As contribuições da equoterapia no processo de ensino aprendizagem em alunos do ensino inclusivo durante o período pandêmico

Autores

  • Araly Belo Barbosa Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde
  • Gisele Cristina de Oliveira Menino Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.633

Palavras-chave:

ensino inclusivo; ensino especial; equoterapia; pandemia.

Resumo

Esse trabalho objetivou mostrar a importância da prática de equoterapia durante o período pandêmico, em alunos com necessidades especiais de ensino (AEE) e alunos do ensino inclusivo, como forma de mitigação dos prejuízos em suas aprendizagens e em todo desenvolvimento psicomotor, sendo observados aspectos positivos em alunos praticantes, tanto pelos professores quanto pelos pais como redução da ansiedade, desenvolvimento de fala, coordenação motora, melhora na socialização, concentração entre outros efeitos benéficos constatados, evidenciando a relevância da prática de equoterapia como uma ferramenta pedagógica capaz de otimizar o processo de ensino – aprendizagem e reduzir os danos observados nesse processo durante a pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Araly Belo Barbosa, Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Rio Verde (2006). É graduanda em Ciências Biológicas (Licenciatura) pelo Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde. Atualmente é fisioterapeuta do Centro Especializado em Reabilitação de Santa Helena de Goiás.

Gisele Cristina de Oliveira Menino, Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Montes Claros (2006), mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Montes Claros (2009) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2013). Atualmente é Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano - Campus de Rio Verde - GO. Atua na área de Ecologia e Botânica. Tem experiência na área de Ecologia e Botânica, com ênfase em Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: florística e estrutura de comunidades e populações de plantas, regeneração natural, dinâmica de comunidades arbóreas, fenologia de espécies arbóreas.

Referências

AGÊNCIA BRASIL. Organização Mundial de Saúde declara pandemia de coronavírus. Agência Brasil, 2021. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-03/organizacao-mundial-da-saude-declara-pandemia-de-coronavirus> Acesso em 18 jun. 2021.

ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação?. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 22, n. 40, p. 95-103, 2013. Disponível em: Acesso em 18 jun.2021.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EQUOTERAPIA (ANDE-BRASIL). Equoterapia. 2021. Disponível em: <http://equoterapia.org.br/articles/index/articles_list/138/81/0> Acesso em 18 jun.2021.

ASSOCIAÇÃO EQUOTERAPIA SANTOS. Equoterapia é qualidade de vida. 2019. Disponível em: <https://associacaoequoterapia.com.br/beneficios/> Acesso em 09 mai.2022

BARBOSA, G. O., MUNSTER, M. de A. Equoterapia: implicações nos aspectos psicomotores das crianças com TDAH. In: Anais do VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Londrina, 2011.

BARROS, Edmila Lima de; SOBRAL, Maria do Socorro Cecílio. A Relevância da Equoterapia no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especificas no Âmbito Escolar. ID on line. Revista de psicologia, [S.l.], v. 12, n. 42, p. 1181-1190, out. 2018. ISSN 1981-1179. Disponível em: Acesso em 18 jun.2021.

BITTENCOURT, M. S. et al. COVID-19 e a reabertura das escolas: uma revisão sistemática dos riscos de saúde e uma análise dos custos educacionais e econômicos. BID – Banco Internacional do Desenvolvimento, 2021.

CARNEIRO MANHÃES, Carlos.; CARVALHO DOMINGUES, C. Pedagogia aliada à equoterapia: união capaz de produzir conquistas no processo de aprendizagem. Humanas Sociais & Aplicadas, v. 5, n. 12, 10 jun. 2015. Disponível em:< https://ojs3.perspectivasonline.com.br/humanas_sociais_e_aplicadas/article/view/491> Acesso em 18 jun.2021.

JESUS, L. P et al. Utilizando a equoterapia como ferramenta psicopedagógica para crianças com necessidades educativas especiais. Multitemas, 23(55), 155-176, 2018. Disponível em:< https://www.multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/1843> Acesso em 18 jun 2021.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ). O que é uma Pandemia. 2021. Disponível em: <https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1763-o-que-e-uma-pandemia> Acesso em 28 jun.2022.

JOYE, C. R., MOREIRA, M. M. & ROCHA, S. S. D. Educação a distância ou atividade educacional remota emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society And Development, 9(7), 29, 2020.

MENEZES, S. K. de O.; FRANSCISCO, D. J. Educação em tempos de pandemia: aspectos afetivos e sociais no processo de ensino aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação. Disponível em: <http://ojs.sector3.com.br/index.php/rbie/article/view/v28p985/6749> Acesso em 25 jun.2022.

NASCIMENTO, Vilma; QUEIROZ, Letícia; REIS, Patrício. Pandemia faz crescer a evasão escolar e põe em risco o futuro de alunos mais pobres: Desigualdades se ampliaram. G1 Tocantins, 2021. Disponível em: <https://www.lealjunior.com.br/Noticias/Tocantins/Pandemia-faz-crescer-a-evasao-escolar-e-poe-em-risco-o-futuro-de-alunos-mais-pobres-desigualdades-se-ampliaram-60652> Acesso em 23 jul.2022

PEREIRA, R. C. Educação na pandemia da covid-19: garantia de dias letivos ou de aprendizado necessário? Boletim de Conjuntura, Boa Vista, 2021.

QUEIROZ, M. de; SOUSA, F. G. A. de.; PAULA, G. Q. de. Educação e Pandemia: impactos na aprendizagem de alunos em alfabetização. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1–9, 2021. Disponível em:<https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6057>. Acesso em 18 jan. 2022.

RORIG, P. F. M. Equoterapia: tratando as dificuldades de aprendizagem e a psicomotricidade com o trote do cavalo. 2022. Disponível em: <https://repositorio.uninter.com/bitstream/handle/1/995/EQUOTE~1.PDF?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em 18 jan.2022.

SILVA, A. R.; BATISTA, F. A.; JAKOBY, M. Programa “Passo acolhedor: equoterapia ressignificando a vida”: contribuições na aprendizagem de crianças com dificuldades de aprendizagem. Modalidade do trabalho: Relato de experiência Evento: 2011. XII Jornada de Extensão.

SILVA, M.C. da. Impactos da pandemia de COVID-19 na aprendizagem de crianças e adolescentes. v. 11, n. 5, 2022. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/27837> Acesso em 18 jun. 2022.

SILVA, S. & MACHADO, E. Reflexões sobre a educação em época de crise, o impacto da pandemia: a partir da visão de professores da educação básica. Simpósio: Formação integral de crianças, adolescentes e jovens. A prevenção e mitigação de multirriscos de desastres naturais, tecnológicos e sanitários, 2020.

VYGOTSKI, L.S. A formação social da mente. Editora Martins Fontes ltda. São Paulo -SP 1991, 4ª edição brasileira.

Downloads

Publicado

2023-04-06

Como Citar

Barbosa, A. B., & de Oliveira Menino, G. C. . (2023). As contribuições da equoterapia no processo de ensino aprendizagem em alunos do ensino inclusivo durante o período pandêmico. Devir Educação, 7(1), e–633. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.633

Edição

Seção

Artigos