Trabajo de campo, lugares geopsíquicos y formación docente: encuentros con la ciudad

Autores/as

  • Juliana Maddalna Trifilio Dias Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Fernanda Cristina de Paula Universidade do Vale do Rio doce - UNIVALE

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1103

Palabras clave:

Trabajo de campo;, Lugar geopsíquico;, Escucha;, Educación..

Resumen

El artículo problematiza el lugar del trabajo de campo en la formación de profesores, a partir de una actividad realizada con estudiantes de la Licenciatura en Geografía. La cuestión central es destacar cómo el trabajo de campo contribuye a la formación inicial y continua de los docentes a partir de la palabra presente en las narrativas sobre la experiencia subjetiva y espacial de los participantes. El trabajo de campo se presenta como una práctica que va más allá de la exclusividad de los saberes teóricos, permitiendo que los estudiantes vivencien la dimensión geográfica de cada uno de nosotros con y en la Tierra. Desde la Geografía Humanista, con la valorización de la memoria y la imaginación en la experiencia espacial, el artículo dialoga con el Psicoanálisis y su práctica de escucha y de recorrido con las palabras a través de las narrativas y registros de campo. El concepto de lugar geopsíquico es central para la lectura de las experiencias marcadas por el encuentro entre las dinámicas psíquicas y terrestres, y en la forma de reconocer e incluir la singularidad subjetiva de cada participante en la construcción de saberes profesionales.

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Biografía del autor/a

Juliana Maddalna Trifilio Dias, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Estágio Pós-doutoral no Programa de Teoria Psicanalítica da UFRJ. Doutora em Geografia pela Unicamp. Mestre em Educação pela UFJF. Possui especialização em Currículo e Prática Educativa pela PUC-Rio e especialização em Psicanálise, Laço Social e Saúde Mental. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professora Associada I da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFJF. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Teoria e Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Lugar geopsíquico, Psicanálise e Educação, geografia escolar, ensino de Geografia, educação geográfica, Geografia Humanista de base psicanalítica, Geografia e Psicanálise, Epistemologia da Geografia, saberes escolares e não-escolares, crianças e favelas, população em situação de rua, migrantes e refugiados. Integrante da RUEPSY - Rede Universitária Internacional de Estudos Psicanalíticos em Educação. Integrante do GHUM - Grupo de Pesquisa em Geografia Humanista. Integrante da Rede Mineira de Pesquisa em Educação. É coordenadora do grupo GhEnTE: Geografia Humanista-Ensino-Teoria-Experiência. É autora do livro "Lugar geopsíquico: onde a Psicanálise e a Geografia se encontram".

Fernanda Cristina de Paula, Universidade do Vale do Rio doce - UNIVALE

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2007), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e Doutorado em Geografia pela mesma universidade (2017), período no qual realizou Doutorado-Sanduíche na Université de Pau et des Pays de lAdour, França. É integrante do Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural (EAU-FAU/ UFF) e realiza pesquisas na área da Geografia, com ênfase em Epistemologia da Geografia, Fenomenologia Geográfica, História do Pensamento Geográfico, assim como riscos, vulnerabilidades e resiliência de lugares e territórios. Atualmente é docente do Mestrado Interdisciplinar em "Gestão Integrada do Território", da Universidade Vale do Rio Doce (Univale).

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Publicado

2025-11-07

Cómo citar

Maddalna Trifilio Dias, J., & Cristina de Paula, F. (2025). Trabajo de campo, lugares geopsíquicos y formación docente: encuentros con la ciudad . Devir Educação, 9(1), e-1103. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1103