Questões fundamentais da educação segundo Kant: o educando e a busca de sua subjetividade
Resumo
Há de se pensar a educação tendo como sujeito do processo educativo, o homem que goza de liberdade plena para criar a si próprio, delinear o seu destino e o da sociedade onde está inserido. A tarefa do educador é a de fortalecer uma idéia de sujeito que possibilite a conquista da subjetividade. Uma educação que valorize a busca da autonomia em que o indivíduo procura dar regras a si próprio. A educação do homem se constitui em instrumento de sua humanização. É preciso aprender a pensar para que se possa orientar-se pelo próprio pensamento, pois é só decidindo sua própria orientação que o homem se torna livre e se faz sujeito de seu próprio ser. O homem é aquilo que a educação faz dele. Para educar é preciso que já se tenha sido educado, que se comprometa com a espécie humana para um estado futuro melhor da humanidade. É o próprio homem, por meio da educação, que faz desabrochar em si sua liberdade. O homem não pode ser livre senão por meio da educação, a fim de que possa desenvolver sua razão. A consciência reflexiva deve ser estimulada a fim de que o educando possa refletir sobre sua própria realidade. Uma educação que procura propiciar ao educando a compreensão da realidade liberta-o ao invés de submetê-lo. Ao propiciar ao educando a tomada de consciência da situação, o educador oferece-lhe instrumentos capazes de desvela a realidade, ao mesmo tempo que permite-lhe substituir a consciência ingênua pela consciência crítica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.