Método clínico e pesquisa-intervenção: dispositivos metodológicos em psicanálise e educação
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1104Palavras-chave:
Método clínico, Pesquisa-intervenção, Dispositivos metodológicos, Psicanálise, EducaçãoResumo
Este artigo discute os fundamentos e usos da pesquisa-intervenção orientada pela Psicanálise no campo da Educação, a partir do método clínico e de seus dispositivos metodológicos, como a conversação e as entrevistas clínicas individuais. Desenvolvido a partir da teoria e ética psicanalítica, com base no paradigma indiciário (Ginzburg, 1989), argumentamos que a pesquisa não se exerce sobre sujeitos, mas com sujeitos, em um campo transferencial em que a escuta assume estatuto ético e político. No decurso do trabalho apresentamos três exemplos de pesquisas realizadas com crianças, jovens e adultos, explicitando como tais dispositivos possibilitam a emergência do discurso singular e a produção de saber em ato. Compreendemos que a pesquisa-intervenção, ao implicar pesquisador/a e participantes da pesquisa em um processo intersubjetivo, constitui um modo de investigação e produção de conhecimento no entrelaçamento entre Psicanálise e Educação.
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