Between teaching and nursing: pedagogical training of nurse-teachers in professional and technological education

Authors

  • Bruna Nascimento Magalhães CEFETMG/IFSUDESTE - MG https://orcid.org/0009-0007-2076-7216
  • Luciana Aparecida Silva de Azeredo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG
  • Marcelle Teixeira Girundi Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1071

Keywords:

Professional and technological education;, Nursing;, Inclusion.

Abstract

This article, a development of a master’s thesis, aims to problematize the formative practices of nurse-educators within/for Professional and Technological Education, raising questions related to inclusive pedagogical training. To this end, we draw on French Discourse Analysis (DA) and Foucauldian conceptual tools, with particular attention to discipline and governmentality. The research participants are nurse-educators who work in Professional and Technological Education, specifically in Technical Nursing programs. When analyzing the history of nursing education in Brazil, we observe that the curriculum is primarily oriented toward the technical nature of nursing practice, neglecting the encouragement of pedagogical development, as if such practices were not relevant to the professional performance of nurses. Therefore, it is essential to revisit outdated concepts in the academic training of nurses so that pedagogical knowledge can be integrated into the professional education of nurses. Another important issue concerns inclusive pedagogical practices, which are often overlooked due to the traditional nurse training model. Thus, the analysis of the interviewees’ discourses reveals how nursing education is oriented toward assistance and care, reproducing a neoliberal logic at the expense of inclusive pedagogical practices. This highlights the need to rethink nursing education within the context of Professional and Technological Education in Brazil.

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Author Biographies

Bruna Nascimento Magalhães, CEFETMG/IFSUDESTE - MG

Graduação em Enfermagem pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2008). Especialização em Gerenciamento de Enfermagem na Rede Básica pela Fundação Ezequiel Dias( 2009). Extensão universitária em Programa Especial de Formação Pedagógica na área de biologia (2013) . Mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais-CEFET/MG. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais-CEFET/MG. Atuou na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerias nas áreas de psiquiatria com ênfase no tratamento de pacientes agudos, terapia intensiva e clínica médica. Desde de 2011 faz parte do quadro de docentes (DE) do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais/Campus Barbacena. Atua com pesquisas na perspectiva pós-crítica, alinhadas aos estudos discursivos foucaultianos. É membro do Grupo de Estudos Discurso e Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica (GEDS-EPT).

Luciana Aparecida Silva de Azeredo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Doutora em Educação, Mestre em Linguística Aplicada, licenciada em Letras Português/Inglês e em Pedagogia. Foi pesquisadora visitante na University of Sheffield (Inglaterra) e é especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira. Realizou estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Desde 2018, é servidora efetiva no CEFET-MG, onde atua como professora e pesquisadora no Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC) e no Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET) em Belo Horizonte. Realiza e orienta pesquisas na perspectiva pós-crítica, especificamente a partir dos estudos discursivos foucaultianos. É líder do Grupo de Estudos Discurso e Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica (GEDS-EPT) e membro da Rede Mineira de Pesquisa em Educação (RMPE) e de grupos de pesquisa como o Observatório de Políticas Públicas (UTFPR), Grupo de Estudos foucaultianos e Educação (Universidade São Francisco - SP). Desde 1993, atua no ensino e aprendizagem de línguas, tendo lecionado na graduação e pós-graduação em instituições do Vale do Paraíba Paulista, como FATEC, UNITAU, UNISAL e UNIFUNVIC e também em escolas de idiomas como Cultura Inglesa, Yázigi e Wizard

Marcelle Teixeira Girundi, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Mestranda em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET - MG), com bolsa concedida pelo (CEFET - MG); Especialista em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); bacharel em Relações Internacionais e licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - MG). Atuei como professora de História do Ensino Médio pela (SEE - MG), tendo vasta experiência na área educacional, tanto em espaços formais quanto informais; Membro do Grupo de Estudos do Discurso e Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica (GEDS - EPT) e colaboradora da Rede Mineira de Pesquisa em Educação (RMPE). 

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Published

2025-11-07

How to Cite

Nascimento Magalhães, B., Aparecida Silva de Azeredo, L., & Teixeira Girundi, M. (2025). Between teaching and nursing: pedagogical training of nurse-teachers in professional and technological education. Devir Educação, 9(1), e-1071. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1071