CONSCIÊNCIA CRÍTICA SURDA MUDA
REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA FORMATIVA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.30905/ded.v3i1.120Palavras-chave:
Semiformação, Formação Docente, Teoria Crítica.Resumo
Este ensaio teórico se propõe a abordar a temática “Consciência Crítica surda muda: reflexões sobre a experiência formativa escolar”, no sentido de refletir sobre o que se compreende por processo formativo no contexto da sociedade regida pelo modelo de racionalidade instrumental que converte as relações humanas em meras relações de produção e mercadoria. A metodologia é um estudo teórico à luz da obra Mínima Moralia com o aforismo “Instituição para surdos-mudos” de Theodor Adorno em sintonia com as leituras secundárias discutidas no GEPEI/UEL – Grupo de Estudos em Pesquisa e Educação e no projeto de pesquisa “Semiformação e educação no contexto da sociedade danificada: para além do território demarcado” da Universidade Estadual de Londrina. Os resultados direcionam para o desafio de pensar a experiência formativa no seu sentido emancipatório, como possibilidade de resistência ao instituído pela indústria cultural e razão instrumental, devolvendo, efetivamente, aos espaços educativos e ao professor o exercício de sua atividade intelectual com a crítica imanente e a autorreflexão.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Mínima moralia: reflexões a partir da vida danificada. Tradução de Luiz Eduardo Bica. 2. ed. São Paulo: Ática, 1993.
______________. Educação e Emancipação. Trad. Wolfgang L. Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ADORNO, T.W; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Fragmentos filosóficos. 2. ed. Tradução Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
ADORNO, T. W. Teoria da Semicultura. In: REVISTA Educação e Sociedade, ano XVII, n. 56, dezembro de 1996 (p.388 – 411).
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 2007.
LYOTARD, Jean-François. A condição Pós-moderna. Tradução: Ricardo Corrêa Barbosa. 12ª ed – Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
ZUIN, Antônio Álvaro Soares. Indústria Cultural e Educação: o novo canto da sereia. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.