Do movimento negro até a lei 10.639/03: percursos de uma educação antirracista

Autores

  • Amanda dos Santos Vieira Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Alex Sander da Silva Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.582

Palavras-chave:

Lei 10.639/03; Movimento negro; Educação antirracista.

Resumo

Este presente artigo é resultado das discussões realizadas na dissertação de mestrado de um dos autores. Desta forma, o se apresenta metodologicamente como uma pesquisa bibliográfica, buscando compreender os Movimentos Negros, seus percursos formativos, quais eram seus objetivos e metodologias utilizadas para a redução das desigualdades e lutas antirracistas entre o período escravocrata e no pós-abolição.  Traçando assim o percurso destas lutas até a promulgação da Lei 10.639/03, passando pela Conferência de Durban, chegando por fim no Plano Nacional que visa nortear a aplicação da lei. Em busca de definir esta trajetória, dialogou-se com autores como Nascimento (2004;1978), Gomes (2012;2017), Carneiro (2002), Santos (2005), entre outros.

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Biografia do Autor

Amanda dos Santos Vieira, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), sendo bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (PROSUC); É graduada em Pedagogia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC); É integrante vinculada ao Núcleo de Estudos em Gênero e Raça (NEGRA/UNESC); Voluntária em PIBIC com tema "Curricularização e luta antirracista na forma da Lei n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008: levantamento de dados a partir dos cursos de pós-graduação da UNESC"; É Professora Regente pela Rede Municipal de Cocal do Sul; Instrutora de Atividades na área de Trabalho Social com Grupos, pelo Serviço Social do Comércio (SESC). Tem pesquisas na área de Educação, com enfoque nos seguintes temas: educação, Lei 10.639/03, políticas públicas educacionais e relações étnico-raciais.

Alex Sander da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande de Sul (2010). Pós-Doutorado PNPD/CAPES no PPGE/UNIMEP no núcleo de História e Filosofia da Educação (2014). Foi coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID - 2011-2013). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação Cultural e Sociedade (GEFOCS). Foi organizador do livro ?Tessituras pedagógicas da produção discente? do ano de 2009 e co-organizador da obra "Educação, Pesquisa e Produção do Conhecimento: abordagens contemporâneas" (2013). Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Minorias (NEAB-UNESC). Editor da Revista Criar Educação e professor do Programa Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGE/UNESC). Membro filiado da ANPED, foi parecerista ad hoc (2015-217) do GT Filosofia da Educação e da Revista Brasileira de Educação (RBE). Membro Filiado da SBPC; Integrante do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE/ANPED). Faz parte do conselho consultivo da Revista Poiésis. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

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Publicado

2023-01-28

Como Citar

dos Santos Vieira, A., & Sander da Silva, A. . (2023). Do movimento negro até a lei 10.639/03: percursos de uma educação antirracista: . Devir Educação, 7(1), e–582. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.582

Edição

Seção

Artigos