Concepções de professoras colombianas sobre a profissão docente: significados, escolhas e exercício profissional

Autores

  • Edmila de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB
  • Denise Barreto Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v5i1.344

Palavras-chave:

Profissão docente; Exercício profissional; Vocação; Profissionalização.

Resumo

O presente estudo analisa as concepções de um grupo de professoras colombianas acerca da profissão docente. O percurso metodológico trilhado para a produção e coleta de dados se caracterizou por uma abordagem qualitativa, tendo como técnica a conversa interativo-provocativa, criada e utilizada por Nunes (2011). Foram coletadas narrativas de seis professoras atuantes num Instituto de Ensino primário, na cidade de Ibagué-Tolima-Colômbia. A análise dos dados possibilitou o destaque de três categorias: “significados de ser professora”, “a escolha profissional” e “a vocação para o exercício da profissão docente”. A partir das reflexões propostas no estudo, ficou evidente a necessidade de (re) pensar a profissionalização docente para além da visão do professor como sacerdote ou dotado de um dom para lecionar. A ênfase recai na importância do processo ininterrupto de formação que contribui de maneira significativa para a construção da identidade profissional e pessoal, bem como para o exercício de profissionais comprometidos com uma Educação de qualidade.

Palavras-chave: Profissão docente; Exercício profissional; Vocação; Profissionalização.

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Biografia do Autor

Edmila de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB

    Mestra em Educação e licenciada em Pedagogia e em Letras (UESB)

Denise Barreto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em Educação - FACED/UFBA Pós-doutora em Educação - FPCE/ Universidade de Coimbra Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Programa de Pós-graduação em Educação - PPGED/UESB  

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Publicado

2021-05-29

Como Citar

de Oliveira, E., & Barreto, D. (2021). Concepções de professoras colombianas sobre a profissão docente: significados, escolhas e exercício profissional. Devir Educação, 5(1), 63–80. https://doi.org/10.30905/rde.v5i1.344

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo