Desafios e Reordenamentos do Processo de Trabalho na Rede Municipal de Ensino de Canoinhas-SC: Formação e Práticas para Enfrentamento da Pandemia pela Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.457Palavras-chave:
Educação. Ensino Fundamental. Pandemia. Reorganização Pedagógica. Ensino remoto.Resumo
O texto descreve os desafios, a mobilização, as decisões e a execução de medidas, ações e estratégias para o enfrentamento da suspensão das atividades educacionais presenciais na rede pública municipal de ensino do município de Canoinhas, estado de Santa Catarina decorrente da pandemia COVID-19. O estudo desenvolveu-se pelo método descritivo, com procedimentos de coletas de dados documentais e bibliográficos. Analisou-se sob a perspectiva processual das decisões e encaminhamentos realizados. O cenário pandêmico que se apresentou no início do ano letivo de 2020, representou um desafio aos gestores, educadores, equipes técnicas e pedagógicas, na reorganização dos programas suplementares educacionais de alimentação escolar, gestão, administração educacional e da assistência aos estudantes. A participação das instâncias de regulamentação e controle social, da política educacional do município, do estado e a assessoria de entidade representativa dos municípios associados na região, a Associação dos Municípios do Planalto Norte (AMPLANORTE), foi fundamental para que a interrupção das atividades educacionais não representasse uma ameaça ao processo de ensino-aprendizado. Considera-se que os desafios resultaram em desdobramentos a partir de estudos, discussões, planejamento e aprendizagens de novas formas de ensinar e aprender. A prática pedagógica desenvolvida de forma remota tornou-se realidade. As metodologias foram modificadas, a tecnologia tornou-se aliada no cotidiano escolar o que permitiu garantir o direito fundamental de acesso à educação por crianças, adolescentes, jovens e adultos do município de Canoinhas.
Downloads
Referências
BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Básica: Sinopse Estatística da Educação Básica – 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica. Acesso em 12 de abril de 2021.
BRASIL. Portaria nº 188, Ministério da Saúde, 3 de fevereiro de 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/Portaria-188-20-ms.htm. Acesso em 26 de março de 2021.
BRASIL Decreto Legislativo nº 6, de 2020, reconhece a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/DLG6-2020.htm. Acesso em 25 de março de 2021.
BRASIL. Medida provisória n. 934, 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/. Acesso em 28 de março de 2021.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020. Orienta a reorganização do calendário escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ Acesso em 28 de março de 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde/CNESNet. Disponível em : http://cnes2.datasus.gov.br/Lista_Es_Municipio.asp. Acesso em 15 de maio de 2021.
BRASIL. Lei federal n. 14.040, de 18 de agosto de 2020. Autoriza a oferta de atividades pedagógicas não presenciais para a educação infantil. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.040-de-18-de-agosto-de-2020-272981525. Acesso em 15 de maio de 2021.
CANOINHAS. Decreto municipal n. 58, de 17 março de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da infecção humana pelo novo coronavírus (covid-19) e dá outras providências. Disponível em: https://view.officeapps.live.com/op/view. Acesso em 17 de maio de 2021.
CANOINHAS. Resolução SME n.001/2020, de 28 de abril de 2020. Institui a Comissão Intersetorial de Alimentação Escolar. Disponível em: https://edicao.dom.sc.gov.br/ Acesso em 26 de março de 2021.
CANOINHAS. RESOLUÇÃO n. 002/CME/2020, 07 de abril de 2020. Estabelece Normas de Orientações sobre o Regime Especial de Atividades de Aprendizagem Não Presenciais para o Sistema Municipal de Ensino de Canoinhas. Disponível em: https://view.officeapps.live.com/op/view. Acesso em 28 de março de 2021.
CANOINHAS. Lei municipal n. 6.240. Autoriza a doação de alimentos e dá outras providências. Disponível em: https://www.pmc.sc.gov.br/legislacao/ Acesso em 12 de abril de 2021.
Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa.
11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.Disponível em: http://www.unirio.br/cla/ppgeac/processo-seletivo-2021/bibliografia-2021/freire-paulo-pedagogia-da-autonomia-saberes-necessarios-a-pratica-educativa/view. Acesso em 17 de julho de 2021.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/canoinhas/panorama. Acesso em: 15 de maio de 2021
LUEDERS, Patricia. As redes municipais de educação diante da pandemia. FIOCRUZ, abril, 2020. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/ Acesso em 17 de maio de 2021
MAFRA. Proposta Curricular de Educação Básica das Redes Municipais da Amplanorte. Amplanorte, Senac-SC. Mafra: Amplanorte, 2020. Disponível em: https://static.fecam.net.br/uploads/726/arquivos/1696132_PROPOSTA_CURRICULAR_DE_EDUCACAO_BASICA___AMPLANORTE.pdf. Acesso em 28 de março de 2021.
MORI, Cristina Kiomi. Políticas públicas para inclusão digital no Brasil: aspectos institucionais e efetividade em iniciativas federais de disseminação de telecentros no período 2000-2010. 2011. 351 f. Tese (Doutorado em Política Social) —Universidade de Brasília, Brasília, 2011. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/10560. Acesso em 30 de junho de 2021
SANTA CATARINA Decreto do governo do Estado de Santa Catarina n. 515 de 17 de março de 2020. Disponível em: https://www.sc.gov.br/images/Secom_Noticias/Documentos/. Acesso em 26 de março de 2021
SANTA CATARINA. Tribunal de Contas do Estado. Nota técnica CTE-IRB n° 01/2020, Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa, de 08 de abril de 2020. Orientações aos gestores de Educação durante e após a pandemia de Covid-19. Florianópolis: TCE/SC- DAE, 2020. Disponível em: https://www.tcesc.tc.br/. Acesso em 26 de março de 2021.
SILVA, Maria Lúcia Ferreira da; CAMPELO, Calebe Lucas Feitosa; BORGES, Eli Linhares de Meneses. Tecnologias na Educação: perspectivas e desafios na formação de professores frente à pandemia do novo coronavírus. Revista Educação Pública, v. 21, nº 16, Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/16/tecnologias-na-educacao-perspectivas-e-desafios-na-formacao-de-professores-frente-a-pandemia-do-novo-coronavirus. Acesso em 4 de maio de 2021.
UNIÃO brasileira dos estudantes secundaristas, centro de estudos e memória da juventude. direito humano à educação na pandemia: desafios, compromissos. São Paulo, 2021. Disponível em: https://ubes.org.br/2021/ubes-lanca-documento-sobre-educacao-na-pandemia/. Acesso em 30 de junho de 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.