Challenges and Reordering of the Work Process in the Municipal SchoolIng Network of Canoinhas-SC: Training and Practices for Coping with the Pandemic by Covid-19

Authors

  • Maria Luiza Milani Universidade do Contestado (UnC)
  • Karina Vieira Carvalho Universidade do Contestado
  • Argos Gumbowsky Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.457

Keywords:

Educação. Ensino Fundamental. Pandemia. Reorganização Pedagógica. Ensino remoto.

Abstract

The text describes the challenges, mobilization, decisions and implementation of measures, actions and strategies to cope with the suspension of face-to-face educational activities in the municipal public school system of the municipality of Canoinhas, state of Santa Catarina resulting from the COVID-19 pandemic. The study was developed by descriptive method, with procedures for collecting documentary and bibliographic data. It was analyzed from the procedural perspective of the decisions and referrals made. The pandemic scenario that presented itself at the beginning of the 2020 school year represented a challenge to managers, educators, technical and pedagogical teams in the reorganization of supplementary educational programs for school feeding, management, educational administration and student assistance. The participation of the bodies of regulation and social control, the educational policy of the municipality, the state and the advice of a representative entity of the municipalities associated in the region, the Association of Municipalities of planalto Norte (AMPLANORTE), was fundamental so that the interruption of educational activities did not pose a threat to the teaching-learning process. It is considered that the challenges resulted in developments from studies, discussions, planning and learning of new ways of teaching and learning. The pedagogical practice developed remotely became reality. The methodologies were modified, technology became allied in daily school life, which allowed ensuring the fundamental right of access to education by children, adolescents, young people and adults in the municipality of Canoinhas.  

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Author Biographies

Maria Luiza Milani, Universidade do Contestado (UnC)

Doutora em Serviço Social: Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e Graduada em Serviço Social pela Faculdade Espírita do Curitiba (1992). Atua no ensino, pesquisa e extensão na área de Planejamento Urbano e Regional, área de concentração em Desenvolvimento Regional, é vinculada à Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. É líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. É docente na Universidade do Contestado (UnC), no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. É pesquisadora e orientadora de temas vinculados a: políticas públicas e sociais; saúde pública; assistência social; educação; gestão pública e social; direitos; controle social; gênero; violência; desigualdade social e pobreza. Desde o ano de 2006 até o presente, tem proferido palestras nas conferências municipais e regionais referentes às políticas públicas de saúde, assistência social, mulher, idoso, criança e adolescente, meio ambiente. Desde o ano de 2008 até a presente data, integra conselhos municipais de politicas públicas e no período de 2017 a 2019 presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Canoinhas-SC. (Texto informado pelo autor)

Karina Vieira Carvalho, Universidade do Contestado

Possui graduação em Serviço Social - Universidade do Contestado- UnC, Campus Canoinhas/SC (1999); Especialista em Gestão Escolar - Universidade São Paulo (2013); Mestranda no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado - UnC (2020-2022); servidora efetiva no cargo de assistente social ao educando da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Canoinhas/SC nomeada por concurso público e em exercício desde 2005. Tem experiência na área da Assistência Social; Serviço Social na Educação; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais. Atua como conselheira no Conselho Municipal de Educação - CME, Conselho do FUNDEB, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência - COMDE, Conselho Municipal da Assistência Social - CMAS e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA e membro da Rede de Atendimento, Defesa e Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente da Comarca de Canoinhas.

Argos Gumbowsky, Universidade do Contestado

Formação: Licenciado em Pedagogia pela Fundação das Escola do Planalto Norte Catarinense (FUNPLOC). Especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal do Paraná (UFPr). Mestre em Educação: Ensino Superior, pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa Universidade: teoria e prática. Atuação profissional: Professor efetivo do quadro do magistério público estadual na EEB Santa Cruz. No ensino superior é docente credenciado pela Universidade do Contestado (UnC) como docente nos cursos de graduação. Na UnC ocupou cargos de coordenador de Curso de Graduação, do programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, Direção Acadêmica do Campus Universitário de Canoinhas até o ano de 2010. Integrante do corpo docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional como responsável pelas disciplinas ?Universidade e Desenvolvimento Regional? e Educação e Desenvolvimento Regional?. Líder do grupo de pesquisa ?Educação, Política e Sociedade? dedicando-se a pesquisas nas seguintes linhas: Educação básica e profissional no Brasil; Educação e desenvolvimento regional; Formação de Educadores; Políticas Educacionais no Brasil e Desenvolvimento Local/Regional; Universidade e desenvolvimento local/regional; Universidade: história, políticas e avaliação. Integra o banco de avaliadores do MEC/INEP e do CEE/SC. Participou como delegado da CONAE nas esferas municipal, estadual e federal nas edições de 2014 e 2018. Integra: a) Comissão Estadual para Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação - Cemapee para o decênio 2015 ? 2024; b) o Fórum de Acompanhamento do Plano Municipal de Educação de Canoinhas. Integra o Conselho Municipal de Educação de Canoinhas, sendo seu Presidente. E-mail: argosgum@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7217-9025

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Published

2021-09-18

How to Cite

Milani, M. L., Carvalho, K. V. ., & Gumbowsky, A. . (2021). Challenges and Reordering of the Work Process in the Municipal SchoolIng Network of Canoinhas-SC: Training and Practices for Coping with the Pandemic by Covid-19. Devir Educação, 341–362. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.457