Del movimiento negro a la ley 10.639/03: caminos para una educación antirracista

Autores/as

  • Amanda dos Santos Vieira Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Alex Sander da Silva Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.582

Palabras clave:

Ley 10.639/03, Movimiento Negro, Educación antirracista

Resumen

Este artículo es el resultado de discusiones sostenidas en la disertación de maestría de uno de los autores. De esta manera, se presenta metodológicamente como una investigación bibliográfica, buscando comprender los Movimientos Negros, sus caminos formativos, cuáles fueron sus objetivos y metodologías utilizadas para reducir las desigualdades y las luchas antirracistas entre el período de la esclavitud y la posabolición. Trazando así el curso de estas luchas hasta la promulgación de la Ley 10.639/03, pasando por la Conferencia de Durban, llegando finalmente al Plan Nacional que pretende orientar la aplicación de la ley. Para definir esta trayectoria dialogamos con autores como Nascimento (2004;1978), Gomes (2012;2017), Carneiro (2002), Santos (2005), entre otros.

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Biografía del autor/a

Amanda dos Santos Vieira, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), sendo bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (PROSUC); É graduada em Pedagogia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC); É integrante vinculada ao Núcleo de Estudos em Gênero e Raça (NEGRA/UNESC); Voluntária em PIBIC com tema "Curricularização e luta antirracista na forma da Lei n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008: levantamento de dados a partir dos cursos de pós-graduação da UNESC"; É Professora Regente pela Rede Municipal de Cocal do Sul; Instrutora de Atividades na área de Trabalho Social com Grupos, pelo Serviço Social do Comércio (SESC). Tem pesquisas na área de Educação, com enfoque nos seguintes temas: educação, Lei 10.639/03, políticas públicas educacionais e relações étnico-raciais.

Alex Sander da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande de Sul (2010). Pós-Doutorado PNPD/CAPES no PPGE/UNIMEP no núcleo de História e Filosofia da Educação (2014). Foi coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID - 2011-2013). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação Cultural e Sociedade (GEFOCS). Foi organizador do livro ?Tessituras pedagógicas da produção discente? do ano de 2009 e co-organizador da obra "Educação, Pesquisa e Produção do Conhecimento: abordagens contemporâneas" (2013). Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Minorias (NEAB-UNESC). Editor da Revista Criar Educação e professor do Programa Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGE/UNESC). Membro filiado da ANPED, foi parecerista ad hoc (2015-217) do GT Filosofia da Educação e da Revista Brasileira de Educação (RBE). Membro Filiado da SBPC; Integrante do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE/ANPED). Faz parte do conselho consultivo da Revista Poiésis. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

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Publicado

2023-01-28

Cómo citar

dos Santos Vieira, A., & Sander da Silva, A. . (2023). Del movimiento negro a la ley 10.639/03: caminos para una educación antirracista: . Devir Educação, 7(1), e–582. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.582