ginásio Ruy Barbosa em Juazeiro, BA, (1953-1963). 2009. 334p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 2009.

RODRIGUES, José Roberto Gomes. Ensino Médio na Bahia e o Ginásio Ruy Barbosa: análise sócio-histórica da criação e consolidação de uma instituição escolar. 1.ed. Curitiba: Appris, 2018.

VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. Um estudo sobre a gênese da Profissão docente. Revista Poiésis. 2, p.57-72, 2004.

VARELA, Julia & ALVAREZ-URIA, Fernando. A Maquinaria escolar. Teoria & Educação. São Paulo, n. 6, p.68‐96, 1992.

VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, jun/2001.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Barbosa, I. T., & Rodrigues, J. R. G. . (2023). O conceito de formas de escolarização e sua aplicação: estudo introdutório de uma inovação conceptual. Devir Educação, 7(1), e–727. Recuperado de https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/727

Edição

Seção

Artigos