A metodologia da problematização no ensino de ética profissional na enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.653Palabras clave:
Metodologia da Problematização, Técnico em Enfermagem, Ética profissionalResumen
O estudo abordou a utilização da Metodologia da Problematização no ensino de Ética Profissional em um Curso Técnico em Enfermagem. A Metodologia da Problematização é uma metodologia ativa, que utiliza problemas da realidade para construção do conhecimento. O objetivo geral deste estudo foi investigar a contribuição da Metodologia da Problematização para o ensino de Ética Profissional em um Curso Técnico em Enfermagem. Foi elaborado um Manual Didático, como material de apoio para o professor, orientando as etapas para desenvolvimento da Metodologia da Problematização, trabalhando a reflexão sobre problemas éticos na Enfermagem. O estudo incluiu pesquisa experimental, com aplicação do Manual Didático e levantamento de dados, por meio de questionário com estudantes. Os resultados mostraram que a Metodologia da Problematização aproximou os conteúdos teóricos com a prática profissional, ao utilizar problemas da realidade, permitindo maior participação dos estudantes nas aulas e contribuindo para o aprendizado do conteúdo. Por meio deste estudo, foi possível perceber que a Metodologia da Problematização contribuiu significativamente para o ensino de Ética Profissional na Enfermagem.
Descargas
Citas
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface – Comunicação, Saúde, Educação, n. 2 (2), 1998, p. 139-154. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32831998000100008&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 24 ago. 2017.
BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. 33.ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
CHAO, Shuyuan et al. Development, implementation, and effects of an integrated web-based teaching model in a nursing ethics course. Nurse Education Today, n. 55, 2017, p. 31-37. Disponível em: https://www.nurseeducationtoday.com/article/S0260-6917(17)30080-1/abstract. Acesso em: 28 out. 2017.
CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Resolução COFEN 564/2017 de 06 de novembro de 2017: Aprova o Novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Brasília, 2017. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-5642017_59145.html. Acesso em: 06 dez. 2017.
CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE MINAS GERAIS, 2015. Legislação e normas, v. 14, n. 1. Belo Horizonte: Coren-MG, 2015.
COTTA, Rosângela Minardi Mitre et al. Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino–aprendizagem. Ciência e Saúde Coletiva, n.17 (3), 2012, p.787-96. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v17n3/v17n3a26.pdf. Acesso em: 30 jun. 2018.
DINÇ, Leyla; GÖRGÜLÜ, Refia Selma. Teaching Ethics in Nursing. Nursing Ethics, n. 9, 2002, p. 259-268. Disponível em: http://nej.sagepub.com/content/9/3/259. Acesso em: 28 out. 2017.
FAGUNDES, Douglas Santana. Criação, aplicação e avaliação de uma sequência didática para o curso de cuidadores de idosos apoiada na metodologia da problematização. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20160317114759.pdf. Acesso em: 28 fev. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 55.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42.ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2005.
KLOH, Daiana; LIMA, Margarete Maria; REIBNITZ, Kenya Schmidt. Compromisso ético-social na proposta pedagógica da formação em enfermagem. Texto & Contexto – Enfermagem, n. 23 (2), 2014, p. 484-491. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-07072014000200484&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 11 set. 2017.
LIMA, Valéria Vernaschi; PADILHA, Roberto de Queiroz. Reflexões e inovações na educação de profissionais de saúde. Rio de Janeiro: Atheneu, 2018.
LOSA IGLESIAS, Marta Elena; BECERRO DE BENGOA VALLEJO, Ricardo. Nurses attitudes in relations to health care ethics and legal regulations for nursing. Acta Biomédica, n. 20 (2), 2014, p.255-264. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1726-569X2014000200013&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 22 set. 2017.
MEIRA, Maria Dyrce Dias; KURCGANT, Paulina. O desenvolvimento de competências ético-políticas segundo egressos de um curso de graduação em enfermagem. Revista Escola de Enfermagem da USP, n. 47 (5), 2013, p. 1203-1210. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000501203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 11 set. 2017.
PEREIRA, Mayara Cândida. Processos éticos de enfermagem envolvendo idosos no Distrito Federal, Brasil – 2005 a 2015. Programa de Pós-graduação em Gerontologia. Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, 2017. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2233. Acesso em: 24 ago. 2017.
VILLARDI, Marina Lemos; CYRINO, Eliana Goldfarb; BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A problematização em educação em saúde: percepções dos professores tutores e alunos. UNESP e Cultura Acadêmica, São Paulo, 2015. Disponível em: http://books.scielo.org/id/dgjm7/pdf/villardi-9788579836626.pdf. Acesso em: 28 out. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Devir Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.