O conceito de formas de escolarização e sua aplicação: estudo introdutório de uma inovação conceptual

Autores

  • Ingrid Torres Barbosa Universidade do Estado da Bahia (UNEB) https://orcid.org/0000-0001-8400-1155
  • José Roberto Gomes Rodrigues Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Palavras-chave:

História da Educação, Formas de Escolarização, Cultura Escolar, História das Disciplinas Escolares

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar e examinar aspectos relacionados ao surgimento da Escola e dos processos de escolarização na sociedade moderna e contemporânea como fundamentação para a compreensão das Formas de Escolarização, analisando e avaliando sua contribuição para as mudanças conceituais no campo da educação, no campo intelectual, no campo do ensino e no campo científico. Trata-se de uma análise histórica por meio de uma pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo-interpretativo. Como resultado, observa-se a necessidade de ampliação do entendimento dos processos escolares na sociedade moderna e a respectiva e devida conceptualização e aplicação do conceito de Formas de Escolarização, enquanto noção e conceito, que permeia o campo da educação, e que pode contribuir sobremaneira com compreensões inovadoras acerca dessa instituição.

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Biografia do Autor

Ingrid Torres Barbosa, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (UNEB). Pós-graduada em Musicoterapia (CENSUPEG). Licenciada em Música pelo IFSertãoPE. 

José Roberto Gomes Rodrigues, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutor em Educação pela USP. Mestre em Educação pela UFMG. Pós-Doutor em História da Educação - CNPq/UFMG.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Barbosa, I. T., & Rodrigues, J. R. G. . (2023). O conceito de formas de escolarização e sua aplicação: estudo introdutório de uma inovação conceptual. Devir Educação, 7(1), e–727. Recuperado de https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/727

Edição

Seção

Artigos