O minicurso na formação continuada de professores de línguas de uma escola cooperativa: do processo formativo à efetivação da experiência

Authors

  • Danielle Cristine Silva Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Patricia Vasconcelos Almeida Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.200

Keywords:

ferramenta formativa; prática pedagógica; tecnologia digital

Abstract

We start from the assumption that teacher training must take place continuously, in order to consider the current socio-educational demands. Thinking from this perspective, the objective of this article is to discuss the steps chosen by the teacher when working with a formative tool know as minicourse and their pedagogical didactic production from this experience. The qualitative approach of the research provides a discussion on the application of the minicourse on the use of the digital technological artifact Webquest to teacher of a cooperative school in Minas Gerais and how this training moment influenced their choices and practices. As a data generation methodology, semi-structured questionnaires where uses, which enabled a direct analysis of the pedagogical experience lived at the time of the application of the minicourse. The results indicate that the minicourse is an influencer of a new pedagogical practice and as a contribute to the continuing education of the language teachers who participated to the process.

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Author Biographies

Danielle Cristine Silva, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Lavras, graduação em Letras Português/Inglês e suas Literaturas pela mesma universidade e licenciatura em Pedagogia. Atuou como bolsista PIBID − CAPES e como bolsista PIBIC − FAPEMIG/CAPES. Atualmente, cursa psicopedagogia clínica e institucional, é tutora a distância do curso de Letras da UFLA e professora na educação básica. Suas pesquisas se inserem nas seguintes temáticas: formação de professores, tecnologia, letramento digital e ensino de Língua Portuguesa em contextos digitais

Patricia Vasconcelos Almeida, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2006), com um período na Inglaterra na Universidade de Bath. Pós Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais em Linguística Aplicada - linha: Linguagem e Tecnologia (2019). Atualmente é professora Associada de língua inglesa na Universidade Federal de Lavras. Professora no programa de pós-graduação da Educação (mestrado profissional) e da pós- graduação Letras (mestrado acadêmico). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq - Tecnologias e Práticas Digitais no ensino-aprendizagem de línguas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, estratégias de aprendizagem, ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras mediado pelas tecnologias digitais, tecnologia educacional, ambientes virtuais de aprendizagem, preceitos e utilização da Teoria da Atividade e da Pesquisa Narrativa.

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Published

2020-08-12

How to Cite

Silva, D. C., & Vasconcelos Almeida, P. (2020). O minicurso na formação continuada de professores de línguas de uma escola cooperativa: do processo formativo à efetivação da experiência . Devir Educação, 112–126. https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.200