From the black movement to law 10.639/03: pathways for an anti-racist education

Authors

  • Amanda dos Santos Vieira Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Alex Sander da Silva Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.582

Keywords:

Law 10.639/03, Black Movement, Anti-racist Education

Abstract

This article is the result of discussions held in the master's dissertation of one of the authors. In this way, it presents itself methodologically as a bibliographic research, seeking to understand the Black Movements, their formative paths, what were their objectives and methodologies used to reduce inequalities and anti-racist struggles between the slavery period and post-abolition. Thus tracing the course of these struggles until the enactment of Law 10.639/03, passing through the Durban Conference, finally arriving at the National Plan that aims to guide the application of the law. In order to define this trajectory, we dialogued with authors such as Nascimento (2004;1978), Gomes (2012;2017), Carneiro (2002), Santos (2005), among others.

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Author Biographies

Amanda dos Santos Vieira, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), sendo bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (PROSUC); É graduada em Pedagogia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC); É integrante vinculada ao Núcleo de Estudos em Gênero e Raça (NEGRA/UNESC); Voluntária em PIBIC com tema "Curricularização e luta antirracista na forma da Lei n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008: levantamento de dados a partir dos cursos de pós-graduação da UNESC"; É Professora Regente pela Rede Municipal de Cocal do Sul; Instrutora de Atividades na área de Trabalho Social com Grupos, pelo Serviço Social do Comércio (SESC). Tem pesquisas na área de Educação, com enfoque nos seguintes temas: educação, Lei 10.639/03, políticas públicas educacionais e relações étnico-raciais.

Alex Sander da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande de Sul (2010). Pós-Doutorado PNPD/CAPES no PPGE/UNIMEP no núcleo de História e Filosofia da Educação (2014). Foi coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID - 2011-2013). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação Cultural e Sociedade (GEFOCS). Foi organizador do livro ?Tessituras pedagógicas da produção discente? do ano de 2009 e co-organizador da obra "Educação, Pesquisa e Produção do Conhecimento: abordagens contemporâneas" (2013). Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Minorias (NEAB-UNESC). Editor da Revista Criar Educação e professor do Programa Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGE/UNESC). Membro filiado da ANPED, foi parecerista ad hoc (2015-217) do GT Filosofia da Educação e da Revista Brasileira de Educação (RBE). Membro Filiado da SBPC; Integrante do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE/ANPED). Faz parte do conselho consultivo da Revista Poiésis. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

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Published

2023-01-28

How to Cite

dos Santos Vieira, A., & Sander da Silva, A. . (2023). From the black movement to law 10.639/03: pathways for an anti-racist education: . Devir Educação, 7(1), e–582. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.582