Método clínico y investigación-intervención: dispositivos metodológicos en psicoanálisis y educación

Autores/as

  • Ludmilla Santos de Barros Camilloto Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Margareth Diniz Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Camila Duarte Altivo Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Joatan Nunes Machado Junior Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1104

Palabras clave:

método clínico, investigación-intervención, dispositivos metodológicos, psicoanálisis, educación

Resumen

Este texto discute los fundamentos y usos de la investigación-intervención orientada por el Psicoanálisis en el campo de la Educación, a partir del método clínico y sus dispositivos metodológicos, como la conversación y las entrevistas clínicas individuales. Desarrollado desde la teoría y la ética psicoanalítica, y con base en el paradigma indiciario (Ginzburg, 1989), argumentamos que la investigación no se ejerce sobre sujetos, sino con sujetos, en un campo transferencial en el que la escucha asume estatuto ético y político. En el transcurso del trabajo presentamos tres ejemplos de investigaciones realizadas con niños, jóvenes y adultos, explicitando como tales dispositivos posibilitan la emergencia del discurso singular y la producción de saber en acto. Entendemos que la investigación-intervención, al implicar a la persona investigadora como a los/las participantes de la investigación en un proceso intersubjetivo, constituye un modo de investigación y producción de conocimiento en el entrelazamiento entre Psicoanálisis y Educación.

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Biografía del autor/a

Ludmilla Santos de Barros Camilloto, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Doutora em Educação (Desigualdades, Diversidades, Diferenças e Práticas Educativas Inclusivas) e Mestra em Direito (Novos Direitos, Novos Sujeitos) pela Universidade Federal de Ouro Preto. Graduada em Psicologia (2011), em Direito (2005) e em Pedagogia (2025). Professora substituta no Departamento de Educação (Psicologia da Educação), Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação e Professora no Mestrado em Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental da Universidade Federal de Ouro Preto. Membra dos grupos de pesquisa/extensão 'Caleidoscópio' e 'Direito e Saúde LGBT+' (ambos UFOP/CNPQ) e participante do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância (LEPSI-MG) e da Rede Mineira de Pesquisa em Educação.

Margareth Diniz, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Graduada em Psicologia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Psicanalista, Professora Associada IV de Psicologia da UFOP, Coordenadora do Observatório de Pesquisa Educacional CAPES/FAPEMIG e Líder do Grupo de pesquisa Caleidoscópio/ UFOP/CNPQ. Coordenadora do Programa de Pesquisa/extensão Caleidoscópio. Participa dos grupos de pesquisa sobre formação e condição docente - PRODOC - UFMG e do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância. (LEPSI-MG). Integra a RED INTERUNIVERSITARIA INTERNACIONAL INFEIES: Estudios e investigaciones Psicoanalíticas e interdisciplinares en infancia e instituciones, e a RUEPSY- Rede Universitária Internacional de Estudos em Psicanálise e Educação. Coordena a Rede Mineira de Pesquisa em Educação. Participa da Associação Nacional de Pós-Graduação de Pesquisa em Educação (ANPEd) no GT 8 Formação docente. Integra o Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Educação - UFOP

Camila Duarte Altivo, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Licenciada em Pedagogia. Membra colaboradora da Rede Mineira de Pesquisa em Educação. Membra dos grupos de pesquisa Caleidoscópio (UFOP), Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais (LEPSI - Minas) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR - UFV).

Joatan Nunes Machado Junior, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Doutorando em Educação (Desigualdades, Diversidades, Diferenças e Práticas Educativas Inclusivas) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Possui especialização em Relações Étnico Raciais e Afro-brasileiras pela Universidade Federal do Espírito Santo e graduação em História.  Membro do grupo de pesquisa/extensão 'Caleidoscópio' (UFOP/CNPQ). 

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Publicado

2025-11-07

Cómo citar

Camilloto, L. S. de B., Diniz, M., Duarte Altivo, C., & Nunes Machado Junior, J. (2025). Método clínico y investigación-intervención: dispositivos metodológicos en psicoanálisis y educación. Devir Educação, 9(1), e-1104. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1104