Entre a docência e a enfermagem: a formação pedagógica do enfermeiro-docente na educação profissional e tecnológica

Autores

  • Bruna Nascimento Magalhães CEFETMG/IFSUDESTE - MG https://orcid.org/0009-0007-2076-7216
  • Luciana Aparecida Silva de Azeredo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG
  • Marcelle Teixeira Girundi Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1071

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica;, Enfermagem;, Inclusão.

Resumo

O presente artigo, desdobramento de uma dissertação de mestrado, objetiva problematizar as práticas formativas dos enfermeiros-docentes da/para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), levantando questões referentes à formação pedagógica inclusiva. Para tal, recorremos a Análise do Discurso de linha francesa (AD) e as ferramentas conceituais foucaultianas, com atenção especial à disciplina e à governamentalidade. Os participantes da pesquisa foram enfermeiros-docentes que atuam na EPT, diretamente em cursos Técnicos em Enfermagem. Ao analisarmos o histórico da formação do (a) enfermeiro (a) no Brasil, vemos a orientação do currículo voltada para a natureza técnica de ação do profissional de Enfermagem, sendo deixado de lado o estímulo ao desenvolvimento de práticas pedagógicas, como se as mesmas não fossem importantes para a atuação desse profissional. Desse modo, torna-se fundamental reaver conceitos ultrapassados dentro da formação acadêmica dos (as) enfermeiros (as) para que o saber pedagógico possa caminhar em conjunto na formação do profissional da Enfermagem na (EPT). Outra importante questão é relativa às práticas pedagógicas inclusivas que acabam sendo deixadas de lado pela carência a partir da formação tradicional do (a) enfermeiro (a). Podemos assim, perceber que a análise de dizeres dos entrevistados nos remete a como a formação do (a) enfermeiro (a) está voltada para o assistencialismo, reproduzindo a lógica neoliberal, em detrimento de práticas pedagógicas inclusivas, o que aponta para a necessidade de se repensar a formação em Enfermagem no contexto da EPT no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Nascimento Magalhães, CEFETMG/IFSUDESTE - MG

Graduação em Enfermagem pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2008). Especialização em Gerenciamento de Enfermagem na Rede Básica pela Fundação Ezequiel Dias( 2009). Extensão universitária em Programa Especial de Formação Pedagógica na área de biologia (2013) . Mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais-CEFET/MG. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais-CEFET/MG. Atuou na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerias nas áreas de psiquiatria com ênfase no tratamento de pacientes agudos, terapia intensiva e clínica médica. Desde de 2011 faz parte do quadro de docentes (DE) do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais/Campus Barbacena. Atua com pesquisas na perspectiva pós-crítica, alinhadas aos estudos discursivos foucaultianos. É membro do Grupo de Estudos Discurso e Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica (GEDS-EPT).

Luciana Aparecida Silva de Azeredo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Doutora em Educação, Mestre em Linguística Aplicada, licenciada em Letras Português/Inglês e em Pedagogia. Foi pesquisadora visitante na University of Sheffield (Inglaterra) e é especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira. Realizou estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Desde 2018, é servidora efetiva no CEFET-MG, onde atua como professora e pesquisadora no Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC) e no Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET) em Belo Horizonte. Realiza e orienta pesquisas na perspectiva pós-crítica, especificamente a partir dos estudos discursivos foucaultianos. É líder do Grupo de Estudos Discurso e Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica (GEDS-EPT) e membro da Rede Mineira de Pesquisa em Educação (RMPE) e de grupos de pesquisa como o Observatório de Políticas Públicas (UTFPR), Grupo de Estudos foucaultianos e Educação (Universidade São Francisco - SP). Desde 1993, atua no ensino e aprendizagem de línguas, tendo lecionado na graduação e pós-graduação em instituições do Vale do Paraíba Paulista, como FATEC, UNITAU, UNISAL e UNIFUNVIC e também em escolas de idiomas como Cultura Inglesa, Yázigi e Wizard

Marcelle Teixeira Girundi, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Mestranda em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET - MG), com bolsa concedida pelo (CEFET - MG); Especialista em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); bacharel em Relações Internacionais e licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - MG). Atuei como professora de História do Ensino Médio pela (SEE - MG), tendo vasta experiência na área educacional, tanto em espaços formais quanto informais; Membro do Grupo de Estudos do Discurso e Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica (GEDS - EPT) e colaboradora da Rede Mineira de Pesquisa em Educação (RMPE). 

Referências

CARVALHO, Sebastião Barbosa; MESQUITA, Rafael Fernandes de. A evolução da Educação Profissional no Brasil e no Estado do Piauí: Um Estudo Comparativo Histórico. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. EE02, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33486. Acesso em: 5 dez. 2024.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde (CNS). Resolução nº 573, de 31 de janeiro de 2018. Recomendações do Conselho Nacional de Saúde à proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de graduação Bacharelado em Enfermagem. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2018/Reso573.pdf. Acesso em: 12 abr. 2022.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 15 jun 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES nº 443/2024, de 17 de abril de 2024. Dispõe sobre a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Enfermagem (licenciatura e bacharelado). Brasília, DF, 2024. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/docman/julho-2024/264151-pces443-24/file. Acesso em: 11 jun. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial (SEESP). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica - linha do tempo, Brasília: MEC/SETEC, 2009.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 06, de 20 de setembro de 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&

alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192.

Acesso em 14 jun. 2017.

CARVALHO, Sebastião Barbosa; MESQUITA, Rafael Fernandes de. A Evolução Da Educação Profissional No Brasil e no Estado do Piauí: Um Estudo Comparativo Histórico. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. EE02, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33486. Acesso em: 12 dez. 2024.

