Crise na educação e suas interfaces curriculares
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.626Palavras-chave:
Educação, Currículo, crise na educaçãoResumo
Este estudo resulta de construções teóricas e reflexões do conhecimento curricular relacionado à educação, desenvolvidos em uma disciplina de um curso de Pós-graduação. O texto busca refletir sobre as questões curriculares e suas relações com a crise na educação da contemporaneidade, tendo como referência estudiosos do campo de conhecimento curricular e as contribuições da pensadora alemã Hannah Arendt. Ainda, elucida os tipos de currículo e suas respectivas intenções inseridas em seus modelos pedagógicos; métodos didáticos, métodos de pesquisa; concepções de mundo, de conhecimento, de educação, de escola e de avaliação. O percurso metodológico se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica em uma abordagem qualitativa. Os resultados apontam que, com a crise da autoridade que se estabeleceu na modernidade atingindo todas as instâncias da sociedade, o campo da educação em seus processos formativos e educacionais viram-se imersos em uma crise educacional que, desde o século XX vem se alastrando mundialmente. Desse modo, justifica-se a necessidade de aprofundamentos teóricos nas questões curriculares do nosso tempo, na intenção de conceber um currículo cada vez mais multicultural considerando de fato a nossa realidade.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. A Condição Humana. 8º edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 2017.
BUENO, Francisco da Silveira. Minidicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: FTD: LISA, 1996.
GENTILI, Pablo. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; GENTILI, Pablo. (Orgs.). Escola S.A.: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília, DF: CNTE, 1996.
LARA, Marcos Rodrigues de. A crise da autoridade na educação. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 2, n. 2, junho 2007. Disponível em < https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/issue/view/246>. Acesso em: 19/09/2022.
MCLAREN, Peter. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. (Tradução Lucia Pellanda Zimmer). Porto Alegre: Artes Médicas, 1977.
MCNEIL, John. Curriculum: a comprehensive introduction. (Tradução Camilo dos Santos Filho). Boston: Little, Brown and company, 1984.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Currículo, Cultura e Formação de Professores. Educar – Editora da UFPR, Curitiba, n. 17, p. 39-52. 2001. Disponível em < https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2066>. Acesso em: 19/09/2022.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Currículos e programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
PACHECO, José Augusto. Escritos curriculares. São Paulo: Cortez, 2005.
PAES, Luciane Rocha; MONTEIRO, Alcioni da Silva; VINENTE, Neila Gonçalves; ALMIEIRA, Janilda Aragão. Uma reflexão pertinente sobre a Teoria Crítica do Currículo. Anais V CONEDU, v. 1, 2018.
PALMA, Angela Pereira Teixeira Victoria; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli; PALMA, José Augusto Victoria. Educação Física e a organização curricular. 2 ed. Londrina: Eduel, 2010.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
DA SILVA, Alex Sander; COSTA, Lucas Santiago. Notas marginais sobre subjetividade e educação em tempos modernos líquidos. Devir Educação, v. 4, n. 1, p. 250-262, 2020. Disponível em < http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/201/117> . Acesso em: 19/09/2020.
SILVA, Tomaz Tadeu da Silva. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
SANTOS, Flávia Regina Schimanski dos. Formação inicial de professores em Educação Física e a Construção da Identidade Profissional Docente. 2016. 67 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.