Concepções de professoras colombianas sobre a profissão docente: significados, escolhas e exercício profissional
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v5i1.344Palavras-chave:
Profissão docente; Exercício profissional; Vocação; Profissionalização.Resumo
O presente estudo analisa as concepções de um grupo de professoras colombianas acerca da profissão docente. O percurso metodológico trilhado para a produção e coleta de dados se caracterizou por uma abordagem qualitativa, tendo como técnica a conversa interativo-provocativa, criada e utilizada por Nunes (2011). Foram coletadas narrativas de seis professoras atuantes num Instituto de Ensino primário, na cidade de Ibagué-Tolima-Colômbia. A análise dos dados possibilitou o destaque de três categorias: “significados de ser professora”, “a escolha profissional” e “a vocação para o exercício da profissão docente”. A partir das reflexões propostas no estudo, ficou evidente a necessidade de (re) pensar a profissionalização docente para além da visão do professor como sacerdote ou dotado de um dom para lecionar. A ênfase recai na importância do processo ininterrupto de formação que contribui de maneira significativa para a construção da identidade profissional e pessoal, bem como para o exercício de profissionais comprometidos com uma Educação de qualidade.
Palavras-chave: Profissão docente; Exercício profissional; Vocação; Profissionalização.
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