Paulo Freire y la formación de la persona humana: contribuciones de la antropología cristiana personalista

Autores/as

  • Elvis Rezende Messias Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG Campanha)
  • Antônio Joaquim Severino Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.701

Palabras clave:

Paulo Freire, Formación humana, Persona, Personalismo cristiano

Resumen

El ensayo, de carácter filosófico-educativo, tiene como objetivo explicitar la construcción de la propuesta de formación humana en el pensamiento teórico de Paulo Freire, revelando los aportes que recibió de la antropología personalista de inspiración cristiana. Utilizando fuentes bibliográficas relevantes al tema, se busca evidenciar la inserción del pensamiento de Freire en la tradición filosófica formada en torno al personalismo cristiano. Para ello, destaca la íntima relación de Freire con el cristianismo, enfatizando, entonces, el concepto de persona construido desde la perspectiva de la antropología personalista cristiana y explicitando las exigencias que de ella se derivan para la formación humana y, en consecuencia, para la educación, vista entonces como un camino privilegiado tanto de la emancipación de las personas como de la construcción de la comunidad social.

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Biografía del autor/a

Elvis Rezende Messias, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG Campanha)

Doutorando em Educação pela Universidade Nove de Julho, com bolsa CAPES. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas. Especialista em Ensino de Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. Especialista em Doutrina Social da Igreja pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade de Campanha. Bacharel em Teologia pela Universidade Cat´ólica Dom Bosco. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Filosofia da Educação (CNPq, UNINOVE). É docente-pesquisador e vice-diretor da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade de Campanha.

Antônio Joaquim Severino, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Bacharel e mestre em Filosofia pela Universidade Católica de Louvain, Bélgica (1963). Doutorou-se na PUCSP em 1971. Nesta Universidade, atuou como docente, tendo exercido nela também as funções de Diretor do Centro de Educação e de Vice-Reitor Acadêmico. Em 1986, prestou concurso para professor de Filosofia da Educação, na Faculdade de Educação da USP, onde se aposentou como professor titular em 2010. Atualmente é docente e pesquisador do PPGE da Uninove em São Paulo.

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Publicado

2023-12-21

Cómo citar

Messias, E. R., & Severino, A. J. (2023). Paulo Freire y la formación de la persona humana: contribuciones de la antropología cristiana personalista . Devir Educação, 7(1), e–701. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.701