Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia: concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática

Autores

  • Cristina de Jesus Teixeira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - Universidade de Brasília - SEEDF/UnB
  • Weberson Campos Ferreira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - Universidade de Brasília - SEEDF/UnB
  • Joeanne Neves Fraz Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - Universidade de Brasília - SEEDF/UnB
  • Geraldo Eustáquio Moreira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - Universidade de Brasília - SEEDF/UnB

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.402

Palavras-chave:

Pandemia; Ensino Remoto; Tecnologias; Professores; Matemática.

Resumo

Este artigo teve como objetivo verificar se as ferramentas tecnológicas utilizadas no desenvolvimento do ensino remoto pelos/as professores/as que ensinam matemática têm se mostrado adequadas frente às necessidades atuais e quais as dificuldades em relação à tecnologia despendida no processo de ensino. A pesquisa qualitativa de cunho exploratório teve como participantes 42 professores/as de escolas públicas do Distrito Federal que responderam a um questionário contendo quatro perguntas. Os resultados nos mostram que os/as docentes apontam dificuldades de ordem técnica, pedagógica e social, mas reconhecem as possibilidades do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação em suas aulas e a necessidade da formação continuada.

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Biografia do Autor

Cristina de Jesus Teixeira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - Universidade de Brasília - SEEDF/UnB

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF/ Universidade de Brasília - UnB

Weberson Campos Ferreira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - Universidade de Brasília - SEEDF/UnB

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF/ Universidade de Brasília - UnB

Joeanne Neves Fraz, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - Universidade de Brasília - SEEDF/UnB

Universidade de Brasília - UnB/  Bolsista CAPES

Geraldo Eustáquio Moreira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - Universidade de Brasília - SEEDF/UnB

Universidade de Brasília - UnB

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-09-18

Como Citar

de Jesus Teixeira, C., Campos Ferreira, W., Neves Fraz, J. ., & Eustáquio Moreira, G. (2021). Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia: concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática. Devir Educação, 118–140. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.402