O Jogo da Partilha: escolha e tomada de decisão em crianças e adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1011Palavras-chave:
Jogo da Partilha, Tomada de decisão, Generosidade, AltruismoResumo
O Jogo da Partilha tem sido utilizado para analisar os efeitos de variáveis que influenciam na alocação de recursos, como gênero e idade do distribuidor, magnitude do reforçador e restrição temporal. Este estudo buscou avaliar se as escolhas feitas no Jogo da Partilha por crianças e adolescentes foram afetadas pelas variáveis gênero e idade do distribuidor, quantidade de dinheiro e restrição temporal. Foram realizados dois experimentos envolvendo repetidas tentativas nas quais os participantes distribuíram os recursos entre si e um participante passivo, podendo escolher de forma otimizada, competitiva, igualitária ou altruísta. Em um dos experimentos foi aplicada restrição temporal durante o procedimento. Dentre os resultados obtidos, houve predomínio de escolhas otimizadas nas duas condições apresentadas.
Downloads
Referências
BERKOWITZ, Leonard; DANIELS, Louise. Responsibility and dependency. The Journal of Abnormal and Social Psychology, v. 66, n. 5, p. 429-436, 1963. Disponível em: https://doi.org/10.1037/h0049250. Acesso em: 17 jul. 2024.
CAMERER, Colin. Behavioral Game Theory: Experiments in strategic interaction. Russel Sage Foundation/Princeton University Press, 2003.
ESCOBAL, Giovana; FALEIROS, Pedro Bordini; FERREIRA, André Luíz. Análise do Comportamento & Teoria dos Jogos. Edicon, 2018. p. 61-81.
FANTINO, Edmund; STOLARZ-FANTINO, Stephanie. The role of negative reinforcement; or: Is there an altruist in the house? A commentary on Rachlin's Altruism and selfishness. Behavioral and Brain Sciences, v. 25, p. 257-258, 2002.
GÜTH, Werner; SCHMITTBERGER, Rolf; SCHWARZE, Bernd. An experimental analysis of ultimatum bargaining. Journal of Economic Behavior and Organization, v. 3, n. 4, p. 367-388, 1982. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0167-2681(82)90011-7. Acesso em: 17 jul. 2024.
GÜTH, Werner; VAN DAMME, Eric. Information, strategic behavior, and fairness in ultimatum bargaining: An experimental study. Journal of Mathematical Psychology, v. 42, n. 2-3, p. 227-247, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1006/jmps.1998.1212. Acesso em: 17 jul. 2024.
HAMILTON, William Donald. The genetical evolution of social behaviour. II. Journal of theoretical biology, v. 7, n. 1, p. 17-52, 1964. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0022-5193(64)90038-4. Acesso em: 23 jul. 2024.
HOFFMAN, Martin. Moral internalization, parental power, and the nature of parent-child interaction. Developmental Psychology, v. 11, n. 2, p. 228-239, 1975. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1037/h0076463. Acesso em: 17 jul. 2024.
JAGER, Wander et al. Behaviour in commons dilemmas: Homo economicus and Homo psychologicus in an ecological-economic model. Ecological Economics, v. 35, n. 3, p. 357-379, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0921-8009(00)00220-2. Acesso em: 20 out. 2024.
KAHNEMAN, Daniel; KNETSCH, Jack; THALER, Richard. Fairness as a Constraint on Profit Seeking: Entitlements in the Market. The American Economic Review, v. 76, n. 4, p. 728-741, 1986. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/1806070. Acesso em: 17 jul. 2024.
KENNELLY, Arthur; FANTINO, Edmund. The Sharing Game: Fairness in resource allocation as a function of incentive, gender, and recipient types. Judgment and Decision Making, v. 2, n. 3, p. 204-216, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1017/S1930297500000851. Acesso em: 20 out. 2024.
PALMIERI, Marlícia Witzler Antunes; BRANCO, Angela Uchoa. Cooperação, competição e individualismo em uma perspectiva sócio-cultural construtivista. Psicologia, Reflexão e Crítica, v. 17, n. 2, p. 189, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-79722004000200007. Acesso em: 20 out. 2024.
PETERSON, Lizette; HARTMANN, Donald; GELFAND, Donna. Developmental changes in the effects of dependency and reciprocity cues on children's moral judgments and donation rates. Child Development, v. 48, n. 4, p. 1331-1339, 1977. Disponível em: https://doi.org/10.2307/1128491. Acesso em: 19 out. 2024.
PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. 2. ed. São Paulo: Ática, 1994.
RACHLIN, Howard. The science of self-control. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2000.
RIBES, Emilio. et al. Señalización no diferencial de distintas probabilidades de entrega de agua en dos subciclos de un programa definido temporalmente. Acta comportamentalia, v. 8, n. 1, 2000. Disponível em: http://repositorioslatinoamericanos.uchile.cl/handle/2250/1200069. Acesso em: 17 jul. 2024.
RUSHTON, Philippe; WIENER, Janet. Altruism and cognitive development in children. British Journal of Social and Clinical Psychology, v. 14, n. 4, p. 341-349, 1975. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.2044-8260.1975.tb00190.x. Acesso em: 18 jul. 2024.
SCHOENFELD, William Nathan. Behavioral control by intermittent stimulation. In: Reinforcement Academic Press, 1972. p. 147-164.
STAUB, Erin. Instigation to Goodness: The Role of Social Norms and Interpersonal Influence. Journal of Social Issues, v. 28, n. 3, p. 131-150, 1972. Disponível em:
https://doi.org/10.1111/j.1540-4560.1972.tb00036.x. Acesso em: 20 out. 2024.
TAWNEY, James; GAST, David. Single subject research in special education. Merrill, 1984.
TOMASELLO, Michael. Why we cooperate. Boston Review, 2009.
WEISSMAN, Myrna. The assessment of social adjustment: a review of techniques. Archives of General Psychiatry, v. 32, n. 3, p. 357-365, 1975. Disponível em: https://doi.org/10.1001/archpsyc.1975.01760210091006. : Acesso em: 20 out. 2024.
ZIN, Gabriela. et al. Sharing Game: Influence of gender, cost of response, history of reinforcement, and amount of money in the resource distribution of undergraduate students. Behavior Analysis - Research and Practice, v. 15, n. 1, p. 65-80, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1037/h0101071. Acesso em: 20 out. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Devir Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.