A formação identitária docente na educação profissional e as narrativas formadoras

Autores

  • Bruna Duarte Ferreira Frohmut Centro Paula Souza
  • Elda Gonçalves Nemer Centro Paula Souza
  • Rodrigo Avella Ramirez Centro Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.537

Resumo

O processo de significação da identidade docente e a formação do professor da educação profissional constituem o objeto deste estudo. Com o objetivo de identificar como os professores significam a sua identidade docente e sua formação docente, esse estudo foi guiado pela seguinte questão: qual a possibilidade de as narrativas formadoras serem utilizadas como instrumento na formação docente? O método descritivo exploratório com uma revisão bibliográfica foi usado para o desenvolvimento deste estudo aliado com a pesquisa narrativa que também foi adotada como eixo metodológico com professores que atuam no ensino técnico de cursos que pertencem ao eixo tecnológico de controle e processos industriais de uma Escola Técnica Estadual em São Paulo. A análise dos dados coletados revela que as narrativas formadoras podem auxiliar no processo de significação da identidade docente, bem como na sua formação profissional.

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Biografia do Autor

Bruna Duarte Ferreira Frohmut, Centro Paula Souza

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza. Possui pós-graduação em Engenharia de Automação e Eletrônica Industrial pela Faculdade Unyleya (2017) e pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo (2015) e graduação em Tecnologia em Sistemas Elétricos pelo Instituto Federal de São Paulo (2009).

Elda Gonçalves Nemer, Centro Paula Souza

Mestra em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional (CEETPS), Especialista em Educação a Distância (UNIFEI), Licenciada em Letras Língua Inglesa (UAM), Graduada em Web Writing ? Redação para Multimeios (UAM). Realizou intercâmbio e estudos sobre Educação Profissional em EAD no Canadá, na instituição CÉGEP@distance em 2014 e atuou como Coordenadora de Intercâmbio Cultural nos Estados Unidos pelo programa Conexão Mundo (US-BRAZIL CONNECT), Ensino de Língua Inglesa na Formação Técnica, em 2016. Trabalha desde 2001 na área da Educação Profissional. Atuou no desenvolvimento de programas educacionais em língua inglesa e na coordenação de professores estrangeiros no desenvolvimento de cursos on-line e presenciais, e atua desde 2011 no SENAI-SP no planejamento, no desenvolvimento e na tutoria de cursos a distância na Educação Profissional.

Rodrigo Avella Ramirez, Centro Paula Souza

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura (summa cum laude) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestre em Gestão da Formação Tecnológica pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Especialista em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM e Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é Professor e Pesquisador no Programa de Mestrado em Educação Profissional do CEETEPS onde também atua como representante do PPG para avaliação de periódicos CAPES. Professor de Ensino Superior da Fatec - Centro Paula Sousa onde atuou como coordenador Institucional do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Examinador oficial Cambridge Exams. Membro acadêmico do Athens Institute for Education and Research (ATINER) nas unidades de Educação e Línguas e linguística.

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Publicado

2022-09-26

Como Citar

Bruna Duarte Ferreira Frohmut, Elda Gonçalves Nemer, & Rodrigo Avella Ramirez. (2022). A formação identitária docente na educação profissional e as narrativas formadoras. Devir Educação, 6(1), e–537. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.537

Edição

Seção

Artigos