Um olhar sobre o Ensino de Química para os alunos surdos do Ensino Médio

Autores/as

  • Cecilia Regina Galdino Soares Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA
  • Marcilene dos Santos Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA
  • Leonardo Andrade Gomes Nunes Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.654

Palabras clave:

Alunos surdos; Ensino médio; Química.

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo investigar intervenciones didáctico-pedagógicas en la escuela secundaria para la enseñanza de la Química a estudiantes sordos. Los procedimientos metodológicos se basaron en una revisión descriptiva sistemática de la literatura de artículos de los últimos cinco años (2017 - 2022). Las bases de datos seleccionadas fueron Portal de Periódicos de la Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (CAPES) y Biblioteca Científica Electrónica en Línea (SciELO). Los resultados encontrados luego de utilizar las palabras clave dieron como resultado 50 artículos y luego de analizar los títulos, resúmenes, metodologías, solo tres contemplaron la temática propuesta. A partir de lo constatado, fue posible identificar el enfoque de investigación sobre el uso de recursos didácticos como estrategias de aprendizaje para estudiantes sordos que presentan dificultades en el proceso de enseñanza.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cecilia Regina Galdino Soares, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Doutoranda em Educação (UFGD) Mestre em Saúde da Criança e Adolescente (UECE). Especialista em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas (FAR) Graduada em Letras (UEMA). Graduada em Fonoaudiologia (UNIARA). . Professora do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Atualmente é coordenadora do curso de Licenciatura em Formação Pedagógica do IFMA Campus Caxias. Desenvolve estudos na área de Educação, com ênfase na educação inclusiva.

Marcilene dos Santos Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Curso de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão ( IFMA) - Campus Caxias. Bolsista pesquisadora PIBIC/IFMA de 2020 - 2021. Bolsista PIBIC/FAPEMA em 2021-2022, além de ter  desenvolvido artigos na área da Educação sobre Planejamento e Avaliação, e as Inteligências Múltiplas. Possuo projetos de Extensão e Ensino. Participação em Congressos Nacionais o qual pude perceber uma vasta literatura de conhecimentos.   

Leonardo Andrade Gomes Nunes, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia do Maranhão - IFMA. Acadêmico em Licenciatura em Química. Monitor e Participante do II Fórum Dos Estudantes Da Graduação Do IFMA(2019).
Fiscal do seletivo para ingresso no Ensino Médio IFMA em 2020. Participante do VI Simpósio de Química(2020). Participante do I Ciclo De Palestras Sobre Meio Ambiente E Sociedade Tecnológica IFMA Campus Caxias, Chemsketch, Química Coloidal Inovação Biotecnológicas para uma vida melhor, Analises de Dados, Química dos Alimentos, Erros de Dados Experimentais em Laboratório, computação e sustentabilidade, A Aplicação de Scaffolds a base de Polissacarídeos e Hidroxiapatia como Biomateriais para Aplicações em Engenharia Tecidual Óssea, Cultura Digital, Relação Estrutura - Atividade Quantitativa (QSAR): principais métodos e exemplos.

Citas

BRASIL. Decreto n. 5.626, de 2005. Regulamenta a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o Art. 18 da Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, 22 dez. 2005.

BRASIL. Lei n. 10.436, de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 abr. 2002.

BRASIL. Lei n. 13.146. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Coleção de leis da República Federativa do Brasil, Diário Oficial da União, Brasília, 07 de julho de 2015, Seção 1, p. 2.

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Cadernos cedes, v. 26, p. 163-184, 2006.

MALLMANN, Fagner Michel et al. A inclusão do aluno surdo no ensino médio e ensino profissionalizante: um olhar para os discursos dos educadores. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 20, p. 131-146, 2014.

MIRANDA, Arlete Aparecida Bertoldo. Educação especial no Brasil: desenvolvimento histórico. Cadernos de História da Educação, v. 7, 2008.

ROSIN-PINOLA, Andréa Regina; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativas. Revista brasileira de educação especial, v. 20, n. 03, p. 341-356, 2014.

SAMPAIO, Rosana Ferreira; MANCINI, Marisa Cotta. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 11, p. 83-89, 2007.

SOUSA, S. F. de, SILVEIRA, H. E. Terminologias químicas em Libras: a utilização de sinais na aprendizagem de alunos surdos. Química Nova na Escola, 2011.

Publicado

2023-06-13

Cómo citar

Galdino Soares, C. R. ., dos Santos Silva, M., & Andrade Gomes Nunes, L. . (2023). Um olhar sobre o Ensino de Química para os alunos surdos do Ensino Médio. Devir Educação, 7(1), e–654. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.654