O conceito de formas de escolarização e sua aplicação: estudo introdutório de uma inovação conceptual
Palavras-chave:
História da Educação, Formas de Escolarização, Cultura Escolar, História das Disciplinas EscolaresResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar e examinar aspectos relacionados ao surgimento da Escola e dos processos de escolarização na sociedade moderna e contemporânea como fundamentação para a compreensão das Formas de Escolarização, analisando e avaliando sua contribuição para as mudanças conceituais no campo da educação, no campo intelectual, no campo do ensino e no campo científico. Trata-se de uma análise histórica por meio de uma pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo-interpretativo. Como resultado, observa-se a necessidade de ampliação do entendimento dos processos escolares na sociedade moderna e a respectiva e devida conceptualização e aplicação do conceito de Formas de Escolarização, enquanto noção e conceito, que permeia o campo da educação, e que pode contribuir sobremaneira com compreensões inovadoras acerca dessa instituição.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. (Seleção, organização - Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani). 9. ed. Petrópoles, RJ: Editora Vozes, 2007.
CHAPOULIE, Jean-Michel; BRIAND, Jean-Pierre. A instituição escolar e a escolarização: uma visão de conjunto. Educação & Sociedade, n. 47, abr/1994. P. 11 - 60
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação. n.2, p.177-229, 1990.
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Tradução de Stephania Matousek. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
DUSSEL, Inés. A montagem da escolarização: discutindo conceitos e modelos para entender a produção histórica da escola moderna. Revista Linhas, Florianópolis, v. 15, n.28, p. 250-278, jan./jun. 2014.
FARIA FILHO, Luciano Mendes et al. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 139-159, jan./abr. 2004.
FRAGO, Antonio Viñao. Historia de la educación e historia cultural: possibilidades, problemas, cuestiones. Revista brasileira de educação. Campinas, SP, n.0, p. 65-82, 1995.
GOJMERAC, Ivana. Importance Of Music In Education System. Herzegovina University. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/323167985. Acesso em: 10 fev. 2023.
JINZENJI, Mônica Yumi. Cultura Impressa e Educação da Mulher no século XIX. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. n.1 Jan/Jun, 2001.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MENDES, Alessandro Araújo; COSTA, Kátia Regina Lopes. Cidade de menores: cultura escolar ou forma escolar? Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional. v. 8, ed.1, 2015.
NESPOR, Jan. Tangled Up in School: politics, space, bodies, and signs in the educational process. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates. 1997.
POPKEWITZ, Thomas S. Reforma Educacional: uma política sociológica – poder e conhecimento em educação. Tradução de Beatriz Affonso Neves. Editora Artes Médicas, 1997.
RODRIGUES, José Roberto Gomes. Formas de Escolarização Secundária e Sócio-gênese de Instituição Escolar: o Ginásio Ruy Barbosa em Juazeiro, BA, (1953-1963). 2009. 334p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 2009.
RODRIGUES, José Roberto Gomes. Ensino Médio na Bahia e o Ginásio Ruy Barbosa: análise sócio-histórica da criação e consolidação de uma instituição escolar. 1.ed. Curitiba: Appris, 2018.
VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. Um estudo sobre a gênese da Profissão docente. Revista Poiésis. 2, p.57-72, 2004.
VARELA, Julia & ALVAREZ-URIA, Fernando. A Maquinaria escolar. Teoria & Educação. São Paulo, n. 6, p.68‐96, 1992.
VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, jun/2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.