Um olhar sobre o Ensino de Química para os alunos surdos do Ensino Médio

Authors

  • Cecilia Regina Galdino Soares Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA
  • Marcilene dos Santos Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA
  • Leonardo Andrade Gomes Nunes Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.654

Keywords:

Alunos surdos; Ensino médio; Química.

Abstract

This work aims to investigate didactic-pedagogical interventions in high school for teaching Chemistry to deaf students. The methodological procedures were based on a systematic descriptive review of the literature of articles from the last five years (2017 - 2022). The selected databases were Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and Scientific Electronic Library Online (SciELO). The results found after using the keywords resulted in 50 articles and after analyzing the titles, abstracts, methodologies, only three contemplated the proposed theme. Based on what was ascertained, it was possible to identify the research approach on the use of didactic resources as learning strategies for deaf students who have difficulties in the teaching process

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Author Biographies

Cecilia Regina Galdino Soares, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Doutoranda em Educação (UFGD) Mestre em Saúde da Criança e Adolescente (UECE). Especialista em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas (FAR) Graduada em Letras (UEMA). Graduada em Fonoaudiologia (UNIARA). . Professora do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Atualmente é coordenadora do curso de Licenciatura em Formação Pedagógica do IFMA Campus Caxias. Desenvolve estudos na área de Educação, com ênfase na educação inclusiva.

Marcilene dos Santos Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Curso de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão ( IFMA) - Campus Caxias. Bolsista pesquisadora PIBIC/IFMA de 2020 - 2021. Bolsista PIBIC/FAPEMA em 2021-2022, além de ter  desenvolvido artigos na área da Educação sobre Planejamento e Avaliação, e as Inteligências Múltiplas. Possuo projetos de Extensão e Ensino. Participação em Congressos Nacionais o qual pude perceber uma vasta literatura de conhecimentos.   

Leonardo Andrade Gomes Nunes, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia do Maranhão - IFMA. Acadêmico em Licenciatura em Química. Monitor e Participante do II Fórum Dos Estudantes Da Graduação Do IFMA(2019).
Fiscal do seletivo para ingresso no Ensino Médio IFMA em 2020. Participante do VI Simpósio de Química(2020). Participante do I Ciclo De Palestras Sobre Meio Ambiente E Sociedade Tecnológica IFMA Campus Caxias, Chemsketch, Química Coloidal Inovação Biotecnológicas para uma vida melhor, Analises de Dados, Química dos Alimentos, Erros de Dados Experimentais em Laboratório, computação e sustentabilidade, A Aplicação de Scaffolds a base de Polissacarídeos e Hidroxiapatia como Biomateriais para Aplicações em Engenharia Tecidual Óssea, Cultura Digital, Relação Estrutura - Atividade Quantitativa (QSAR): principais métodos e exemplos.

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Published

2023-06-13

How to Cite

Galdino Soares, C. R. ., dos Santos Silva, M., & Andrade Gomes Nunes, L. . (2023). Um olhar sobre o Ensino de Química para os alunos surdos do Ensino Médio. Devir Educação, 7(1), e–654. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.654