A presença de livros de autoria negra em bibliotecas escolares: impactos no letramento racial e na educação literária observando as Leis 10.639/03 e 11.645/08

Autores

  • Edileuza Araujo UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS https://orcid.org/0000-0002-3674-2271
  • Nilo Marinho Pereira Junior UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1016

Palavras-chave:

Educação literária, Letramento racial, Representatividade negra, Biblioteca escolar

Resumo

Estudantes negros de escolas públicas podem não desenvolver interesse pela formação literária em virtude de não se identificarem com os livros e textos, na grande maioria, de autores brancos que apresentam uma realidade totalmente diferente da sua. A partir dessa observação, propusemos investigar a presença de livros de autores (as) negros (as) nas bibliotecas escolares de Araguaína-TO, bem como esses livros são utilizados no processo de educação literária e Letramento Racial e sua contribuição para garantir a representatividade negra no âmbito escolar e o cumprimento das leis 10.639/03 e 11.645/08. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa realizada por meio de formulários aplicados em cinco unidades escolares da rede estadual de ensino de Araguaína-TO, no ano de 2023. Para embasar nossas discussões trouxemos em nosso aporte teórico alguns autores como Almeida (2017), Almeida (2021), Dalcastagnè (2012), Santos (2021), Leahy-Dios (2004), Adichie (2019), Milanes (2002), Campello (2008), Castrillón (2011). Apresentamos algumas considerações sobre a presença deste acervo nas bibliotecas e sua utilização por parte de professores e alunos.

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Biografia do Autor

Edileuza Araujo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS

Doutoranda em Letras: Ensino de Língua e Literatura (UFNT-2021). Mestra em Letras: Ensino de Língua e Literatura (UFT-2019). Especialista em Leitura e Produção Escrita- Fundação Universidade Federal do Tocantins (2009). Graduada em Letras: Língua portuguesa e inglesa e respectivas Literaturas-(UFT-2006). Membro associada da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), no ano de 2021. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Literaturas. Exerceu a função de professora substituta na Universidade Federal do Tocantins, no curso de Letras (2008-2009). Atuou como professora da Rede Municipal de Ensino de Araguaína-Tocantins (2000-2009). Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Estado do Tocantins desde (2010).

Nilo Marinho Pereira Junior, UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura UFNT. Mestre em Letras: ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (2019), possui pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior (UNIRG) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2007). Atualmente é bibliotecário da Universidade Federal do Norte do Tocantins; também atua como professor em cursos de pós-graduação. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de Leitores, mediação de leitura e Metodologia Científica.

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Publicado

2025-07-08

Como Citar

Araujo, E., & Marinho Pereira Junior, N. (2025). A presença de livros de autoria negra em bibliotecas escolares: impactos no letramento racial e na educação literária observando as Leis 10.639/03 e 11.645/08. Devir Educação, 9(1), e-1016. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1016

Edição

Seção

Artigos