O lugar de Paulo Freire na formação e nos saberes dos professores
DOI:
https://doi.org/10.30905/ded.v4i1.162Keywords:
Paulo Freire, Formação de Professores, Saberes docentes, Educação Crítico-libertadoraAbstract
This article departs from the set of problems concerning the place occupied by Paulo Freire in the theoretical references of teachers of basic education of Brazilian public schools. The central objective is to analyze what teachers today know about the author, recognizing teacher training as a fundamental space for the production of theoretical reference and for the construction of teaching knowledge. This is a qualitative research and the empirical data were collected through questionnaires and semi-structured individual interviews, having as subjects 20 teachers working in public primary schools. It is defended the implementation of Freire's work and praxis in the training of teachers.
Downloads
References
CRAIDE, Sabrina. Senado rejeita proposta de retirar de Paulo Freire título de Patrono da Educação. Agência Brasil - Últimas notícias do Brasil e do mundo. Brasília, 2017. Disponível em: < http://agenciabrasil.ebc.com.br > Acesso em 22 de fev. 2018.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olha D’Água, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo. Educação e Atualidade Brasileira. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003.
GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
RBD, Redação. Relatora da ONU parabeniza Brasil por manter Paulo Freire patrono da educação. Rede Brasil Atual, 2018. Disponível em: <http://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2018/02/relatora-da-onu-parabeniza-brasil-por-manter-paulo-freire-como-patrono-da-educacao > Acesso em 24 fev. 2018.
ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 94-103, jan./abr. 2007.
SACRISTÁN, José. Gimeno. Tendências investigativas na formação de professores. Inter-Ação, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 1-54, jul./dez. 2002.
STREIT, Maíra. Professor cria polêmica em protesto contra Paulo Freire: “Pedagogia do Oprimido é coitadismo”. Revista Fórum, 19 mar. 2015. Disponível em: <http://www.revistaforum.com.br/2015/03/19/professor-cria-polemica-em-protesto-contra-paulo-freire-pedagogia-do-oprimido-e-coitadismo/> Acesso em: 25 jul. 2016.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.