Desafíos y reordenación del proceso de trabajo en la Red escolar municipal de Canoinhas-SC: capacitación y prácticas para hacer frente a la pandemia por Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.457Palabras clave:
Educação. Ensino Fundamental. Pandemia. Reorganização Pedagógica. Ensino remoto.Resumen
El texto describe los desafíos, movilización, decisiones e implementación de medidas, acciones y estrategias para enfrentar la suspensión de las actividades educativas presenciales en el sistema de escuelas públicas municipales del municipio de Canoinhas, estado de Santa Catarina, como resultado de la pandemia de COVID-19. El estudio fue desarrollado por método descriptivo, con procedimientos de recolección de datos documentales y bibliográficos. Se analizó desde la perspectiva procedimental de las decisiones y remisiones realizadas. El escenario pandémico que se presentó al inicio del año escolar 2020 representó un desafío para directivos, educadores, equipos técnicos y pedagógicos en la reorganización de programas educativos complementarios de alimentación escolar, gestión, administración educativa y asistencia estudiantil. La participación de los órganos de regulación y control social, la política educativa del municipio, el estado y el asesoramiento de entidad representativa de los municipios asociados en la región, la Asociación de Municipios de planalto Norte (AMPLANORTE), fue fundamental para que la interrupción de las actividades educativas no representara una amenaza para el proceso de enseñanza-aprendizaje. Se considera que los desafíos dieron lugar a desarrollos a partir de estudios, discusiones, planificación y aprendizaje de nuevas formas de enseñanza y aprendizaje. La práctica pedagógica desarrollada remotamente se hizo realidad. Las metodologías fueron modificadas, la tecnología se alió en la vida escolar diaria, lo que permitió garantizar el derecho fundamental de acceso a la educación de niños, adolescentes, jóvenes y adultos en el municipio de Canoinhas.
Descargas
Citas
BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Básica: Sinopse Estatística da Educação Básica – 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica. Acesso em 12 de abril de 2021.
BRASIL. Portaria nº 188, Ministério da Saúde, 3 de fevereiro de 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/Portaria-188-20-ms.htm. Acesso em 26 de março de 2021.
BRASIL Decreto Legislativo nº 6, de 2020, reconhece a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/DLG6-2020.htm. Acesso em 25 de março de 2021.
BRASIL. Medida provisória n. 934, 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/. Acesso em 28 de março de 2021.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020. Orienta a reorganização do calendário escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ Acesso em 28 de março de 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde/CNESNet. Disponível em : http://cnes2.datasus.gov.br/Lista_Es_Municipio.asp. Acesso em 15 de maio de 2021.
BRASIL. Lei federal n. 14.040, de 18 de agosto de 2020. Autoriza a oferta de atividades pedagógicas não presenciais para a educação infantil. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.040-de-18-de-agosto-de-2020-272981525. Acesso em 15 de maio de 2021.
CANOINHAS. Decreto municipal n. 58, de 17 março de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da infecção humana pelo novo coronavírus (covid-19) e dá outras providências. Disponível em: https://view.officeapps.live.com/op/view. Acesso em 17 de maio de 2021.
CANOINHAS. Resolução SME n.001/2020, de 28 de abril de 2020. Institui a Comissão Intersetorial de Alimentação Escolar. Disponível em: https://edicao.dom.sc.gov.br/ Acesso em 26 de março de 2021.
CANOINHAS. RESOLUÇÃO n. 002/CME/2020, 07 de abril de 2020. Estabelece Normas de Orientações sobre o Regime Especial de Atividades de Aprendizagem Não Presenciais para o Sistema Municipal de Ensino de Canoinhas. Disponível em: https://view.officeapps.live.com/op/view. Acesso em 28 de março de 2021.
CANOINHAS. Lei municipal n. 6.240. Autoriza a doação de alimentos e dá outras providências. Disponível em: https://www.pmc.sc.gov.br/legislacao/ Acesso em 12 de abril de 2021.
Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa.
11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.Disponível em: http://www.unirio.br/cla/ppgeac/processo-seletivo-2021/bibliografia-2021/freire-paulo-pedagogia-da-autonomia-saberes-necessarios-a-pratica-educativa/view. Acesso em 17 de julho de 2021.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/canoinhas/panorama. Acesso em: 15 de maio de 2021
LUEDERS, Patricia. As redes municipais de educação diante da pandemia. FIOCRUZ, abril, 2020. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/ Acesso em 17 de maio de 2021
MAFRA. Proposta Curricular de Educação Básica das Redes Municipais da Amplanorte. Amplanorte, Senac-SC. Mafra: Amplanorte, 2020. Disponível em: https://static.fecam.net.br/uploads/726/arquivos/1696132_PROPOSTA_CURRICULAR_DE_EDUCACAO_BASICA___AMPLANORTE.pdf. Acesso em 28 de março de 2021.
MORI, Cristina Kiomi. Políticas públicas para inclusão digital no Brasil: aspectos institucionais e efetividade em iniciativas federais de disseminação de telecentros no período 2000-2010. 2011. 351 f. Tese (Doutorado em Política Social) —Universidade de Brasília, Brasília, 2011. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/10560. Acesso em 30 de junho de 2021
SANTA CATARINA Decreto do governo do Estado de Santa Catarina n. 515 de 17 de março de 2020. Disponível em: https://www.sc.gov.br/images/Secom_Noticias/Documentos/. Acesso em 26 de março de 2021
SANTA CATARINA. Tribunal de Contas do Estado. Nota técnica CTE-IRB n° 01/2020, Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa, de 08 de abril de 2020. Orientações aos gestores de Educação durante e após a pandemia de Covid-19. Florianópolis: TCE/SC- DAE, 2020. Disponível em: https://www.tcesc.tc.br/. Acesso em 26 de março de 2021.
SILVA, Maria Lúcia Ferreira da; CAMPELO, Calebe Lucas Feitosa; BORGES, Eli Linhares de Meneses. Tecnologias na Educação: perspectivas e desafios na formação de professores frente à pandemia do novo coronavírus. Revista Educação Pública, v. 21, nº 16, Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/16/tecnologias-na-educacao-perspectivas-e-desafios-na-formacao-de-professores-frente-a-pandemia-do-novo-coronavirus. Acesso em 4 de maio de 2021.
UNIÃO brasileira dos estudantes secundaristas, centro de estudos e memória da juventude. direito humano à educação na pandemia: desafios, compromissos. São Paulo, 2021. Disponível em: https://ubes.org.br/2021/ubes-lanca-documento-sobre-educacao-na-pandemia/. Acesso em 30 de junho de 2021.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.