Supervisão escolar: histórico, função e estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.538Keywords:
Supervisão Escolar. Estado do Conhecimento. Função do Supervisor.Abstract
The present work aims to present a study that was done to verify the scientific production about the school supervision and what the most discussed topics are in theses and dissertations about the referred subject. To achieve this, a bibliographic research was done, based on the State of Knowledge, in the database of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (in Portuguese IBICT) using the term “school supervision” as a descriptor to, subsequently, proceed an analysis, as well as to establish the found-out results.Moreover, another aim of this study was to analyse, verify and categorize about the school supervision in other theses and dissertations, and to present which are the outstanding issues. Therefore, the conclusion is that a few researches really discuss about the school supervision subject, even though many places still use this nomenclature, and a small number of them considering educational policies, datum that points the paramount necessity of discussion about the role of this professional as a participant of the school management.
Downloads
References
ANDRADE, Márcia Regina Selpa de; ANJOS, Rozidete Domingues dos. As Interfaces da Atuação do Coordenador Pedagógico: Contribuições aos Docentes. In: VII Congresso Nacional De Educação-EDUCERE, Curitiba. Anais do VII Congresso Nacional de Educação-EDUCERE. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2007. p. 4015-4025. Disponível em: < https://docplayer.com.br/427846-As-interfaces-da-atuacao-do-coordenador-pedagogico-contribuicoes-aos-docentes.html>. Acesso em: 25 jun. 2019.
BERTOTTI, Solange Arnoldt. A atuação da supervisão escolar em relação à formação continuada de professores: uma análise em oito escolas de anos iniciais do ensino fundamental em Cacoal/Rondônia. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública). Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora. Disponível em: <https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7779>. Acesso em: 08 set. 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em <wwwp.fc.unesp.br/~lizanata/LDB%204024-61>. Acesso em 10 ago. 2020.
BRASIL. Projeto de Lei 4.106, de 2012. Regulamenta o exercício da profissão de Supervisor Educacional, e dá outras providências. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=549345. Acesso em: 13 jul. 2020.
CARRIJO, Walnélia Benigno Magalhães; et al. A Formação Inicial De Professores No Curso De Pedagogia: Reflexões De Pedagogos Sobre O Seu Processo Formativo No Curso De Licenciatura Plena Em Pedagogia Da Universidade Do Estado Do Pará – Uepa. Criar Educação, 2016. Disponível em: <http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/2887>. Acesso em: 01 set. 2020.
CARLOS, Jociane Aparecida; LODI, Ivana Guimarães. A prática pedagógica em supervisão escolar: a importância da inter-relação entre o supervisor pedagógico e o corpo docente. Evidência, Araxá, v. 8, n. 8, p. 55-66, 2012. Disponível em: <https://www.inesul.edu.br/professor/arquivos_alunos/doc_1375113555.pdf>. Acesso em: 05 ago. 2020.
FREIRE, Paulo. Educação. O sonho possível. In: Brandão, C. R.; Chaui, M. S.; Freire, P. Educador: vida e morte. Rio de Janeiro: Graal, 1982.
GASPAR, Ivone; SEABRA, Filipa; NEVES, Claudia. A supervisão pedagógica: significados e operacionalização. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. Universidade Católica Portuguesa. 2012.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Alternativa, 2001.
LUZ, Anízia Aparecida Nunes. Supervisão Escolar: A História, o Processo de Formação e a construção da Identidade. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande. Disponível em: <https://repositorio.ufms.br:8443/jspui/handle/123456789/1667>. Acesso em: 02 ago. 2020.
MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n.2, p. 154-164, jul./dez., 2014. Disponível em: <http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/8646/2/42.Estado%20do%20Conhecimento....pdf>. Acesso em: 01 jul. 2020.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000.
PINTO, Diana Couto. Campanha de aperfeiçoamento e difusão do ensino secundário: uma trajetória bem-sucedida? In: I Congresso Brasileiro de História da Educação, 6-9 nov. 2000. Rio de Janeiro. Anais. Disponível em: www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe1/anais/044_diana_couto.pdf. Acesso em: ago. 2020.
RANGEL, Mary (org.). Supervisão Pedagógica: princípios e prática. Campinas, SP: Papirus, 2001.
RISCAL, Sandra Aparecida; OLIVEIRA, Beatriz Alves de; BALDAN, Merilin. A Coordenação Pedagógica e a Gestão Democrática. São Carlos: Pixel, 2016.
SAVIANI, D. Educação: Do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Autores Associados, 2002.
SILVA, José Dujardis da. A supervisão de ensino e o fortalecimento do espaço democrático na escola pública. 2010. 381 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251428. Acesso em: 2 mar. 2020.
SOUZA, Mariana Barbosa; SKOLAUDE, Mateus Silva; COSTA, João Paulo Reis;
SOUZA, Bibiana Barbosa de. Desafios da Supervisão Escolar: o papel do supervisor escolar no planejamento participativo-escolar. Conjectura: Filosofia e Educação. Caxias do SUL, v. 22, n. 3, p. 482-499, set/dez. 2017. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewFile/4278/pdf>. Acesso em: 13 jul. 2020.
WYLLYS, Jean. Relatório Projeto de Lei 4.106, de 2012. Regulamenta o exercício da profissão de Supervisor Educacional, e dá outras providências. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=549345. Acesso em: 13 jul. 2020.
ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak. A imprensa periódica na pesquisa em história da educação: um estado de conhecimento. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v.18, n. 2, abr./jun. 2018. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652374>. Acesso em: 01 jun. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Devir Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.