Challenges and Reordering of the Work Process in the Municipal SchoolIng Network of Canoinhas-SC: Training and Practices for Coping with the Pandemic by Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.457Keywords:
Educação. Ensino Fundamental. Pandemia. Reorganização Pedagógica. Ensino remoto.Abstract
The text describes the challenges, mobilization, decisions and implementation of measures, actions and strategies to cope with the suspension of face-to-face educational activities in the municipal public school system of the municipality of Canoinhas, state of Santa Catarina resulting from the COVID-19 pandemic. The study was developed by descriptive method, with procedures for collecting documentary and bibliographic data. It was analyzed from the procedural perspective of the decisions and referrals made. The pandemic scenario that presented itself at the beginning of the 2020 school year represented a challenge to managers, educators, technical and pedagogical teams in the reorganization of supplementary educational programs for school feeding, management, educational administration and student assistance. The participation of the bodies of regulation and social control, the educational policy of the municipality, the state and the advice of a representative entity of the municipalities associated in the region, the Association of Municipalities of planalto Norte (AMPLANORTE), was fundamental so that the interruption of educational activities did not pose a threat to the teaching-learning process. It is considered that the challenges resulted in developments from studies, discussions, planning and learning of new ways of teaching and learning. The pedagogical practice developed remotely became reality. The methodologies were modified, technology became allied in daily school life, which allowed ensuring the fundamental right of access to education by children, adolescents, young people and adults in the municipality of Canoinhas.
Downloads
References
BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Básica: Sinopse Estatística da Educação Básica – 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica. Acesso em 12 de abril de 2021.
BRASIL. Portaria nº 188, Ministério da Saúde, 3 de fevereiro de 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/Portaria-188-20-ms.htm. Acesso em 26 de março de 2021.
BRASIL Decreto Legislativo nº 6, de 2020, reconhece a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/DLG6-2020.htm. Acesso em 25 de março de 2021.
BRASIL. Medida provisória n. 934, 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/. Acesso em 28 de março de 2021.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020. Orienta a reorganização do calendário escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ Acesso em 28 de março de 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde/CNESNet. Disponível em : http://cnes2.datasus.gov.br/Lista_Es_Municipio.asp. Acesso em 15 de maio de 2021.
BRASIL. Lei federal n. 14.040, de 18 de agosto de 2020. Autoriza a oferta de atividades pedagógicas não presenciais para a educação infantil. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.040-de-18-de-agosto-de-2020-272981525. Acesso em 15 de maio de 2021.
CANOINHAS. Decreto municipal n. 58, de 17 março de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da infecção humana pelo novo coronavírus (covid-19) e dá outras providências. Disponível em: https://view.officeapps.live.com/op/view. Acesso em 17 de maio de 2021.
CANOINHAS. Resolução SME n.001/2020, de 28 de abril de 2020. Institui a Comissão Intersetorial de Alimentação Escolar. Disponível em: https://edicao.dom.sc.gov.br/ Acesso em 26 de março de 2021.
CANOINHAS. RESOLUÇÃO n. 002/CME/2020, 07 de abril de 2020. Estabelece Normas de Orientações sobre o Regime Especial de Atividades de Aprendizagem Não Presenciais para o Sistema Municipal de Ensino de Canoinhas. Disponível em: https://view.officeapps.live.com/op/view. Acesso em 28 de março de 2021.
CANOINHAS. Lei municipal n. 6.240. Autoriza a doação de alimentos e dá outras providências. Disponível em: https://www.pmc.sc.gov.br/legislacao/ Acesso em 12 de abril de 2021.
Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa.
11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.Disponível em: http://www.unirio.br/cla/ppgeac/processo-seletivo-2021/bibliografia-2021/freire-paulo-pedagogia-da-autonomia-saberes-necessarios-a-pratica-educativa/view. Acesso em 17 de julho de 2021.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/canoinhas/panorama. Acesso em: 15 de maio de 2021
LUEDERS, Patricia. As redes municipais de educação diante da pandemia. FIOCRUZ, abril, 2020. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/ Acesso em 17 de maio de 2021
MAFRA. Proposta Curricular de Educação Básica das Redes Municipais da Amplanorte. Amplanorte, Senac-SC. Mafra: Amplanorte, 2020. Disponível em: https://static.fecam.net.br/uploads/726/arquivos/1696132_PROPOSTA_CURRICULAR_DE_EDUCACAO_BASICA___AMPLANORTE.pdf. Acesso em 28 de março de 2021.
MORI, Cristina Kiomi. Políticas públicas para inclusão digital no Brasil: aspectos institucionais e efetividade em iniciativas federais de disseminação de telecentros no período 2000-2010. 2011. 351 f. Tese (Doutorado em Política Social) —Universidade de Brasília, Brasília, 2011. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/10560. Acesso em 30 de junho de 2021
SANTA CATARINA Decreto do governo do Estado de Santa Catarina n. 515 de 17 de março de 2020. Disponível em: https://www.sc.gov.br/images/Secom_Noticias/Documentos/. Acesso em 26 de março de 2021
SANTA CATARINA. Tribunal de Contas do Estado. Nota técnica CTE-IRB n° 01/2020, Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa, de 08 de abril de 2020. Orientações aos gestores de Educação durante e após a pandemia de Covid-19. Florianópolis: TCE/SC- DAE, 2020. Disponível em: https://www.tcesc.tc.br/. Acesso em 26 de março de 2021.
SILVA, Maria Lúcia Ferreira da; CAMPELO, Calebe Lucas Feitosa; BORGES, Eli Linhares de Meneses. Tecnologias na Educação: perspectivas e desafios na formação de professores frente à pandemia do novo coronavírus. Revista Educação Pública, v. 21, nº 16, Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/16/tecnologias-na-educacao-perspectivas-e-desafios-na-formacao-de-professores-frente-a-pandemia-do-novo-coronavirus. Acesso em 4 de maio de 2021.
UNIÃO brasileira dos estudantes secundaristas, centro de estudos e memória da juventude. direito humano à educação na pandemia: desafios, compromissos. São Paulo, 2021. Disponível em: https://ubes.org.br/2021/ubes-lanca-documento-sobre-educacao-na-pandemia/. Acesso em 30 de junho de 2021.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.