O racismo estrutural e as visões de mundo de estudantes cotistas raciais da FURG
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.523Keywords:
racial quotas; affirmative action; structural racism; institutional racism; anti-racism.Abstract
The access of black students to higher education through the quota policy in Brazil results from the struggle and mobilization of the country's black movement as well as external influences. The implementation of Law No. 12.711/2012, the law of quotas in higher education, leads us to other discussions, such as the permanence and preparation of professionals and institutions to receive the racial quota student. Through narrative interviews with eight undergraduate students of FURG, who had their content analyzed through the Documentary Method, it was verified the occurrence of structural and institutional racism in the university, which demonstrates the need for changes in the structure of the university and the implementation of an anti-racist policy by the institution.
Downloads
References
BOURDIEU, Pierre A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.
CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.
CARVALHO, Jose. Ações afirmativas como base para uma aliança negro-branco-indígena contra a discriminação étnica e racial no Brasil. In: Afirmando direitos. Acesso e permanência de jovens negros na universidade/ organizado por Nilma Lino Gomes e Aracy Alves Martins. – 2 ed. Autentica. 2002.
FIGUEIREDO, Ângela e GROSFOGUEL, Ramón. Racismo à brasileira ou racismo sem racistas: colonialidade do poder e a negação do racismo no espaço universitário. Sociedade e Cultura. v. 12, n. 2, jul/dez, 2009, p. 223-234.
GOMES, Nilma Lino. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. 3. ed. rev. amp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.
GONZALEZ, Lélia. Debate: A cidadania e a questão étnica. In: Primavera para as rosas negras. Diáspora Africana: Editora Filhos da África, 2018.
HAGUETTE, Teresa. Metodologias qualitativas na sociologia. Editora Vozes, 1987.
IBGE. Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf>. Acesso em 22 set. 2021.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/17270-pnad-continua.html?edicao=24437&t=resultados>. Acesso em: 22 set. 2021.
LEMOS, Isabele. Narrativas de cotistas raciais sobre suas experiências na universidade. Revista Brasileira de Educação. v.22, n. 71, dez, 2017, p. 1-25.
Presidência da República. Lei n. º 12.711. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/Lei/L12711.htm>. Acesso em: 22 set. 2021.
SANTOS, Dyane. Para além das cotas: A permanência de estudantes negros no ensino superior como política de ação afirmativa. 2009. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
WELLER, Wivian et al. Relações étnico-raciais e de gênero na escola e no espaço acadêmico: experiências de jovens negras da Universidade de Brasília. Educação (UFSM). v.34, n. 1, jan/abr, 2009, p. 77-94.
WELLER, Wivian et al. Análise de narrativas segundo o método documentário Exemplificação a partir de um estudo com gestoras de instituições públicas. Revista de Ciências Sociais. v.14, n. 2, mai/ago, 2014, p. 325-340.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Devir Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.