Metamorfose ambulante: entre o sujeito que pensa (pesquisador) e seu objeto de pesquisa

Autores

  • Norma Sandra de Almeida Ferreira Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Lilian Lopes Martin da Silva Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.912

Palavras-chave:

Metodologia de pesquisa, Educação, Leitura

Resumo

Alguns pesquisadores na área da educação se tornaram, nas últimas décadas, referências bibliográficas no campo da metodologia de pesquisa em cursos de graduação e de pós-graduação, em Educação, no nosso país. Suas obras estiveram disponíveis  na forma impressa e mais recentemente em e-books para várias gerações de estudantes e pesquisadores. Mais recentemente, outros livros sobre metodologia de ensino emergiram com o intuito de discutir (sob ponto de vista da metodologia) a produção acadêmica na área da educação e  divulgar os princípios e caminhos investigativos que vêm orientando os trabalhos de determinados grupos de pesquisa. Este texto pretende trazer alguns  conceitos e modos de operar metodologicamente, além de algumas trajetórias de pesquisa que se constituíram como (olhares e sensibilidades) norteadores dos estudos que vêm sendo compartilhados no Grupo de Pesquisa “Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente e Formação Inicial” (ALLE/AULA), da Faculdade de Educação, Unicamp.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Norma Sandra de Almeida Ferreira, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de São José dos Campos (1972), graduação em Pedagogia pela Universidade de Franca (1989), mestrado em Educação (1994), doutorado em Educação (1999), livre docência na área de "Conhecimento e Linguagem" (2014) pela Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora colaboradora da FE, da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Leitura, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura infantil, leitura - educação, educação e alfabetização.

Lilian Lopes Martin da Silva, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Possui graduação em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1977), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Atualmente é professora colaboradora (MS -5) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, junto ao Grupo de Pesquisa ?Alfabetização, leitura, escrita e trabalho docente na formação inicial? (ALLE/AULA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, leitura, formação de professores e ensino de português.

Referências

BOGDAN, Robert E BIKLEN Sarj. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora. Portugal. 1994.

CERTEAU, Michel. A escrita da história. Trad. Maria de Lourdes Menezes, 2ª.edição. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2002.

CERTEAU, Michel. A Invenção do Cotidiano. Trad. Ephraim Ferreira Alves – Petrópolis, RJ: Vozes, 1994

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. 2. edição. Lisboa: DIFEL, 2002.

COSTA, Marisa. (org.) Caminhos Investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. Porto Alegre, RS, DP&A Editora, 2002

COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos Investigativos II: Riscos e Possibilidades de Pesquisar nas Fronteiras. Porto Alegre, RS, DP&A Editora, 2002.

COSTA, Marisa Vorraber; BUJES, Maria Isabel E (org.) Caminhos Investigativos III: Outros Modos de Pensar e Fazer Pesquisa em Educação. Porto Alegre, RS, DP&A Editora, 2005.

FERREIRA, Norma Sandra A. Páginas Infantis – para ouvir, declamar, imprimir no espírito. In: ROSA, Maria Cristina. Escritas, leitores e história da leitura. Pelotas, Editora da UFPel, 2012, p. 141-168.

FERREIRA, Norma Sandra A. Um estudo sobre ‘Versos para os pequeninos’ – um manuscrito de João Köpke. Tese (Livre docência, área Educação, Conhecimento e Arte), 2014, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas – SP.

FERREIRA, Norma Sandra A. Um estudo sobre ‘Versos para os pequeninos’ – um manuscrito de João Köpke. Campinas, SP. Mercado de Letras, 2017.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida; SILVA, Lilian Lopes Martin da Silva. Relato: jogo entre presente, passado, futuro. In: Na ponta do lápis. Olímpiada de Língua Portuguesa. São Paulo, SP. CENPEC, ano VIII, número 19, março de 2012.

GIARD, Luce. História de uma pesquisa. In: CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano, artes de fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alvezm. Petropólis. RJ: Vozes, 1994. p.9-32.

GINSBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Trad. Frederico Carotti.São Paulo. Companhia das Letras, 1989

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. O livro: objeto de estudo e de memória de leitura. 2009. 191f. Dissertação (Mestre em Educação), Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

LOPES, Eliana Marta T.; GALVÃO, Ana Maria de O. História da educação. Rio de Janeiro, DP&A, 2001.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986

MARTINS, Ronei X. (org.) Metodologia de pesquisa científica: reflexões e experiências investigativas na Educação. Lavras: Editora UFLA 2022.

OLIVEIRA, Larissa de Souza. Os espaços de leitura nas páginas do Congresso de Leitura do Brasil - COLE (1978-1993). 2018. 1 recurso online (124 p.). Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo; Cortez, 1975.

SILVA, Lilian Lopes Martin da; OLIVEIRA, Luciane Moreira; TAKAMATSU, Sonia Midori. ALB: memórias – entrecruzar tempos e textos. In: Revista Ponto - publicação literária e cultural do SESI, São Paulo, p. 59 - 67, 06 jun. 2014.

SILVA, Lilian Lopes Martin; OLIVEIRA, Luciane Moreira (orgs.). Congresso de Leitura do Brasil: catálogo de fontes (1978-1995). https://www.bibliotecadigital.unicamp.br/bd/index.php/detalhes-material/?code=109958 Acesso em 24 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

de Almeida Ferreira, N. S. ., & Lopes Martin da Silva, L. (2024). Metamorfose ambulante: entre o sujeito que pensa (pesquisador) e seu objeto de pesquisa. Devir Educação, 8(1), e–912. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.912

Edição

Seção

Dossiê