Docência em Tempos de Covid-19:concepções de professores do ensino médio sobre o uso das tecnologias digitais no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.416Palabras clave:
Docência; Processo de ensino-aprendizagem; Pandemia; TecnologiasResumen
A docência, seja em qual for a etapa educacional, sempre foi permeada por desafios, exigindo do professor mudança de postura para dar conta das demandas que aparecem em sua prática. Com a pandemia da Covid-19, os desafios aumentaram exponencialmente, o que tem levado professores a se adaptarem a outras formas de trabalho e a terem um olhar diferente para o uso de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva analisar as concepções de professores do ensino médio acerca do ensino remoto e do uso de tecnologias digitais para levar adiante este ensino. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que teve o questionário online como instrumento de coleta de dados. A partir das concepções dos professores, os resultados apontaram que trabalhar remotamente a partir do uso de tecnologias digitais tem sido desafiador, mas proveitoso. Além disso, uma parte significativa dos docentes admitiram que já foram bastante resistentes ao uso de tais tecnologias, mas que compreendem agora a necessidade de aprender a usá-las com fins pedagógicos.
Descargas
Citas
CERUTTI, Elisabete; BALDO, Ana Paula. Da ambiência do aluno à prática docente: olhares sobre as tecnologias digitais em sala de aula. EccoS-Ver. Cient., São Paulo, n. 55, p. 1-18, e8349, out./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8349. Acesso em 20 de junho de 2021.
CUNHA, Maria Isabel da. Inovações na educação superior: impactos na prática pedagógica e nos saberes da docência. Em aberto, Brasília, v. 29, n. 97, p. 87-101, set./dez. 2016. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3172. Acesso em 18 de junho de 2021.
DEMO, Pedro. Habilidades do Século XXI. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 34, n.2, maio/ago. 2008. Disponível em: http://www.adventista.edu.br/source/asped-gtc/habilidades-do-sec-XXI.pdf. Acesso em 15 de junho de 2021.
DOMINICK; Rejany dos Santos; ALVES, Walcéa Barreto. Inclusão digital e inovação pedagógica: diálogo necessário. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp. 2, p. 1334-1358, set. 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11647. Acesso em 15 de junho de 2021.
FERREIRA, Líllian Franciele Silva et al. Considerações sobre a formação docente para atuar online nos tempos da pandemia de Covid-19. Rev. Docência Ens. Sup., Belo Horizonte, v. 10, e024761, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24761. Acesso em 22 de junho de 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GATTI, Bernadete Angelina; SHAW, Gisele Soares Lemos; PEREIRA, Jocilene Gordiano Lima Tomaz. Perspectivas para formação de professores pós pandemia: um diálogo. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 1-25, abr./jun. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8361. Acesso em 23 de junho de 2021.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MINAYO, M. C.; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 453-478, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/Bgpmz7T7cNv8K9Hg4J9fJDb/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 16 de junho de 2021.
MODELSKI, Daiane; AZEREDO, Isabel; Giraffa, Lúcia. Formação Docente: práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias. REPesquiseduca, Santos, v. 10, n. 20, p. 116-133, jan./abr. 2018. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/678. Acesso em 15 de junho de 2021.
MODELSKI, Daiane; GIRAFFA, Lúcia M. M; CASARTELLI, Alam de Oliveira. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, e180201, p. 1-17, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/issue/view/11093. Acesso em 12 de junho de 2021.
MOREIRA, Michele Lopes; SIMÕES, Anderson Savio de Medeiros. O uso do whatsapp no ensino de Química. ACTIO, Curitiba, v. 2, n. 3, p. 21-43, out./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6905. Acesso em 18 de junho de 2021.
PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. De On the Horizon (NCB University Press, v. 9, n. 5, p. 1-6, Out. 2001. Disponível em: https://colegiongeracao.com.br/novageracao/2_intencoes/nativos.pdf. Acesso em 29 de junho de 2021.
REIS, V.; LUNARDI-MENDES, G. M. De iniciantes a vanguardistas: o uso de tecnologias digitais por jovens professores. Holos, Rio Grande do Norte, ano 34, v. 1, p. 297-316, 2018. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4867. Acesso em 23 de junho de 2021.
RIEDNER, Daiani Damm Tonetto; PISCHETOLA, Magda. Tecnologias Digitais no Ensino Superior: uma possibilidade de inovação das práticas? Revista Educação, Formação e Tecnologias, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 37-55, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/issue/archive. Acesso em 24 de junho de 2021.
SANTAELLA, Lúcia. Comunicação Ubíqua: representação na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SANTOS, V. L. P. dos; COSTA, C. J. de S. A. Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 20, n. 1, p. 210-233, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649170. Acesso em 20 de junho de 2021.
VASCONCELOS, Carlos Alberto; MENEZES, Rodrigo da Silva. Ensino remoto e utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto da Covid 19. In: AGUILERA, Jorge Gonzaga et al. (Org.). Ciência em foco: volume IV. Nova Xavantina, MT: Pantanal, 2020, v. 4, p. 111-124.
ZANELLA, Brenda Rafaela Devens; LIMA, Maria de Fátima Webber Prado. Refletindo sobre os Fatores de Resistência no Uso das TICs nos Ambientes Escolares. Scientia Cum Industria, Caxias do Sul, v. 5, n. 2, p. 78- 89, 2017. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/viewFile/5284/pdf. Acesso em 21 de junho de 2021.
ZIEDE, Mariangela Kraemer Lenz et al. Tecnologias digitais na educação básica: desafios e possiblidades. Revista Renote Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 1-10, dez. 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/70692/40129. Acesso em 13 de junho de 2021.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.