Saberes docentes necessários para a inclusão de estudantes com deficiência nas aulas de educação física no Ensino Médio Integrado

Autores

  • Fernanda Maurente Machado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul.
  • Renata Porcher Scherer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.857

Palavras-chave:

Educação física, Saberes docentes, Inclusão, Ensino Médio Integrado

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado, que teve por finalidade abordar os saberes docentes necessários para promover a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física no Ensino Médio Integrado. O objetivo geral deste estudo foi mapear e descrever os saberes docentes mobilizados pelos professores de Educação Física, a fim de efetivar a inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Médio Integrado, dando ênfase ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Em termos metodológicos, o estudo privilegiou a aplicação de questionários e entrevistas com professores de Educação Física, que atuam no Instituto Federal Sul-rio-grandense. Como procedimento para análise dos dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva. O referencial teórico do estudo aborda os saberes docentes e a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física no Ensino Médio Integrado da Educação Profissional e Tecnológica. Como resultados, foram identificadas três categorias: os Saberes da Formação, os Saberes da Experiência e os Saberes dos Desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Maurente Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul.

Mestra em Educação Profisisonal Tecnológica- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Charqueadas (2024). Especialista em Educação Física Escolar - Universidade Federal de Pelotas (2022). Graduada em Educação Física -Bacharelado Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2018). Especialista em Saúde Mental Coletiva Residência Multiprofissional - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (2016). Graduada em Educação Física Licenciatura - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Em (2010), atuou como bolsista de iniciação científica na área da Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos contemplando os seguintes temas: pesquisa, ensino, qualidade de ensino, comunidade e modalidade Ead. Possui experiência em projetos sociais, dentro e fora da escola, realizou intervenções interdisciplinares e multidisciplinares com Ensino infantil, fundamental e médio através do esporte; atuou como Tutora Externa no curso de Educação Física no Polo de São Lourenço do Sul , através da Uniasselvi (RS) , lecionou como professora substituta no Instituto Federal Sul-Rio-grandense -Campus de Sapucaia do Sul; e atualmente é Instrutora de academia no Serviço Social do Comércio - (Sesc, Unidade de Canoas).

Renata Porcher Scherer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do  Rio  dos  Sinos  (UNISINOS). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia  Sul-rio-grandense  e  no  Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede (ProfEPT). Integra o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/CNPq) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica (GEPEPT/CNPq).

Referências

ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre - Imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Editora Vozes. 2000.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988 […]. Brasília, DF: Senado Federal, 2016a. Disponível em:https://www2.senado.leg.br/dsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf Acesso em: 23 fev. 2024.

BOSCATTO, Juliano Daniel. Proposta curricular para a educação física no Instituto Federal de Santa Catarina: uma proposta colaborativa virtual. 2017. 164f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, 2017.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 24. ed. Campinas/SP: Papirus, 1989. Edição 24º, 2011.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Tradução de Joice Elias Costa. Porto Alegre. 2009.

FRIGOTTO, Gaudêncio et al. Produção de conhecimentos de Ensino Médio integrado: dimensões epistemológicas e político-pedagógicas. io de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2014.

GARIGLIO, José Angelo. Fazeres e saberes pedagógicos de professores de educação física. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2013.

GOMES, Irene. Pessoas com deficiência têm menor acesso à educação, ao trabalho e à renda. Agência IBGE Notícias, 2012. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37317-pessoas-com-deficiencia-tem-menor-acesso-a-educacao-ao-trabalho-e-a-renda. Acesso em: 23 fev. 2024.

MARCELINO, Valéria de Souza; SILVA, Arthur Rezende. Análise Textual Discursiva (ATD): teoria e prática. Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia Editora, 2022.

MENDES, Encéia Gonçalves. A política de educação inclusiva e o futuro das instituições especializadas no Brasil. Education Policy Analysis Archives, v. 27, p. 22-22, mar., 2018. Disponivel em: < http://dx.doi.org/10.14507/epaa.27.3167>. Acesso em: 20 fev. 2024

MENDES, Enicéia Gonçalves; SONZA, Andréa Poletto; VILARONGA, Carla Ariela Rios. Os NAPNEs e o plano educacional individualizado nos Institutos Federais de Educação. Revista Educação Especial, v. 33, p. 1-24, Nov., 2017. Disponível em: <http://orcid.org/0000-0003-3673-0681>. Acesso em: 01, mar., 2023.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.

NUNES, Jacqueline da Silva et al. Formação de professores de educação física para a educação inclusiva: práticas corporais para crianças autistas. Dourados/MS: mai., 2019.

SIQUEIRA, Mônica Frigini. Educação física, autismo e inclusão: ressignificando a

prática pedagógica. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Espírito

Santo. Mestrado em educação física. Programa de Pós-Gradução em educação

física, 2011

TARDIF, Maurice; LESSARD, Calude. O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis, Rj: Vozes, 2014

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

THOUSAND, J. S.; VILLA, R. A. Enhancing success in heterogeneous schools. In: STAINBACK, S.; STAINBACK, W.; FOREST, M. Educating all students in the mainstream of regular education. Baltimore: Paul H Brookes, 1989. p. 89-104.

Downloads

Publicado

2024-10-29

Como Citar

Maurente Machado, F., & Porcher Scherer, R. (2024). Saberes docentes necessários para a inclusão de estudantes com deficiência nas aulas de educação física no Ensino Médio Integrado. Devir Educação, 8(1), e–857. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.857

Edição

Seção

Artigos