CESAR, Leide Patrícia da Silva; LINS, Rafaella Rosa dos Santos; MOI, Raysa Soares; AZEVEDO, Jefferson Manhães de. Formação pedagógica de professores da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil: breve histórico e os desafios contemporâneos. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v, 19, p. 1-16, 2024. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em: 13 nov. 2024.

COSTA, Maria Adélia; COUTINHO, Eduardo Henrique Lacerda. Entre o saber e o fazer docente na educação profissional técnica de nível médio. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 23, n. 3, p. 408-424, jul./set. 2019. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2019.233.02/60747170. Acesso em: 10 dez.2024.

CUNHA, Luiz Antonio. O ensino de oficios artesanais e manufatureiros no Brasil Escravocrata. São Paulo: Editora UNESP, Brasília, DF: Flacso, 2000.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. Introdução à edição inglesa. In:___. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca, Espanha, 1994.

FERNANDES, Amélia Carolina Lopes. Educando para a diversidade: a formação do Enfermeiro com vistas à educação inclusiva. Orientadora: Profª. Drª Moêmia Gomes de Oliveira Miranda.2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Saúde e Sociedade), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade,2014. Disponível em: <https://www.uern.br/controledepaginas/ppgss-alunos-regulares-2012/arquivos/2856dissertaa%E2%80%A1a%C6%92o_ama%E2%80%B0lia_carolina_lopes_fernandes_ppgss_uern.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2022.

FERNANDES, Cleudemar. Análise do discurso: reflexões introdutórias. 2. ed. São Carlos:Claraluz, 2007.

FERREIRA, Bárbara Laureny Lopes. Reconhecimento de saberes e competências no CEFET-MG e no IFMG sob o prisma foucaultiano. Orientadora: Luciana Aparecida Silva de Azeredo. 2024. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2024. Disponível em: file:///C:/Users/55329/Downloads/2024_FERREIRA_RECONHECIMENTO%20DE%20SABERES%20E%20COMPET%C3%8ANCIAS%20NO%20CEFET-MG%20E%20NO%20IFMG%20SOB%20O%20PRISMA%20FOUCAULTIANO.pdf. Acesso em: 13 jun. 2025.

FOUCAULT, Michel. Disciplina. In: FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução Raquel Ramalhete. 41. ed. Petrópolis: Vozes, 2013b. p.131- 163.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso dado no Collège de France (1977-1978). Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: ArtMed, 2015.

KUENZER, Acácia Z. (org). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2007.

MAGALHÃES, Bruna do Nascimento; AZEREDO, Luciana Aparecida Silva de. A atuação do enfermeiro-docente sob a ótica da in/exclusão: um olhar a partir de Foucault. São Carlos: Pedro & João Editores, 2024.

MAGALHÃES, Bruna do Nascimento; AZEREDO, Luciana Aparecida Silva de. A inclusão no curso técnico em Enfermagem na perspectiva da biopolítica e da governamentalidade de Michel Foucault: um relato de experiência. Cadernos Cajuína, [S. l.], v. 8, n. 2, p. e238228, 2023. Disponível em: https://v3.cadernoscajuina.pro.br/index.php/revista/article/view/84. Acesso em: 11 jun. 2025.

MOURA, Henrique Moura. Entrevista: Professor Dante Henrique Moura. Entrevista concedida a Lenina Lopes Soares SILVA, Eulália Raquel Gusmão de Carvalho Neto, Adriana Aparecida de Souza. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 13, p. 22–37, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4162. Acesso em: 10 dez. 2024.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 8. Ed. Campinas: Pontes, 1996.

PACHECO, Eliezer. Desvendando os Institutos Federais: Identidade e Objetivos. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 4–22, 2020. DOI: 10.36524/profept.v4i1.575. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/575. Acesso em: 13 dez. 2024.

PEREIRA, Rosamaria Reo; SILVA, Simone Souza da Costa; FACIOLA, Rosana Assef;

PONTES, Fernando Augusto Ramos; MAÉLY, Ferreira Holanda Ramos. Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: uma revisão sistemática. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 29, n. 54, p. 147-160, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/19898. Acesso em: 23 jul. 2021.

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, v. 5, 2014.

ROCHA, Telma Brito; MIRANDA, Theresinha Guimarães. Acesso e permanência do aluno com deficiência na instituição de ensino superior. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 22, n. 34, p. 197-212, maio/ago. 2009. Disponível em: file:///C:/Users/Samsung/Downloads/clenio,+273-939-1-CE%20(1).pdf. Acesso em: 17 jun. 2021.

SGARBI, Aniandra Karol Gonçalves; MARQUES, Mayara Paula da Silva; CALÇAS, IngrithRaphaelle Rodrigues. Formação do enfermeiro para a docência no ensino técnico em enfermagem. Interfaces da Educação, Mato Grosso do Sul, v. 6, n. 17, p. 44–65, out. 2015. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/745. Acesso em: 15 out. 2021.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Formação didática do educador contemporâneo: desafios e perspectivas. In: Universidade estadual paulista. Prograd. Caderno de Formação, São Paulo, v. 9, p. 33-58. 2011.

Downloads

Publicado

2025-11-07

Como Citar

Nascimento Magalhães, B., Aparecida Silva de Azeredo, L., & Teixeira Girundi, M. (2025). Entre a docência e a enfermagem: a formação pedagógica do enfermeiro-docente na educação profissional e tecnológica. Devir Educação, 9(1), e-1071. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1071

Edição

Seção

Dossiê