O lugar de Paulo Freire na formação e nos saberes dos professores

Autores/as

  • Tatiana Pinheiro de Assis Pontes Universidade Federal de São João del-Rei
  • Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi Universidade do Oeste Paulista

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i1.162

Palabras clave:

Paulo Freire, Formação de Professores, Saberes docentes, Educação Crítico-libertadora

Resumen

Este estudo partiu da problemática concernente ao lugar ocupado por Paulo Freire nos referenciais teóricos de professores de educação básica de escolas públicas brasileiras. Consideramos os estudos sobre Paulo Freire de suma importância nos processos formativos dos professores, sobretudo, para a construção da identidade profissional e para a formação de educadores progressistas, em favor da construção de uma escola democrática. Este estudo se curvou ao objetivo central de analisar o que os professores da atualidade sabem sobre o referido autor, reconhecendo a formação docente como espaço fundamental para a produção do referencial teórico e para a construção dos saberes docentes. A pesquisa empírica foi realizada em um município do interior paulista e contou com a participação de vinte professores atuantes em escolas públicas, municipais e estaduais, de educação básica, nos seguintes segmentos de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A metodologia da pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa, em face das possibilidades de desenvolvimento de ações fundamentadas na reflexão e no diálogo, sob as perspectivas freireanas. Os dados empíricos foram coletados por meio de questionário, com questões abertas e fechadas, e mediante realização de entrevistas individuais semiestruturadas. Concluiu-se que há lacunas no âmbito da Gestão educacional e das Políticas Educacionais para a formação de professores, tanto na esfera inicial como na formação continuada. Defende-se que, para Paulo Freire ocupar o lugar/espaço de referência teórica e repercutir na construção dos saberes docentes é fundamental a implementação de políticas e de ações específicas no âmbito da formação de professores.

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Biografía del autor/a

Tatiana Pinheiro de Assis Pontes, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutora em Educação pela UNESP. Professora Ajunta do Departamento de Educação – DECED – da UFSJ.

Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Universidade do Oeste Paulista

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-graduação da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE. 

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Publicado

2020-06-02

Cómo citar

Tatiana Pinheiro de Assis Pontes, & Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi. (2020). O lugar de Paulo Freire na formação e nos saberes dos professores. Devir Educação, 4(1), 116–138. https://doi.org/10.30905/ded.v4i1.162