Fieldwork, geopsychic places and teacher training: encounters with the city

Authors

  • Juliana Maddalna Trifilio Dias Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Fernanda Cristina de Paula Universidade do Vale do Rio doce - UNIVALE

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1103

Keywords:

Fieldwork;, Geopsychic place;, Teacher education;, Listening;

Abstract

The article problematizes the role of fieldwork in teacher education, based on an activity carried out with undergraduate Geography students. The central question is to highlight how fieldwork contributes to both initial and continuing teacher education through the words present in the narratives about the participants’ subjective and spatial experiences. Fieldwork is presented as a practice that goes beyond theoretical knowledge, allowing students to experience the geographical dimension of each of us with and on Earth. Grounded in Humanistic Geography, which values memory and imagination in spatial experience, the article engages in dialogue with Psychoanalysis and its practice of listening and walking with words through narratives and field notes. The concept of the geopsychic place is central to interpreting experiences shaped by the encounter between psychic and earthly dynamics and to recognizing and including the subjective singularity of each participant in the construction of professional knowledge.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juliana Maddalna Trifilio Dias, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Estágio Pós-doutoral no Programa de Teoria Psicanalítica da UFRJ. Doutora em Geografia pela Unicamp. Mestre em Educação pela UFJF. Possui especialização em Currículo e Prática Educativa pela PUC-Rio e especialização em Psicanálise, Laço Social e Saúde Mental. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professora Associada I da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFJF. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Teoria e Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Lugar geopsíquico, Psicanálise e Educação, geografia escolar, ensino de Geografia, educação geográfica, Geografia Humanista de base psicanalítica, Geografia e Psicanálise, Epistemologia da Geografia, saberes escolares e não-escolares, crianças e favelas, população em situação de rua, migrantes e refugiados. Integrante da RUEPSY - Rede Universitária Internacional de Estudos Psicanalíticos em Educação. Integrante do GHUM - Grupo de Pesquisa em Geografia Humanista. Integrante da Rede Mineira de Pesquisa em Educação. É coordenadora do grupo GhEnTE: Geografia Humanista-Ensino-Teoria-Experiência. É autora do livro "Lugar geopsíquico: onde a Psicanálise e a Geografia se encontram".

Fernanda Cristina de Paula, Universidade do Vale do Rio doce - UNIVALE

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2007), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e Doutorado em Geografia pela mesma universidade (2017), período no qual realizou Doutorado-Sanduíche na Université de Pau et des Pays de lAdour, França. É integrante do Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural (EAU-FAU/ UFF) e realiza pesquisas na área da Geografia, com ênfase em Epistemologia da Geografia, Fenomenologia Geográfica, História do Pensamento Geográfico, assim como riscos, vulnerabilidades e resiliência de lugares e territórios. Atualmente é docente do Mestrado Interdisciplinar em "Gestão Integrada do Território", da Universidade Vale do Rio Doce (Univale).

References

BISPO DOS SANTOS, Antônio. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora, 2023.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, p. 20-28, 2002.

CLAVAL, Paul. O papel do trabalho de campo em geografia: das epistemologias da curiosidade às do desejo [Le rôle du terrain en géographie: des épistémologies de la curiosité à celles du désir]. Confins, n. 17, 2013.

DARDEL, Eric. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.

CHEMAMA, Roland. Dicionário de Psicanálise. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1995.

DIAS, Juliana Maddalena Trifilio. Lugar geopsíquico: contribuições da Psicanálise para uma Epistemologia da Geografia. 2019. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Geografia) –Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp.

DIAS, Juliana Maddalena Trifilio. Lugar geopsíquico: onde a Psicanálise e a Geografia se encontram. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2022.

DIAS, Juliana Maddalena Trifilio. Geografia da escuta: a possibilidade de caminho com as palavras no fazer geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 14, n. 24, p. 05-25, 2024.

DIAS, Juliana Maddalena Trifilio. Lugar geopsíquico: o encontro entre as dinâmicas terrestres e as dinâmicas psíquicas. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 29, n. 1, 2025.

DIAS, Juliana Maddalena Trifilio; DAL GALLO, Priscila Marchiori. A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA À MARGEM DA CIÊNCIA GOETHEANA: a prática do diário da natureza. Itinerarius Reflectionis, v. 14, n. 2, p. 01-20, 2018.

FREUD, Sigmund. Inconsciente. [1915]. (Edição Cia das Letras das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 12). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

FREUD, Sigmund. Além do princípio do prazer. [1920]. (Edição Cia das Letras das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 14). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

FREUD, Sigmund. A dinâmica da transferência. [1912]. (Edição Cia das Letras das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 10). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

FREUD, Sigmund. Autobiografia. [1925]. (Edição Cia das Letras das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 16). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

FREUD, Sigmund. Cinco lições de psicanálise. [1910]. (Edição Cia das Letras das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 9). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

FREUD, Sigmund. Conferências introdutórias à Psicanálise. [1916-1917]. (Edições Cia das Letras das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 13). São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

GOMES, Paulo César da Costa. Geografia e modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. 366 p.

GURSKI, Rose. A escuta-flânerie como efeito ético-metodológico do encontro entre Psicanálise e Socioeducação. Tempo psicanalítico, 51(2), 166-194, 2019.

HOMEM, Maria Lucia. No limiar do silêncio e da letra: traços da autoria em Clarice Lispector. São Paulo: Boitempo; EDUSP, 2012.

LACAN, Jacques. O seminário, livro 1: os escritos técnicos de Freud, 1953-1954. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

LACAN, Jacques. O seminário, livro 3: as psicoses, 1955-1956. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.

LACAN, Jacques. O seminário, livro 9: a identificação, 1961-1962. Trad. Ivan Corrêa e Marcos Bagno. Recife: Centro de Estudos Freudianos do Recife, 2003.

LAPLANCHE, Jean; PONTALIS, Jean Bertrand. Vocabulário da Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

LOWENTHAL, David. The past is a foreign country – Revisited. Cambridge, Cambridge University Press, 2015.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

MARANDOLA JR., Eduardo José. Habitar em risco: mobilidade e vulnerabilidade na experiência metropolitana. São Paulo: Blucher, 2014.

MARANDOLA JR., Eduardo; DE PAULA, Fernanda Cristina; PIRES, Maria Conceição Silvério. Diários de campo: aproximações metodológicas a partir da experiência metropolitana (Campinas e Santos). Novas metrópoles paulistas: população, vulnerabilidade e segregação. Campinas: Nepo/Unicamp, 2006, p. 459-491.

MORAES, Antônio Carlos Robert. A gênese da geografia moderna. São Paulo: Hucitec/Annablume, 2002. 206 p.

RICOEUR, Paul. A Memória, a História, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

TYSZLER, Jean Jacques. As metamorfoses do objeto. Clínica da pulsão, da fantasia e da letra. Revista Tempo Freudiano. Nº 9, setembro, 2011.

WRIGHT, John K. Terrae incognitae: o lugar da imaginação na geografia. Geograficidade, v. 4, n. 2, p. 4-18, 2014.

Published

2025-11-07

How to Cite

Maddalna Trifilio Dias, J., & Cristina de Paula, F. (2025). Fieldwork, geopsychic places and teacher training: encounters with the city. Devir Educação, 9(1), e-1103. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1103