Entre la docencia y la enfermería: la formación pedagógica de enfermeros-docentes en la educación profesional y tecnológica

Autores/as

  • Bruna Nascimento Magalhães CEFETMG/IFSUDESTE - MG https://orcid.org/0009-0007-2076-7216
  • Luciana Aparecida Silva de Azeredo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG
  • Marcelle Teixeira Girundi Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1071

Palabras clave:

Educación profesional y tecnológica;, Enfermería;, Inclusión.

Resumen

Este artículo, derivado de una tesis de maestría, tiene como objetivo problematizar las prácticas formativas de los enfermeros-docentes en/de la Educación Profesional y Tecnológica (EPT), planteando cuestiones relacionadas con la formación pedagógica inclusiva. Para ello, recurrimos al Análisis del Discurso de línea francesa (AD) y a las herramientas conceptuales foucaultianas, prestando especial atención a la disciplina y la gubernamentalidad. Los participantes de la investigación son enfermeros-docentes que actúan en la EPT, específicamente en cursos Técnicos de Enfermería. Al analizar la historia de la formación del enfermero en Brasil, observamos una orientación curricular centrada en la naturaleza técnica de la acción profesional, dejando de lado el estímulo al desarrollo de prácticas pedagógicas, como si estas no fueran relevantes para el ejercicio profesional. De este modo, se vuelve fundamental revisar conceptos obsoletos en la formación académica de los enfermeros, de modo que el saber pedagógico pueda integrarse a la formación profesional en la EPT. Otra cuestión importante se refiere a las prácticas pedagógicas inclusivas, que terminan siendo desconsideradas debido a las carencias propias de la formación tradicional del enfermero. Así, el análisis de los discursos de los entrevistados revela cómo la formación en Enfermería está orientada hacia el asistencialismo, reproduciendo una lógica neoliberal en detrimento de las prácticas pedagógicas inclusivas, lo que señala la necesidad de repensar la formación en Enfermería en el contexto de la EPT en Brasil.

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Biografía del autor/a

Bruna Nascimento Magalhães, CEFETMG/IFSUDESTE - MG

Graduação em Enfermagem pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2008). Especialização em Gerenciamento de Enfermagem na Rede Básica pela Fundação Ezequiel Dias( 2009). Extensão universitária em Programa Especial de Formação Pedagógica na área de biologia (2013) . Mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais-CEFET/MG. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais-CEFET/MG. Atuou na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerias nas áreas de psiquiatria com ênfase no tratamento de pacientes agudos, terapia intensiva e clínica médica. Desde de 2011 faz parte do quadro de docentes (DE) do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais/Campus Barbacena. Atua com pesquisas na perspectiva pós-crítica, alinhadas aos estudos discursivos foucaultianos. É membro do Grupo de Estudos Discurso e Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica (GEDS-EPT).

Luciana Aparecida Silva de Azeredo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Doutora em Educação, Mestre em Linguística Aplicada, licenciada em Letras Português/Inglês e em Pedagogia. Foi pesquisadora visitante na University of Sheffield (Inglaterra) e é especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira. Realizou estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Desde 2018, é servidora efetiva no CEFET-MG, onde atua como professora e pesquisadora no Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC) e no Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET) em Belo Horizonte. Realiza e orienta pesquisas na perspectiva pós-crítica, especificamente a partir dos estudos discursivos foucaultianos. É líder do Grupo de Estudos Discurso e Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica (GEDS-EPT) e membro da Rede Mineira de Pesquisa em Educação (RMPE) e de grupos de pesquisa como o Observatório de Políticas Públicas (UTFPR), Grupo de Estudos foucaultianos e Educação (Universidade São Francisco - SP). Desde 1993, atua no ensino e aprendizagem de línguas, tendo lecionado na graduação e pós-graduação em instituições do Vale do Paraíba Paulista, como FATEC, UNITAU, UNISAL e UNIFUNVIC e também em escolas de idiomas como Cultura Inglesa, Yázigi e Wizard

Marcelle Teixeira Girundi, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Mestranda em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET - MG), com bolsa concedida pelo (CEFET - MG); Especialista em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); bacharel em Relações Internacionais e licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - MG). Atuei como professora de História do Ensino Médio pela (SEE - MG), tendo vasta experiência na área educacional, tanto em espaços formais quanto informais; Membro do Grupo de Estudos do Discurso e Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica (GEDS - EPT) e colaboradora da Rede Mineira de Pesquisa em Educação (RMPE). 

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Publicado

2025-11-07

Cómo citar

Nascimento Magalhães, B., Aparecida Silva de Azeredo, L., & Teixeira Girundi, M. (2025). Entre la docencia y la enfermería: la formación pedagógica de enfermeros-docentes en la educación profesional y tecnológica . Devir Educação, 9(1), e-1071. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1071