Supervisão escolar: histórico, função e estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.538Palabras clave:
Supervisão Escolar. Estado do Conhecimento. Função do Supervisor.Resumen
El presente trabajo tiene como finalidad presentar un estudio que tuvo como objetivo verificar la producción científica que trata sobre la supervisión escolar y cuáles son los temas más discutidos en tesis y disertaciones, referentes a la misma. Para ello, se realizó una investigación bibliográfica, del tipo Estado del Conocimiento, en la base de datos del Instituto Brasileño de Información en Ciencia y Tecnología (IBICT), utilizando el término "supervisión escolar" como descriptor, a fin de proceder con el análisis, así como la forma de tematizar los resultados encontrados. El objetivo de este estudio fue verificar, analizar, categorizar sobre la supervisión escolar en las tesis y disertaciones encontradas y presentar cuáles son los temas destacados. Se concluye que pocos estudios abordan el tema de la supervisión, a pesar de que esta nomenclatura todavía se utiliza en muchas regiones, y en menor número debido al sesgo de las políticas educativas, ya que apunta a la necesidad urgente de discusiones sobre el papel de este profesional como participante de la gestión escolar.
Descargas
Citas
ANDRADE, Márcia Regina Selpa de; ANJOS, Rozidete Domingues dos. As Interfaces da Atuação do Coordenador Pedagógico: Contribuições aos Docentes. In: VII Congresso Nacional De Educação-EDUCERE, Curitiba. Anais do VII Congresso Nacional de Educação-EDUCERE. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2007. p. 4015-4025. Disponível em: < https://docplayer.com.br/427846-As-interfaces-da-atuacao-do-coordenador-pedagogico-contribuicoes-aos-docentes.html>. Acesso em: 25 jun. 2019.
BERTOTTI, Solange Arnoldt. A atuação da supervisão escolar em relação à formação continuada de professores: uma análise em oito escolas de anos iniciais do ensino fundamental em Cacoal/Rondônia. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública). Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora. Disponível em: <https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7779>. Acesso em: 08 set. 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em <wwwp.fc.unesp.br/~lizanata/LDB%204024-61>. Acesso em 10 ago. 2020.
BRASIL. Projeto de Lei 4.106, de 2012. Regulamenta o exercício da profissão de Supervisor Educacional, e dá outras providências. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=549345. Acesso em: 13 jul. 2020.
CARRIJO, Walnélia Benigno Magalhães; et al. A Formação Inicial De Professores No Curso De Pedagogia: Reflexões De Pedagogos Sobre O Seu Processo Formativo No Curso De Licenciatura Plena Em Pedagogia Da Universidade Do Estado Do Pará – Uepa. Criar Educação, 2016. Disponível em: <http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/2887>. Acesso em: 01 set. 2020.
CARLOS, Jociane Aparecida; LODI, Ivana Guimarães. A prática pedagógica em supervisão escolar: a importância da inter-relação entre o supervisor pedagógico e o corpo docente. Evidência, Araxá, v. 8, n. 8, p. 55-66, 2012. Disponível em: <https://www.inesul.edu.br/professor/arquivos_alunos/doc_1375113555.pdf>. Acesso em: 05 ago. 2020.
FREIRE, Paulo. Educação. O sonho possível. In: Brandão, C. R.; Chaui, M. S.; Freire, P. Educador: vida e morte. Rio de Janeiro: Graal, 1982.
GASPAR, Ivone; SEABRA, Filipa; NEVES, Claudia. A supervisão pedagógica: significados e operacionalização. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. Universidade Católica Portuguesa. 2012.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Alternativa, 2001.
LUZ, Anízia Aparecida Nunes. Supervisão Escolar: A História, o Processo de Formação e a construção da Identidade. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande. Disponível em: <https://repositorio.ufms.br:8443/jspui/handle/123456789/1667>. Acesso em: 02 ago. 2020.
MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n.2, p. 154-164, jul./dez., 2014. Disponível em: <http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/8646/2/42.Estado%20do%20Conhecimento....pdf>. Acesso em: 01 jul. 2020.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000.
PINTO, Diana Couto. Campanha de aperfeiçoamento e difusão do ensino secundário: uma trajetória bem-sucedida? In: I Congresso Brasileiro de História da Educação, 6-9 nov. 2000. Rio de Janeiro. Anais. Disponível em: www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe1/anais/044_diana_couto.pdf. Acesso em: ago. 2020.
RANGEL, Mary (org.). Supervisão Pedagógica: princípios e prática. Campinas, SP: Papirus, 2001.
RISCAL, Sandra Aparecida; OLIVEIRA, Beatriz Alves de; BALDAN, Merilin. A Coordenação Pedagógica e a Gestão Democrática. São Carlos: Pixel, 2016.
SAVIANI, D. Educação: Do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Autores Associados, 2002.
SILVA, José Dujardis da. A supervisão de ensino e o fortalecimento do espaço democrático na escola pública. 2010. 381 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251428. Acesso em: 2 mar. 2020.
SOUZA, Mariana Barbosa; SKOLAUDE, Mateus Silva; COSTA, João Paulo Reis;
SOUZA, Bibiana Barbosa de. Desafios da Supervisão Escolar: o papel do supervisor escolar no planejamento participativo-escolar. Conjectura: Filosofia e Educação. Caxias do SUL, v. 22, n. 3, p. 482-499, set/dez. 2017. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewFile/4278/pdf>. Acesso em: 13 jul. 2020.
WYLLYS, Jean. Relatório Projeto de Lei 4.106, de 2012. Regulamenta o exercício da profissão de Supervisor Educacional, e dá outras providências. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=549345. Acesso em: 13 jul. 2020.
ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak. A imprensa periódica na pesquisa em história da educação: um estado de conhecimento. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v.18, n. 2, abr./jun. 2018. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652374>. Acesso em: 01 jun. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Devir Educação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.