Entre a docência e a enfermagem: a formação pedagógica do enfermeiro-docente na educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1071Palavras-chave:
Educação profissional e tecnológica;, Enfermagem;, Inclusão.Resumo
O presente artigo, desdobramento de uma dissertação de mestrado, objetiva problematizar as práticas formativas dos enfermeiros-docentes da/para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), levantando questões referentes à formação pedagógica inclusiva. Para tal, recorremos a Análise do Discurso de linha francesa (AD) e as ferramentas conceituais foucaultianas, com atenção especial à disciplina e à governamentalidade. Os participantes da pesquisa foram enfermeiros-docentes que atuam na EPT, diretamente em cursos Técnicos em Enfermagem. Ao analisarmos o histórico da formação do (a) enfermeiro (a) no Brasil, vemos a orientação do currículo voltada para a natureza técnica de ação do profissional de Enfermagem, sendo deixado de lado o estímulo ao desenvolvimento de práticas pedagógicas, como se as mesmas não fossem importantes para a atuação desse profissional. Desse modo, torna-se fundamental reaver conceitos ultrapassados dentro da formação acadêmica dos (as) enfermeiros (as) para que o saber pedagógico possa caminhar em conjunto na formação do profissional da Enfermagem na (EPT). Outra importante questão é relativa às práticas pedagógicas inclusivas que acabam sendo deixadas de lado pela carência a partir da formação tradicional do (a) enfermeiro (a). Podemos assim, perceber que a análise de dizeres dos entrevistados nos remete a como a formação do (a) enfermeiro (a) está voltada para o assistencialismo, reproduzindo a lógica neoliberal, em detrimento de práticas pedagógicas inclusivas, o que aponta para a necessidade de se repensar a formação em Enfermagem no contexto da EPT no Brasil.
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