Saberes docentes necessários para a inclusão de estudantes com deficiência nas aulas de educação física no Ensino Médio Integrado
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.857Palavras-chave:
Educação física, Saberes docentes, Inclusão, Ensino Médio IntegradoResumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado, que teve por finalidade abordar os saberes docentes necessários para promover a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física no Ensino Médio Integrado. O objetivo geral deste estudo foi mapear e descrever os saberes docentes mobilizados pelos professores de Educação Física, a fim de efetivar a inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Médio Integrado, dando ênfase ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Em termos metodológicos, o estudo privilegiou a aplicação de questionários e entrevistas com professores de Educação Física, que atuam no Instituto Federal Sul-rio-grandense. Como procedimento para análise dos dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva. O referencial teórico do estudo aborda os saberes docentes e a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física no Ensino Médio Integrado da Educação Profissional e Tecnológica. Como resultados, foram identificadas três categorias: os Saberes da Formação, os Saberes da Experiência e os Saberes dos Desafios.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre - Imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Editora Vozes. 2000.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988 […]. Brasília, DF: Senado Federal, 2016a. Disponível em:https://www2.senado.leg.br/dsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf Acesso em: 23 fev. 2024.
BOSCATTO, Juliano Daniel. Proposta curricular para a educação física no Instituto Federal de Santa Catarina: uma proposta colaborativa virtual. 2017. 164f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, 2017.
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 24. ed. Campinas/SP: Papirus, 1989. Edição 24º, 2011.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Tradução de Joice Elias Costa. Porto Alegre. 2009.
FRIGOTTO, Gaudêncio et al. Produção de conhecimentos de Ensino Médio integrado: dimensões epistemológicas e político-pedagógicas. io de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2014.
GARIGLIO, José Angelo. Fazeres e saberes pedagógicos de professores de educação física. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2013.
GOMES, Irene. Pessoas com deficiência têm menor acesso à educação, ao trabalho e à renda. Agência IBGE Notícias, 2012. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37317-pessoas-com-deficiencia-tem-menor-acesso-a-educacao-ao-trabalho-e-a-renda. Acesso em: 23 fev. 2024.
MARCELINO, Valéria de Souza; SILVA, Arthur Rezende. Análise Textual Discursiva (ATD): teoria e prática. Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia Editora, 2022.
MENDES, Encéia Gonçalves. A política de educação inclusiva e o futuro das instituições especializadas no Brasil. Education Policy Analysis Archives, v. 27, p. 22-22, mar., 2018. Disponivel em: < http://dx.doi.org/10.14507/epaa.27.3167>. Acesso em: 20 fev. 2024
MENDES, Enicéia Gonçalves; SONZA, Andréa Poletto; VILARONGA, Carla Ariela Rios. Os NAPNEs e o plano educacional individualizado nos Institutos Federais de Educação. Revista Educação Especial, v. 33, p. 1-24, Nov., 2017. Disponível em: <http://orcid.org/0000-0003-3673-0681>. Acesso em: 01, mar., 2023.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.
NUNES, Jacqueline da Silva et al. Formação de professores de educação física para a educação inclusiva: práticas corporais para crianças autistas. Dourados/MS: mai., 2019.
SIQUEIRA, Mônica Frigini. Educação física, autismo e inclusão: ressignificando a
prática pedagógica. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Espírito
Santo. Mestrado em educação física. Programa de Pós-Gradução em educação
física, 2011
TARDIF, Maurice; LESSARD, Calude. O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis, Rj: Vozes, 2014
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
THOUSAND, J. S.; VILLA, R. A. Enhancing success in heterogeneous schools. In: STAINBACK, S.; STAINBACK, W.; FOREST, M. Educating all students in the mainstream of regular education. Baltimore: Paul H Brookes, 1989. p. 89-104.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.