Crise na educação e suas interfaces curriculares
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.626Palavras-chave:
Educação, Currículo, crise na educaçãoResumo
Este estudo resulta de construções teóricas e reflexões do conhecimento curricular relacionado à educação, desenvolvidos em uma disciplina de um curso de Pós-graduação. O texto busca refletir sobre as questões curriculares e suas relações com a crise na educação da contemporaneidade, tendo como referência estudiosos do campo de conhecimento curricular e as contribuições da pensadora alemã Hannah Arendt. Ainda, elucida os tipos de currículo e suas respectivas intenções inseridas em seus modelos pedagógicos; métodos didáticos, métodos de pesquisa; concepções de mundo, de conhecimento, de educação, de escola e de avaliação. O percurso metodológico se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica em uma abordagem qualitativa. Os resultados apontam que, com a crise da autoridade que se estabeleceu na modernidade atingindo todas as instâncias da sociedade, o campo da educação em seus processos formativos e educacionais viram-se imersos em uma crise educacional que, desde o século XX vem se alastrando mundialmente. Desse modo, justifica-se a necessidade de aprofundamentos teóricos nas questões curriculares do nosso tempo, na intenção de conceber um currículo cada vez mais multicultural considerando de fato a nossa realidade.
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