Projetos interdisciplinares e multidisciplinares nos anos finais do ensino fundamental:uma possibilidade de alçar voos para além das gaiolas epistemológicas

Autores

  • Sabrina Pellegrini Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Domingos Antonio Lopes Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Suzi Samá Universidade Federal do Rio Grande - FURG https://orcid.org/0000-0002-7490-9722

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.687

Palavras-chave:

Ensino por Projetos, Interdisciplinaridade, Educação Básica, Transformação na convivência

Resumo

A pandemia da covid-19 trouxe muitas perdas, mas também permitiu que a escola reinventasse o seu espaço e tempo de sala de aula. A partir das Gaiolas Epistemológicas e das Escolas Asas relatamos o ensino por projetos desenvolvido por duas escolas públicas do Estado do Rio Grande do Sul que apesar de todos os desafios impostos em 2020, romperam as grades de suas gaiolas e encorajaram os estudantes a voarem em busca do conhecimento. O ensino por projetos multidisciplinares e interdisciplinares, com suporte das tecnologias de informação e comunicação, em um universo tão atípico, vai ao encontro da proposta pedagógica dessas duas escolas, as quais buscam o entrelaçamento entre a razão, o fazer e o sentir. O papel do docente nessa proposta pedagógica não se restringe a trabalhar conceitos, inclui compreender e respeitar o pensar do outro, a situação do outro e as dificuldades do outro.

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Biografia do Autor

Sabrina Pellegrini, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em QUÍMICA LICENCIATURA HABILITAÇÃO CIÊNCIAS pela Universidade Federal do Rio Grande(2005), especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco(2006), ensino-medio-segundo-graupelo Instituto de Educação Juvenal Miller(1997), aperfeicoamento em A BNCC do Ensino Médio: Linguagens e suas tecnologias pelo Ministério da Educação(2020), aperfeicoamento em A BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Ciências pelo Ministério da Educação(2020), aperfeicoamento em 1ª Feira Municipal de Ciências pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura-São José do Norte(2019), aperfeicoamento em Formação para Articuladores do Programa Educação Conectada pelo Ministério da Educação(2020), aperfeicoamento em ll Seminário de Educação Ambiental escolar pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura-São José do Norte(2017), aperfeicoamento em Instrumentos de controle social e cidadania como exercer seus direitos pelo Ministério da Educação(2020) e aperfeicoamento em 4º Encontro dos Trabalhadores em educação pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura-São José do Norte(2018). Atualmente é Professora: nível II da Prefeitura Municipal de Rio Grande e Professor Ciências da Prefeitura Municipal de São josé do Norte. Tem experiência na área de Educação.

Domingos Antonio Lopes, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na FURG na Linha de Pesquisa em Linguagens e tecnologias na Educação em ciências com foco na Habilidades Socioemocionais em docentes na unidade temática Probabilidade e Estatística alicerçado na BNCC. Mestre pelo Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT, pela Universidade Federal do Rio Grande. Possui graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PLENA pela Universidade Federal do Rio Grande (2008) e graduação em ENGENHARIA CIVIL pela Universidade Federal do Rio Grande (1988). Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho(2010) pela Universidade Católica de Pelotas.Especialização em Gestão Escolar EAD pela Instituição SENAC/SP(2016) e Especialização em Ensino Lúdico EAD pela Faculdade Barão de Mauá/ SP(2015). Concursado pela Prefeitura Municipal da Cidade do Rio Grande, para desenvolver suas atividades enquanto docente e coordenador pedagógico, atendendo os Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Seguro e Docente/Coordenador nos cursos Técnicos Segurança do Trabalho e Administração da instituição SENAC Rio Grande. Atuou como Professor Substituto na Universidade Federal do Rio Grande, pela Escola de Engenharia com a disciplina de Engenharia de Segurança Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Estatística, Probabilidade e Geometria e, em Engenharia Civil, com ênfase na construção civil e segurança do trabalho e, com experiência na área de gestão, com ênfase na área de marketing e vendas. Faz parte do grupo de pesquisa EADTEC da Universidade Federal do Rio Grande e do GT 12 ( Educação Estatística) pela SBEM.

Suzi Samá, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestrado em Engenharia Oceânica (2001) e Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pós-Doutorado pela UFS sobre a contribuição da Neurociência Cognitiva no ensinar e aprender Estatística. Professora do Instituto de Matemática, Estatística e Física na área de Estatística da FURG. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências - FURG. Participa do grupo de pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia e do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística. Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Ciências ? Anos Finais do Ensino Fundamental ?Ciência é Dez?, ofertado pela CAPES/UAB. Coordenadora adjunta da área de Projetos de Vida do PNLD 2021 e Especialistas da área de matemática/estatística de Projetos Integradores do PNLD. Coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação Estatística (GT12) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) de 2015 a 2021 e 1º secretária da SBEM - Regional do Rio Grande do Sul desde 2018. Desenvolve pesquisa na área de Educação Estatística, implantação de tecnologias na educação e Educação a Distância.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Pellegrini, S., Antonio Lopes, D., & Samá, S. (2023). Projetos interdisciplinares e multidisciplinares nos anos finais do ensino fundamental:uma possibilidade de alçar voos para além das gaiolas epistemológicas. Devir Educação, 7(1), e–687. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.687

Edição

Seção

Dossiê temático: Múltiplos olhares sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas