A presença de livros de autoria negra em bibliotecas escolares: impactos no letramento racial e na educação literária observando as Leis 10.639/03 e 11.645/08
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1016Palavras-chave:
Educação literária, Letramento racial, Representatividade negra, Biblioteca escolarResumo
Estudantes negros de escolas públicas podem não desenvolver interesse pela formação literária em virtude de não se identificarem com os livros e textos, na grande maioria, de autores brancos que apresentam uma realidade totalmente diferente da sua. A partir dessa observação, propusemos investigar a presença de livros de autores (as) negros (as) nas bibliotecas escolares de Araguaína-TO, bem como esses livros são utilizados no processo de educação literária e Letramento Racial e sua contribuição para garantir a representatividade negra no âmbito escolar e o cumprimento das leis 10.639/03 e 11.645/08. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa realizada por meio de formulários aplicados em cinco unidades escolares da rede estadual de ensino de Araguaína-TO, no ano de 2023. Para embasar nossas discussões trouxemos em nosso aporte teórico alguns autores como Almeida (2017), Almeida (2021), Dalcastagnè (2012), Santos (2021), Leahy-Dios (2004), Adichie (2019), Milanes (2002), Campello (2008), Castrillón (2011). Apresentamos algumas considerações sobre a presença deste acervo nas bibliotecas e sua utilização por parte de professores e alunos.
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