Incarcerated subjectivity and the Sertão: literature as a source of categories for the Philosophy of Education.

Authors

  • Miriam Saiki Universidade São Francisco - USF
  • Allan Silva Coelho Universidade São Francisco - USF

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.810

Keywords:

Literature, Sertão, Jagunço, Subjectivity, critique of modernity

Abstract

This article is inspired by the study of the literary work “Grande Sertão: Veredas”, by João Guimarães Rosa, seeking elements that contribute to the reflections of the Philosophy of Education on the foundations of the formation of the human being. It is understood that the formation of the human being is not limited to aspects that the modern world has agreed to call educational and that education is a process in which the human is made to the same extent that a specific reading of the whole of life has been constituted. . The literary work, in its aesthetic experience, different from the Cartesian philosophical approach to academic theory, allows us to approach nuances that we sometimes lose or do not seem possible to achieve in dissertation argumentation, including the formation of the ethical field. In this field, from a theoretical framework of Critical Theory, this theoretical essay of a bibliographic nature discusses the relationships between the sertanejo and the Sertão in the constitution of an incarcerated subjectivity.

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Author Biographies

Miriam Saiki, Universidade São Francisco - USF

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Educação pelo PPGSS em Educação - USF/Itatiba-SP. Doutora em Educação pelo PPGSS em Educação - USF/Itatiba. Especialista em Educação, com área de concentração em Docência Universitária (FAE Centro Universitário). Especialista em Sociologia pela Universidade Candido Mendes. Especialista em Metodologia e Técnicas de Pesquisa pela FGV/RJ. Experiência docente na área de Sociologia, Educação e Linguagens Artísticas e Corporais na Universidade São Francisco. Experiência como Professora de Sociologia, Formação Humana e História no Ensino Fundamental e Ensino Médio na Escola La Fontaine (Jundiaí-SP) e Colégio Bom Jesus - unidade Itatiba (SP). Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa TCTCLAE/CNPq/USF.

Allan Silva Coelho, Universidade São Francisco - USF

Graduação em Filosofia (2002) pela Assunção/UniFAI, mestrado (2006) e doutorado (2014) em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com estágio de pesquisa de doutorado no CEIFR da EHESS/Paris-França (Programa CAPES-PDSE). Realizou pesquisa pós-doutoral (2018-2019) no Centre détudes en sciences sociales du religieux da École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, com a supervisão de Michael Löwy. Foi pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP (2015-2020). É professor e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco USF. Écoordenador da linha de pesquisa "Educação, Sociedade e Processos Formativos" do PPGE-USF. Membro do comitê institucional de Pesquisa e Iniciação Científica da USF. Tem colaborado como assessor do CELAM (Bogotá) e lidera a Rede Interdisciplinar Capitalismo como Religião envolvendo pesquisadores de diversos países. Membro das seguintes associações científicas: SOFIE Sociedade de Filosofia da Educação. Afyl Associación Filosofia y Liberación. Gt 17 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). GT Filosofia da Libertação e Latino-Americana da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). ST 4 Capitalismo como Religião da Associação Nacional de Pós-graduação em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE). Lidera os grupos de pesquisa CNPQ Fetichismo e Educação; Educação e Religião; Capitalismo como Religião. Membro do grupo de pesquisa Teoria Crítica e Educação. Pesquisa com abordagem filosófica o pensamento crítico latino-americano, em especial a partir das epistemologias divergentes e alternativas, estudando os temas: teoria do fetichismo, dimensão mítico-teológica do pensamento, perspectivas anticapitalistas na educação, concepções de ensino de filosofia, cristianismo da libertação e fundamentos filosóficos das lutas populares pelos direitos humanos, sociedade de consumo e a justiça social e climática.

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Published

2023-12-21

How to Cite

Saiki, M., & Silva Coelho, A. (2023). Incarcerated subjectivity and the Sertão: literature as a source of categories for the Philosophy of Education. Devir Educação, 7(1), e–810. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.810