O racismo estrutural e as visões de mundo de estudantes cotistas raciais da FURG

Authors

  • Elina Rodrigues de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Ricardo Gonçalves Severo Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.523

Keywords:

racial quotas; affirmative action; structural racism; institutional racism; anti-racism.

Abstract

The access of black students to higher education through the quota policy in Brazil results from the struggle and mobilization of the country's black movement as well as external influences. The implementation of Law No. 12.711/2012, the law of quotas in higher education, leads us to other discussions, such as the permanence and preparation of professionals and institutions to receive the racial quota student. Through narrative interviews with eight undergraduate students of FURG, who had their content analyzed through the Documentary Method, it was verified the occurrence of structural and institutional racism in the university, which demonstrates the need for changes in the structure of the university and the implementation of an anti-racist policy by the institution.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elina Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande. Professora de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande. Economista pela Universidade Federal do Rio Grande. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar Lélia Gonzalez.

Ricardo Gonçalves Severo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas. Realiza estudos de Pós-doutorado em Educação na Universidade de Brasília (Unb), sob orientação da professora Wivian Weller. Atualmente é professor e pesquisador na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), compondo corpo docente da Especialização em Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Integra o grupo Gerações e Juventude (GERAJU/Unb) e é líder do grupo de pesquisa Dinâmicas políticas, Estado e movimentos sociais (DIPEM/FURG).

References

BOHNSACK, Ralf. Pesquisa social reconstrutiva: introdução aos métodos qualitativos. Petrópolis: Editora vozes, 2020.

BOURDIEU, Pierre A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.

CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.
CARVALHO, Jose. Ações afirmativas como base para uma aliança negro-branco-indígena contra a discriminação étnica e racial no Brasil. In: Afirmando direitos. Acesso e permanência de jovens negros na universidade/ organizado por Nilma Lino Gomes e Aracy Alves Martins. – 2 ed. Autentica. 2002.

FIGUEIREDO, Ângela e GROSFOGUEL, Ramón. Racismo à brasileira ou racismo sem racistas: colonialidade do poder e a negação do racismo no espaço universitário. Sociedade e Cultura. v. 12, n. 2, jul/dez, 2009, p. 223-234.

GOMES, Nilma Lino. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. 3. ed. rev. amp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.

GONZALEZ, Lélia. Debate: A cidadania e a questão étnica. In: Primavera para as rosas negras. Diáspora Africana: Editora Filhos da África, 2018.

HAGUETTE, Teresa. Metodologias qualitativas na sociologia. Editora Vozes, 1987.
IBGE. Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf>. Acesso em 22 set. 2021.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/17270-pnad-continua.html?edicao=24437&t=resultados>. Acesso em: 22 set. 2021.

LEMOS, Isabele. Narrativas de cotistas raciais sobre suas experiências na universidade. Revista Brasileira de Educação. v.22, n. 71, dez, 2017, p. 1-25.

Presidência da República. Lei n. º 12.711. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/Lei/L12711.htm>. Acesso em: 22 set. 2021.

SANTOS, Dyane. Para além das cotas: A permanência de estudantes negros no ensino superior como política de ação afirmativa. 2009. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

WELLER, Wivian et al. Relações étnico-raciais e de gênero na escola e no espaço acadêmico: experiências de jovens negras da Universidade de Brasília. Educação (UFSM). v.34, n. 1, jan/abr, 2009, p. 77-94.

WELLER, Wivian et al. Análise de narrativas segundo o método documentário Exemplificação a partir de um estudo com gestoras de instituições públicas. Revista de Ciências Sociais. v.14, n. 2, mai/ago, 2014, p. 325-340.

Published

2022-05-06

How to Cite

Rodrigues de Oliveira, E., & Gonçalves Severo, R. (2022). O racismo estrutural e as visões de mundo de estudantes cotistas raciais da FURG. Devir Educação, 6(1), e–523. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.523